A Esfiha é uma pequena torta assada originária da Síria e do Líbano, e encontrada em outros países do Oriente Médio, como a Jordânia, Palestina e Iraque, além do Brasil e Argentina, para onde foi levada por imigrantes sírios e libaneses e se tornou extremamente popular.

Existem diversas receitas de esfirra. A forma tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno, com recheios que podem ser de carne bovina, carne de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas.

A torta se tornou tão popular no Brasil que, hoje em dia, é possível encontrá-la em quase todas as regiões. Hoje vamos ensinar uma receita deliciosa de esfiha aberta de carne, daquelas de dar água na boca! Confira. 

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

  1. Adicione na água morna o açúcar e misture. Depois o fermento. Misture e reserve.
  1. Em um bowl, adicione farinha e sal. Misture muito bem. Em seguida, adicione o azeite. Mexa com o auxílio de uma colher. Acrescente a água com o fermento e o açúcar. Misture todos os ingredientes com a colher. 
  1. Em seguida, misture a massa com as mãos. Aqui vai uma dica: a massa precisa sair das mãos com facilidade. Se estiver muito grudenta, vá adicionando farinha até soltar. 
  1. Sove a massa em uma bancada até ficar homogênea. Volte a massa para o bowl e cubra com um pano limpo. Deixe ela descansar por aproximadamente 30 minutos. 
  1. Agora vamos para o recheio! Corte o tomate e a cebola em cubos pequenos. Corte bem fininho também as folhas de hortelã. 
  1. Adicione a carne moída, o tomate, a cebola, e as folhas de hortelã em um bowl. Em seguida, a pimenta síria, o sal e a pimenta do reino à gosto. Você pode adicionar suco de um limão se quiser, ou deixar esse passo para quando ela estiver pronta. 
  1. Para o espinafre é muito simples: corte em fatias finas. Em seguida, em uma frigideira, deixe o alho refogar no azeite. Adicione o espinafre, refogue e reserve. 
  1. Separe a massa em bolinhas iguais e disponha em uma bancada. Depois, é só montar. Você pode abrir a massa, deixando uma bordinha, rechear bem e colocar em uma assadeira forrada com papel manteiga. Você pode usar sêmola ou fubá para abrir a massa. 
  1. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 15 a 20 minutos. Pronto! 
  1. Depois de assadas, você pode comer na hora com um limãozinho ou até mesmo congelar para comer depois. Para congelar é fácil: em um pote, cubra com papel toalha, coloque as esfihas lado a lado, e repita o processo até encher o recipiente, terminando com uma camada de papel toalha para ficar em contato com a tampa. 

Viu como é fácil preparar essa receita deliciosa? Não se esqueça de passar na Milium mais próxima e garantir tudo o que precisa para fazer essa delícia e surpreender toda a família!