Como conservar e preparar seu deck

Como conservar e preparar seu deck

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura:

Um deck de madeira é um charme todo especial. Pode ser no jardim, na piscina ou em um pequeno espaço na sua casa. E você pode deixá-lo ainda mais elegante e bonito com uma decoração toda especial.

Mas antes de falarmos de decoração, vamos falar em como conservar o seu deck e garantir que ele acompanhe você e sua família por muitos anos.

Muita atenção na hora da limpeza

Com as mudanças climáticas, os decks correm risco de perder sua cor original, danificar suas fibras, sofrer com o ressecamento, entre outros problemas. A madeira também pode inchar com água, o que contribui para a sua decomposição, bem como para a formação de fungos sobre sua superfície.

Portanto, realize uma limpeza diária com panos secos, aspiradores e vassouras, para evitar que o pó se acumule.

Lembrando que a poeira não é a melhor amiga da saúde, porque “se espalha” no ar, então evite o uso de espanadores. Mesmo um pano úmido pode danificar a madeira, logo, quanto menos umidade, melhor.

Mantenha a pintura bem-feita

O cuidado mais importante para preservar seu deck de madeira é, sem dúvidas, manter a pintura sempre atualizada.

A tinta forma uma camada resistente e à prova de água, contribuindo para evitar os efeitos da umidade e o surgimento de pragas na madeira.

Em geral, presume-se que a madeira tenha uma vida útil de cinco anos até que seja necessário pintar novamente.

Eventualmente, as camadas de tinta perdem sua capacidade de vedação ao longo do tempo e uma pintura nova é, portanto, necessária para seu selamento. Da mesma forma, uma manutenção regular nos parafusos ou pregos pode economizar novos reparos e manter o deck em ótimo estado durante um longo período de tempo.

Utilize produtos específicos para a madeira

Nunca use produtos abrasivos, como sabão, esponja de aço ou outros itens que possam arranhar o deck.

Utilize cera neutra de carnaúba nas madeiras protegidas e Polistein transparente (agente impregnante que permeia os poros da madeira) nos decks que estão ao ar livre. A aplicação, a cada seis meses, mostra-se excelente. Também é possível utilizar cera de silicone incolor.

Aplique verniz

O verniz é o grande aliado da madeira. De acordo com especialistas, esse produto protege contra os efeitos da umidade e do sol e ajuda no acabamento de peças em madeira.

Ele cria um tipo de filme que cobre a superfície do móvel, resultando em um acabamento suave que cobre as “imperfeições” naturais da madeira. O produto pode ser reforçado pelo uso de filtros solares que oferecem resistência à radiação do sol.

Os vernizes para madeira geralmente são menos resistentes quando expostas ao sol e à chuva. O sintoma do seu desgaste é muito claro: ele apenas começa a descascar. Com o menor sinal desse fenômeno, aplique uma nova camada.

Muita gente tem decks, mas poucos sabem que é necessário alguns cuidados especiais para sua conservação. Com nossas dicas sobre como preservar madeira, você não só garante uma longa vida para seu deck, mas também o protege de pragas e do desgaste natural.

Passe na Milium e adquira os acessórios e tintas para restaurar e cuidar do seu deck.

Aproveite o passeio e garanta também objetos natalinos para deixar sua casa ainda mais linda para o seu Natal! Clique aqui e confira mais dicas para um Natal especial.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!