Manutenção da casa de praia: o que não pode faltar

Manutenção da casa de praia: o que não pode faltar

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura: 8 minutos

As férias já estão chegando e quem tem casa na praia está contando os dias para aproveitar momentos tranquilos e divertidos pertinho do mar. Na hora que você chega no seu imóvel, contudo, pode ter algumas surpresas não muito agradáveis. Por ter ficado muito tempo fechada, a casa de praia acumula alguns probleminhas, mas calma, que eles podem ser resolvidos facilmente. Confira o que não pode faltar na manutenção da casa de praia.

Os problemas mais comuns são bastante sujeira e aparelhos que não funcionam como deveriam.  Por isso, reunimos alguns itens que não podem faltar na sua rotina de manutenção da casa de praia. Ao resolver algumas questões pontuais e manter a manutenção em dia, você não terá com o que se preocupar. 

Falta de pressão na torneira

Como muita gente vai pra praia no fim de ano, em algumas cidades o sistema de abastecimento de água pode ser comprometido, o que acaba impactando a sua rotina com a falta de água em casa (ou pouca quantidade). Se a pressão da água na sua casa está baixa, contudo, nem sempre é culpa do abastecimento.

O funcionamento dos registros, do cartucho da torneira, bolhas de ar  ou vazamento na tubulação podem interferir na pressão da água.
O funcionamento dos registros, do cartucho da torneira, bolhas de ar ou vazamento na tubulação podem interferir na pressão da água.
  • Primeiro certifique-se de que os registros estão suficientemente abertos, para dar vazão para as torneiras e chuveiros.
  • Dentro da tubulação, pode haver o acúmulo de sedimentos e partículas que bloqueiam a passagem da água. Para garantir que este não é este o problema, abra a torneira e limpe o cartucho dela (peça cilíndrica).
  • Outro problema que pode prejudicar a passagem da água é a formação de bolhas de ar na tubulação. Para se livrar delas, você pode acionar a descarga e abrir todas as torneiras da casa ao mesmo tempo.
  • Também é importante verificar se não há vazamentos na tubulação, já que este tipo de problema pode impactar o fluxo de água de forma considerável. 

Se mesmo após checar todos esses detalhes a pressão da água não melhorar, recomendamos você a procurar a empresa de abastecimento de água da sua região.

Por que meu chuveiro queima tão facilmente?

A rede elétrica e hidráulica das casas de praia costuma dar problemas com frequência, por vários motivos: tubulação ou fiação antigas, eletrodomésticos velhos e inúmeras outras razões. Um dos problemas bem comuns, principalmente no verão, é o chuveiro que insiste em queimar. E você sabe por que ele estraga tão facilmente?

Água insuficiente no chuveiro pode queimar a resistência.
Água insuficiente no chuveiro pode queimar a resistência

A resistência que fica dentro do chuveiro é responsável por aquecer a água e quando esta resistência superaquece o chuveiro simplesmente para de funcionar. A resistência funciona como um curto circuito controlado, já que, em contato com a água, ela absorve toda a energia do curto, transformando-a em calor. A água aquece e ao mesmo tempo que absorve todo calor também desempenha o papel de resfriar a resistência.

E o que acontece quando não há água suficiente no chuveiro? Esta é uma das principais razões pelas quais uma resistência pode queimar. Outros motivos podem ser as espiras da resistência que encostam uma na outra, a troca de temperatura com o chuveiro ligado ou a presença de ar na tubulação hidráulica. 

Para resolver o problema da resistência queimada é fácil: basta comprar uma nova e trocá-la. Se o seu chuveiro estiver queimando com frequência, contudo, é preciso averiguar as razões pelas quais isso está acontecendo. Dessa forma, você não precisará se preocupar com tanta frequência.

Como evitar a oxidação dos móveis?

Por causa da maresia, móveis e peças de metal ou alumínio podem começar a oxidar com facilidade. Por isso é preciso tomar alguns cuidados. Se você puder substituir esses itens por outros feitos de ferro ou de metal inoxidável, esta seria a melhor solução.

Caso não seja possível, você pode proteger os móveis limpando-os com produtos antiferrugem. O mesmo vale para elementos externos, como o portão de casa. Fazer a manutenção com óleo e pintá-lo com tinta anti-ferrugem ajuda bastante, contudo, não irá resolver o problema de forma permanente. Neste caso, a melhor solução é a troca do material.

Como evitar mofo nas paredes?

Devido ao tempo que permanecem fechadas e à umidade, o aparecimento de mofo é também bastante comum nas casas de praia. Para se livrar do mofo existente nas paredes, você pode utilizar uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água.

Bicarbonato de sódio diluído na água ajuda a combater o mofo
Bicarbonato de sódio diluído na água ajuda a combater o mofo

Já para evitar o reaparecimento do mofo a melhor recomendação é manter a casa bem iluminada e arejada. Você também pode pintar as paredes com tintas resistentes à umidade ou com um impermeabilizante capaz de bloquear os efeitos da maresia. 

Limpeza do jardim faz parte da manutenção da casa de praia

Uma das principais vantagens do verão é a possibilidade de fazer atividades ao ar livre e aproveitar a área externa do seu imóvel. Portanto, é preciso estar com a roçada em dia. Aproveite um dia livre para cuidar do seu jardim, roçar a grama e deixar tudo prontinho para a temporada de verão.

Nesta atividade, você pode envolver a família inteira e contar até mesmo com a ajuda das crianças. É o momento perfeito para estimular o contato com a natureza e deixar o seu jardim ainda mais bonito e florido.

Cuidar do jardim pode ser uma ótima atividade ao ar livre
Cuidar do jardim pode ser uma ótima atividade ao ar livre

Dedetização também faz parte da manutenção da casa de praia

Por passar muito tempo fechada, animais peçonhentos também podem aparecer com mais frequência na casa de praia. Por isso, para evitar encontrar baratas, aranhas e outros animais não muito amigáveis, agende pelo menos uma dedetização anual no imóvel. Dessa forma você poderá aproveitar as suas férias com muito mais tranquilidade. 

Quer saber onde você encontra as tintas para proteger a sua casa de praia contra a umidade? Ou onde você consegue uma nova resistência para o seu chuveiro? Ou ainda onde você consegue produtos para a limpeza de móveis e organização do jardim? Na Milium você encontra tudo o que precisa. É só passar na loja mais próxima para conferir!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!