6 dicas para pintar a casa no inverno

6 dicas para pintar a casa no inverno

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura: 4 minutos

Pintar a casa no inverno, pode? Com tinta e os acessórios certos, tanto pode quanto deve! Confira 6 dicas para garantir que a pintura da sua casa fique perfeita, faça chuva ou faça sol.

Na hora de pintar a casa é comum surgir uma certa insegurança em relação a produtos, acessórios e até sobre o clima. Se você é uma das pessoas que acredita que não é recomendado pintar a casa no inverno ou em dias de chuva temos uma boa notícia: você não precisa mais esperar pelo sol para mudar as cores da sua casa. Veja abaixo as dicas que selecionamos para tirar as suas dúvidas.

1- Fique de olho na umidade relativa do ar

Na verdade não é chuva ou o sol que define o dia ideal para a pintura. As grandes marcas fabricantes de tintas recomendam que se evite pintar a casa quando a  umidade relativa do ar for superior a 85% e a temperatura esteja abaixo de 10º ou acima de 40º. Por isso é importante acompanhar a previsão do tempo pela internet ou TV, para depois dar a primeira pincelada de tinta.

2- Escolha produtos de qualidade para pintura

Para pintar a casa no inverno é importante comprar primers e tintas próprios para condições úmidas. Evite os produtos à base de solventes, prefira os que são à base de látex e tintas resistentes ao mofo como a Tinta Metalatex Antimofo. Ela é indicada para qualquer ambiente sujeito a umidade. Sua fórmula inovadora possui um poderoso antimofo e  aditivos especiais que permitem um desempenho melhor em dias mais frios.

3-  Mantenha a ventilação adequada ao pintar uma área fechada

Seja em ambiente interno ou externo, o tempo de secagem da tinta além da umidade depende também do número de demãos aplicadas. Em dias em que a temperatura está favorável, um produto à base de água seca em 30 minutos, mas a cura total (a secagem completa) leva cerca de 20 dias. Já em dias chuvosos, não há uma previsão exata, mas com certeza demora um pouco mais. Portanto é preciso manter a ventilação adequada ao pintar uma área fechada. Para acelerar a secagem, você pode abrir as janelas e usar ventiladores. 

4. Evite comprimir o rolo de pintura contra a parede

Especialistas em pintura, indicam que a pressão deve ser equilibrada ao segurar o rolo para liberar a tinta. Se você comprimir demais, o líquido pode escorrer e prejudicar o acabamento.

5. Em caso de danos, retoque a pintura

Quando a última demão tiver sido aplicada há mais de 24 horas (ou seja, estiver completamente seca), se a coloração da tinta for muito intensa ou se o acabamento for brilhante, passe uma nova demão na parede toda. Assim, você terá um resultado muito melhor.

6. Tenha produtos indicados para a limpeza de rejunte

Nada de pintar o rejunte, porque com o tempo a tinta tende a descascar. Para manter o rejunte limpo, providencie produtos específicos e detergentes biodegradáveis. O uso de escova com cerdas plásticas também ajuda na remoção da sujeira e restos de tinta, para que a pintura fique impecável.

Além dessas dicas, saiba que na Milium você encontra tudo em tintas e também em  acessórios para pintura como:  pincel, rolo de lã, pistola de pintura, escada. Vale a pena passar em uma das nossas lojas para conferir todas as ofertas antes da primeira demão.


Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!