O que fazer para manter o seu quintal livre do mosquito da Dengue

O que fazer para manter o seu quintal livre do mosquito da Dengue

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que maioria dos criadouros do Aedes aegypti ficam no quintal de casa? Se sim, sabe que se o quintal não receber os devidos cuidados, acaba colocando a saúde de todos os familiares e até dos pets em risco. O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Por isso, é preciso ficar atento, veja o que fazer para manter o seu quintal livre do mosquito da Dengue.

Fique de olho no jardim

Acrescente ao cultivo das plantas o cuidado com a água que pode acumular nos pratinhos dos vasos ou nas próprias folhas. Se o prato já acumulou água, retire o conteúdo e escove o recipiente com água e sabão, para eliminar os ovos e larvas. Recomenda-se colocar areia nos pratinhos das plantas para evitar a proliferação do Aedes. Se puder,  transfira as plantas cultivadas em vasos para um local coberto, assim você evita que a água da chuva também acumule.

Aumente o cuidado com a piscina

Se você tem piscina em casa, mantenha-a sempre limpa, com água tratada com cloro. Quando não for usá-la, o ideal é deixá-la coberta e ainda assim cuidar para que não acumulem água e folhas sobre a lona ou capa da sua piscina.

Faça uma inspeção para manter o seu quintal livre do mosquito da dengue

É importante fazer uma busca no seu quintal e identificar os locais de água parada. Ao encontrar um possível criadouro, remova a água e escove o objeto com água e sabão. Mantenha todos os recipientes tampados no quintal. O interior dos tanques, utilizados para armazenar água, deve ser lavado semanalmente, também utilizando escova e sabão. 

Veja outros itens que você precisa ficar de olho:

  • Vasilhas dos pets

Mesmo que as vasilhas dos pets fiquem em áreas cobertas, ao menos uma vez na semana, com o auxílio de uma bucha, lave-as com água e sabão.

  • Calha

Choveu? Corra limpar as sujeiras que ficam paradas nas calhas. Além de impedir o escoamento pela calha,as folhas podem acumular água, tornando-a um criadouro do Aedes aegypti. 

  • Ralos

 Seja água limpa ou suja estando parada o Aedes aegypti se reproduz. Por isso, os ralos também são criadouros em potencial. Para evitar sua proliferação, mantenha-os fechados ou com telas de aberturas milimétricas.

  • Lixo e entulho

Até materiais que sobram de uma construção são potenciais criadouros para a reprodução do mosquito da dengue, então imagine o lixo. Faça uma limpeza geral e descarte corretamente o material. Remova toda e qualquer sacola plástica e não deixe os sacos de lixo expostos ao tempo.

  • Lona

A lona pode ser uma boa alternativa para cobrir materiais de construção que estejam armazenados no quintal, no entanto devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.

Tenha água sanitária sempre em casa

A água sanitária é uma aliada  para manter o Aedes aegypti longe do quintal da sua casa. De acordo com o Ministério da Saúde, ela pode ser utilizada de diversas maneiras, confira:

  • Vasos sanitários que não são de uso diário: adicione uma colher de chá (5 ml) de água sanitária;
  • Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: adicione duas colheres de sopa (30 ml) de água sanitária;
  • Ralos externos – que captam água de chuva e de limpeza – e internos: adicione uma colher de sopa (15 ml) de água sanitária;
  • Tambores de armazenamento (200 litros) de água não utilizada para consumo humano ou animal: adicione dois copos americanos (400 ml) de água sanitária;
  • Plantas que possam acumular água: adicione uma colher de café (2 ml) para cada litro de água e preencher nos locais onde acumulam água.

O Ministério da Saúde indica também o uso de repelentes e inseticidas como armadilha para mosquito e Raid na prevenção a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, desde que sejam registrados na Anvisa e você siga as orientações descritas nos rótulos dos produtos. Os repelentes que são aplicados diretamente na pele podem ser usados em gestantes e crianças maiores de dois anos. E adivinha, só! Na Milium, você encontra repelentes OFF Kids e OFF Loção adulto, Raid 45 noites (refil), todos da marca Johnsons, e tem também armadilha para mosquito, é proteção para família inteira.

E no setor de limpeza e jardinagem da Milium você vai encontrar uma linha completa de produtos e acessórios, como água sanitária, ralos, lixeiras, sacos de lixo, vasilhas para os pets,  vasos e outros recursos essenciais para manter o seu quintal livre do mosquito da dengue e a sua casa saudável e feliz. 


Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!