Você sabe por que no dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza no Brasil? Não? Então, se você também é um apaixonado por esse prato, prepare-se para saber um pouco mais sobre o Dia da Pizza e aprender deliciosas receitas para fazer em casa.

Tudo começou com a  Pizza Margherita

Segundo historiadores, os antigos povos da Fenícia tinham como costume preparar massas (semelhante ao pão sírio) com diversos formatos e tipos de coberturas. Com o passar dos anos, essa mistura acabou chegando à Itália, que aperfeiçoou a prática, acrescentando novos ingredientes.

Mas o mais interessante aconteceu por volta de 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita de Savóia decidiram provar a famosa receita de uma das pizzarias da região de Napoli, na Itália. Foi então, que o pizzaiolo, Raffaele Esposito, para agradar a realeza , cobriu a massa com um saboroso molho de tomate, acrescentou por cima queijo e manjericão, formando as cores da bandeira da Itália e deu ao prato o nome da rainha: Margherita. Assim, a receita da pizza se tornou um sucesso e logo caiu no gosto de todo o povo italiano. 

Posteriormente, a pizza foi trazida pelos imigrantes para o Brasil, mas ela era servida apenas em círculos italianos. Só em 1985, ela se tornou oficialmente um elemento da nossa cultura e o dia 10 de julho foi a data escolhida para comemorar. Sendo assim, que tal comemorar essa data saboreando uma deliciosa pizza? Confira as receitas que selecionamos para você.

Pizza Margherita de Frigideira

INGREDIENTES

Massa

1 pote de iogurte natural (170g) 

3 colheres (sopa) de azeite

½ colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos 

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

Recheio

1 xícara (chá) de molho de tomate

1 e meia xícara (chá) de queijo mozarela ralado

2 tomates em rodelas

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de orégano

10 folhas de manjericão

MODO DE PREPARO

Massa

Em um recipiente, coloque o iogurte o azeite e o sal. Acrescente as farinhas, a aveia, o fermento em pó e o açúcar mascavo. Misture bem até formar uma massa homogênea, que desgrude levemente das mãos. Divida a massa em 6 partes e, com o auxílio de um rolo, abra os discos, com espessura bem fina, sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e reserve.

Recheio

Em uma frigideira untada com azeite, coloque os discos reservados, um a um, deixando dourar. Vire o disco, acrescente um pouco do molho de tomate e cubra com o queijo mozarela. Acrescente fatias de tomate, um fio de azeite e polvilhe orégano. Tampe a frigideira por cerca de 5 minutos. Depois finalize com folhas de manjericão e sirva a seguir.

Pizza de Liquidificador de Frango com Milho

INGREDIENTES

Massa

1 xícara (chá) de leite desnatado

1 ovo

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de fermento em pó

Recheio

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 tomates, sem sementes, picado

2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado

1/2 xícara (chá) de milho verde

2 sachês de caldo sabor tomate com ervas

1 pitada de pimenta do reino

1/2 pote de Requeijão Tradicional Cremoso 200g

2 colheres (sopa) de salsa picada

1/2 xícara (chá) de polpa de tomate

MODO DE PREPARO

Massa

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma forma redonda para pizza (30 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos.

Recheio

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente os tomates e refogue até murchar. Junte o frango, o milho verde, o caldo de tomate e a pimenta do reino e cozinhe por cerca de 5 minutos. Misture o requeijão e a salsa e reserve. Espalhe a polpa de tomate sobre a massa pré-assada, e distribua o recheio de frango reservado. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 15 minutos para dourar.

Hum…já deu até água na boca, não é mesmo? Então, corra para Milium e adquira os utensílios de um verdadeiro pizzaiolo, como por exemplo, espátula, cortador, forma, forno, frigideira, liquidificador e muito mais. A Milium tem de tudo para que você possa comemorar o Dia da Pizza e preparar essas receitas sempre que quiser!