Dicas de como evitar problemas com hidráulica

Dicas de como evitar problemas com hidráulica

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura:

Com a pandemia muita gente passou mais tempo em casa e, naturalmente, notou pequenos problemas domésticos, inclusive nas instalações hidráulicas em cozinhas, banheiros, lavabos e áreas de serviço.

Por isso, confira para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, com orientações para quem está reformando ou construindo.

Projeto hidráulico

Na hora de construir ou reformar, o auxílio de um profissional especializado é fundamental para a realização do projeto hidráulico.

Por isso, é importante ter em mãos as plantas do imóvel com a localização dos pontos de água, estudar cuidadosamente todas as áreas molhadas da casa, além de conhecer os objetivos dos moradores.

Antes de começar a mexer na parte hidráulica, é necessário saber exatamente as preferências de quem vai morar na casa.

Contudo, é fundamental compreender as demandas aguardadas para a moradia, como a quantidade de saídas de água quente, fria ou filtrada, a preferência por chuveiro no teto ou parede ou a inclusão de uma ducha higiênica, entre outras questões.

Com a lista completa nas mãos é possível avaliar se o imóvel comporta essa estrutura hidráulica.

Pia da cozinha

Um dos problemas mais comuns nas casas é o entupimento do encanamento da cozinha, em razão do acúmulo de gordura de restos de comida deixados na pia.

Assim, uma solução eficiente e que cada vez mais tem sido utilizada no mercado é o triturador de alimentos.

É uma solução bastante interessante, pois evita que o sifão fique obstruído, além de reduzir muito a quantidade de lixo orgânico gerado pela casa.

Ralo do boxe

Outro ponto que requer cuidado é o ralo linear no banheiro, um modelo muito procurado ultimamente em razão de seu design discreto.

Porém, é necessário procurar modelos que possuam compartimento para a retenção de resíduos, evitando o entupimento. Normalmente, as construtoras entregam os imóveis com o ralo padrão no meio do boxe.

Para a realização do ralo linear – localizado no canto do boxe – é realizada uma interligação e o assentamento de um piso no ralo antigo para deixá-lo inacessível e esconder a saída. 

Furos na parede

Na hora da reforma, é inevitável não furar as paredes, mas todo cuidado é pouco para não estourar uma tubulação sem querer. Porém, hoje em dia já existe uma solução para evitar esse problema.

Já existem sensores que mostram exatamente onde estão passando as tubulações de água e esgoto.

Então, é possível fazer o mapeamento correto e avisar todas as interfaces do trabalho sobre os locais corretos para perfurar uma parede.

Cheiro de esgoto

Se há cheiro de esgoto na sua casa, provavelmente existe alguma conexão errada, afinal em hipótese alguma o odor deve retornar ao ambiente.

Para evitar esse inconveniente, o arquiteto trabalha com a instalação de isolantes de cheiros como os sifões e ralos sifonados.

Pressão da água

Todavia na hora da reforma, um erro recorrente está no esquecimento da verificação da pressão de água indicada para cada peça.

Dessa forma, todas as embalagens de equipamentos hidráulicos devem apresentar os parâmetros de pressão máxima que aquela peça pode aguentar. Do contrário, isso pode ocasionar acidentes.

Auxílio profissional sempre!

Para evitar dissabores no futuro, é sempre importante a ajuda de um profissional qualificado em todos os estágios da obra para acompanhar de perto todos os passos.

Então, o mesmo irá fazer uma análise das torneiras, dos eletrodomésticos e outros detalhes que só aparecem no decorrer da obra.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!