Confira dicas indispensáveis para fazer reparos elétricos e hidráulicos na sua casa!

Confira dicas indispensáveis para fazer reparos elétricos e hidráulicos na sua casa!

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura: 8 minutos

A água e a luz são duas coisas indispensáveis dentro de casa. Com certeza, se você precisasse abrir mão de uma ou de outra, perceberia que sem ambas, não dá pra realizar as atividades rotineiras. Afinal, pense comigo: nós consumimos água potável para beber, para alimentação e para higiene. Já sem luz os principais aparelhos não seriam capazes de funcionar e proporcionar diversas facilidades, como aquecer a comida no microondas, agilizar a faxina com o aspirador de pó, tomar um banho quente ou simplesmente fazer aquela sessão de cinema em casa com toda a família. 

Deu pra ver o quanto esses recursos são importantes e necessários, não é mesmo? Porém, o que quase ninguém sabe, é que além de comprometer todo o funcionamento da casa, a falta de manutenção nas instalações hidráulica e elétrica pode impactar na conta de água e de energia.

Mas não se preocupe! Nós separamos algumas dicas de ouro para que isso não aconteça com você! Confira! 

Reparos Hidráulicos

Segundo pesquisas, a manutenção preventiva da rede hidráulica de uma casa deve ser realizada anualmente. Caso não dê para cumprir este prazo, é importante que esses reparos não passem de 10 anos, mesmo que a casa não esteja apresentando nenhum problema. Isso porque, por ser preventiva, essa manutenção pode acusar indícios de problemas futuros. Além disso, é com ela que você evita vazamentos, entupimentos ou mesmo gotejamentos, seja nos banheiros, na cozinha, na lavanderia ou nos demais ambientes com saídas de água. 

Problemas com vazamentos, por exemplo, você mesmo pode observar e se precaver. Para isso, basta fechar as saídas de água e observar o medidor. Se o ponteiro parar, não há vazamentos; se continuar girando, provavelmente existe um problema. Nesse caso, chame um especialista. 

Já no que diz respeito aos ralos internos, é preciso fazer a limpeza periódica para remoção de sujeiras acumuladas. Em relação aos ralos externos, veja se não existe a possibilidade de raízes de árvores terem encontrado fissuras e os entupido. Caso haja, você também precisará de ajuda. 

Quando se trata de pia entupida, existem maneiras de você resolver o problema. A forma mais rápida e fácil de fazer reparos como esse é encher a pia com água e usar um desentupidor. Outra opção é misturar uma xícara de sal, uma de bicarbonato de sódio e água fervente para jogar no ralo. Essa técnica é caseira e pode ajudar, mas o mais garantido é passar no setor de Limpeza e Conservação da Milium, onde tem os produtos certos para essa situação. E se precisar, você já pode levar um sifão novo. Para trocar é só tirar a sujeira acumulada no antigo e trocá-lo pelo novo.

Reparos Elétricos 

Quando uma casa é projetada, o sistema elétrico também é planejado com o mesmo cuidado. Porém, em muitos casos a rede elétrica acaba defasada, seja pelo fato da construção ser antiga, seja pelo fato de se acrescentar equipamentos que não estavam programados com um ar condicionado ou um chuveiro mais potente. 

Antes de mais nada, peça ajuda de um técnico para verificar a quantidade de carga elétrica na rede. Confira se a capacidade atual é suficiente ou se há necessidade de ampliação. Isso é importante em qualquer sistema elétrico, independente do tamanho da casa.

É importante também verificar se os disjuntores estão todos funcionando. Se o sistema for mais antigo é melhor substituir todos os componentes a cada cinco anos para garantir a segurança.

Depois é a vez das tomadas. Confira se os fios estão em bom estado e se a condução de energia está adequada. Esse processo pode ser feito com o auxílio de um amperímetro, que confere a quantidade de energia transmitida por sistemas elétricos.

Se as lâmpadas da sua casa queimam com frequência, é sinal de sobrecarga. É necessário verificar os interruptores e lâmpadas para entender se o acionamento está acontecendo de maneira adequada e se não houve deterioração da fiação.

Caso ainda utilize as lâmpadas antigas, aproveite a oportunidade para substituir por lâmpadas econômicas, principalmente as lâmpadas de LED. Além de ter uma vida útil maior, o consumo das lâmpadas de LED pode chegar a ser até 80% menor com relação a uma lâmpada comum, ou seja, mais economia para o seu bolso.

Agora é a hora de trocar o chuveiro elétrico. Em primeiro lugar, escolha uma ducha de qualidade na Milium e antes de fazer a instalação, garanta que a chave de luz e o registro de água estão desligados. Depois, desconecte os fios. Em seguida, desenrosque o chuveiro da parede, passe a fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro e instale-o no lugar do antigo. Por último, ligue os fios e passe fita isolante nas emendas ou conectores de porcelana e depois de testar, aproveite para tomar um banho relaxante.

Dicas para proteger a sua casa

  • Fios descascados, amassados ou com corrosão na capa isolante devem ser imediatamente substituídos;
  • Nunca ligue um fio diretamente na tomada ou desligue aparelhos puxando-os pelo fio;
  • Nunca use extensões para ligar mais de um aparelho na mesma tomada. Ligue apenas um aparelho por tomada;
  • As tomadas e disjuntores devem ficar distantes de pias, torneiras ou de outros locais onde há água. Se isso não for possível, tome cuidado para que os equipamentos não entrem em contato com líquidos;
  • Nunca coloque arames ou moedas no lugar de fusíveis;
  • Se for viajar, desligue todos os aparelhos eletrônicos das tomadas;
  • Quando for trocar uma lâmpada, desligue os disjuntores e a chave geral. Além disso, não toque na parte metálica da lâmpada.

Esperamos que essas dicas te ajudem a manter os sistemas hidráulico e elétrico da sua casa sempre em dia. E não se esqueça: na Milium TEM DE TUDO para você fazer todas as reformas necessárias no seu lar! Venha conferir!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!