Aprenda tudo que você precisa saber para pintar as paredes de casa perfeitamente

Aprenda tudo que você precisa saber para pintar as paredes de casa perfeitamente

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura: 7 minutos

Muitas vezes, tudo que a gente precisa é dar aquela renovada não é mesmo? Se você quer mudar a cara da decoração de algum ambiente da sua casa, mas não está com tempo ou com verba para investir em uma reforma completa, uma boa opção é pintar os cômodos do lar. Além de ser uma atividade relaxante, você ainda vai sentir bastante orgulho e ter a sensação de dever cumprido quando tudo estiver pronto.

Hoje vamos ensinar um tutorial de como pintar bem a sua casa. Pegue papel e caneta e anote os materiais necessários e todo o processo para você arrasar na pintura e dar aquele ar novo ao seu cantinho. 

Materiais necessários:

  • Rolo de lã 23cm;
  • Garfo para Rolo;
  • Prolongador ou cabo para rolo de tinta;
  • Bandeja de aplicação de tinta;
  • Pincel Médio;
  • Lixa Massa Média e Fina;
  • Espátula;
  • Pano;
  • Desempenadeira de Aço;
  • Massa Corrida;
  • Selador Acrílico
  • Tinta Acrílica na cor escolhida (Fosco /Semi Brilho/Acetinado)
  • Escada
  • Jornal ou lona para cobrir o piso;
  • Fita crepe.

Passo 1 – Lixar a superfície

O primeiro passo é lixar bem a superfície que será pintada. O recomendado é utilizar lixas 220 ou 240 (mais finas) caso a superfície esteja firme e sem muito excesso de reboco. Caso as paredes estejam mais grosseiras, o ideal é utilizar lixas 80 ou 100 (mais grossas). Com o próprio contato da palma da mão você consegue verificar se a superfície está lisa o suficiente para, em seguida, receber o selador. 

Passo 2 – Aplique o selador

Após abrir a lata de selador, misture bem o conteúdo para que o material fique uniforme. Coloque uma quantidade na bandeja de aplicação e em seguida, com o rolo de lã, aplique na parede em movimentos de sobe e desce. Repita a aplicação em todas as paredes dos cômodos da casa. 

Dica: É importante verificar na lata qual é a diluição recomendada pelo fabricante. Geralmente costuma ser entre 10% e 20% para seladores. Lembre-se que, se você aplicar uma demão com calma, preenchendo todos os espaços, não será necessário aplicar uma segunda demão. 

Passo 3 – Aplique massa corrida

Agora é a hora da massa corrida. Aplique ela com uma desempenadeira e auxílio de uma espátula para os cantos. Aproveite o momento para identificar os pequenos buracos que ainda podem ter ficado na parede e faça a correção com massa corrida, aplicando-a com uma espátula. Em seguida, deixe secar por duas ou três horas e logo após passe a lixa para regularizar a superfície. Aplique o selador sobre a massa corrida. Ele vai ajudar a reduzir o consumo de tinta. Lembrete: A massa corrida não é diluída.

Passo 4 – Aplique a primeira demão de tinta

O primeiro passo é ler as orientações de aplicação do fabricante na lata de tinta. Abra a lata de tinta da cor que você escolheu, faça a diluição recomendada e misture para que o material fique uniforme. Em seguida, coloque uma boa quantidade na bandeja de aplicação (que deve estar limpa e seca). Pegue o rolo e o envolva em toda a tinta mas evitando que ele fique muito encharcado. 

Inicie a aplicação sobre a superfície em movimentos uniformes de vai e vem, cobrindo toda a superfície. Repita o movimento até que toda a parede receba a tinta por completo. 

Dica: Não esqueça de proteger todo o piso do ambiente cobrindo com jornal ou com lona. 

Passo 5 – Aplique a segunda demão de tinta

Em média, quatro horas após a aplicação da primeira demão, pode-se aplicar a segunda demão. Verifique as indicações do fabricante na lata. Pinte novamente toda a parede com os mesmos movimentos de vai-e-vem cobrindo toda a superfície até finalizar todo o cômodo. Aplique também a segunda demão também nos cantos, bonecas de porta e janelas.

Sequência correta de pintura:

  1. Pintura do teto;
  2. Pintura das paredes;
  3. Pintura de portas e janelas;
  4. Pintura dos rodapés.

Agora que você já aprendeu todo o passo a passo para fazer uma pintura impecável na sua casa, corra até a Milium mais próxima e garanta já todos os itens necessários para dar aquele upgrade no seu cantinho!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!