Aprenda o passo a passo de como tirar a umidade da parede antes de pintar

Aprenda o passo a passo de como tirar a umidade da parede antes de pintar

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura: 11 minutos

Todo mundo já se deparou com a situação de ter alguma parede de casa com excesso de umidade, não é verdade? Quando isso acontece, traz consigo alguns riscos estruturais na parede bem como problemas de saúde. Umidade pode atrair fungos, mofo e bolor, organismos vivos que comprometem bastante a qualidade de vida dos moradores, provocando diversos problemas respiratórios e alergias.

Problemas com umidade podem ser causados por diversos motivos, entre eles infiltrações externas, decorrentes principalmente das chuvas ou então de vazamentos internos, provavelmente por canos rompidos ou furados. Independente de qual seja a causa, ao constatar o menor sinal de infiltração é preciso tomar providências rapidamente, já que o excesso de umidade pode comprometer a estrutura da casa. 

Se você não sabe como tratar problemas de umidade nas paredes de casa, não se preocupe! Neste artigo vamos explicar o passo a passo para você resolver este problema e garantir o bem-estar de toda a família! Confira. 

Mas afinal, como surge a umidade?

O primeiro passo para se livrar da umidade é entender qual é a sua origem, até porque de nada adianta apenas secar a parede se ela continuar a ficar exposta ao agente que tem permitido que a água penetre no ambiente. 

Caso seja um problema de cano rompido ou uma calha com algum problema estrutural, é interessante procurar ajuda de um profissional para que ele solucione o problema e oriente para que não aconteça mais. 

Existe também a possibilidade de o vazamento não ser originado na sua residência — situação comum em casas geminadas ou em condomínios de apartamentos. Se for o caso, converse com seu vizinho para que possam fazer os reparos e preservar ambas as casas. 

Se a umidade for causada pelo clima da sua região, já não há muito o que fazer, a não ser limpar e secar bem a parede sempre que for necessário. Além disso, aplicar um impermeabilizante e um anti mofo evitará que novos problemas surjam por algum tempo, mas será necessário retocar a impermeabilização periodicamente.

Antes de pintar qualquer cômodo da casa, é imprescindível que toda a umidade seja tratada, uma vez que ela pode causar descascamento da tinta, mofo e, assim, comprometer toda a estrutura da móvel.

Como tirar a umidade das paredes?

Agora que você já sabe todos os motivos pelos quais pode haver umidade na sua casa, chegou a hora de aprender  como tratá-la. Aqui vai o passo a passo para controle dos danos causados pela umidade, bem como higienização e reparação da superfície afetada.

  • Cloro e água sanitária: Esses são os produtos mais indicados para fazer a limpeza de uma parede úmida, tirando qualquer vestígio de fungos que tiverem surgido em consequência da presença de água. Esfregue bem a superfície com esses produtos para remover os microrganismos e, em seguida, espere secar.
  • Faça uma raspagem: Essa é outra técnica bastante utilizada, especialmente se a umidade estiver se aprofundando na parede. Depois de limpar, aproveite e raspe bastante a superfície afetada. Isso removerá a tinta e, se a parede for de alvenaria, também um pouco do bloco que compõe a estrutura da casa. 
  • Lave o local com água e sabão: Antes de seguir com o reparo, lave bem a base com água e sabão, retirando todo e qualquer vestígio de bolor que ainda possa existir e também removendo os produtos de limpeza previamente aplicados. Depois, espere secar bem antes de prosseguir. Você pode também ligar um ventilador ou um desumidificador de ar para acelerar o processo.
  • Aplique impermeabilizante seguido de massa corrida: Impermeabilizantes são uma excelente solução quando o assunto é sobre como acabar com umidade da parede. Aplique o produto sobre a superfície, deixando secar bastante e depois aplique outra demão, sempre seguindo as instruções presentes na embalagem. Depois, aplique a massa corrida para finalizar e dar o acabamento. O objetivo é deixar a parede bem lisa para posteriormente aplicar a tinta e fazer com que o ambiente volte a ter a aparência agradável que tinha antes da umidade.
  • Finalize pintando a parede: Finalize pintando a parede afetada para dar o acabamento. Aqui, a dica é optar por produtos que sejam anti mofo e bolor para que o problema não volte a acontecer tão cedo. Caso a tinta não seja anti mofo, aplique o produto à parte. 

Como evitar que a umidade volte?

O primeiro passo é manter os ambientes sempre muito bem ventilados e com boa luminosidade. O vento e a luz do sol se encarregam de acelerar o processo de secagem caso as paredes entrem em contato com a água. Outra dica importante para acabar com a umidade é impermeabilizar adequadamente as superfícies que têm maior propensão a ficarem úmidas, como as paredes e pisos de porões, sótãos e banheiros, já que são ambientes com maior contato com a água. Caso não consiga evitar completamente a umidade, opte por produtos anti mofo e bolor para amenizar o problema, afinal, o maior problema da umidade são os organismos que surgem com a presença dela.

E não se esqueça de passar na Milium e garantir tudo o que você precisa para manter sua casa sempre protegida! Temos todos os produtos que você precisa para tratar a umidade na sua casa, desde luvas, spray, escova, espátula ou lixa, impermeabilizante, massa corrida, tinta para a parede, rolo para pintura, mata mofo entre outros. Vá até a loja mais próxima e garanta tudo! Te esperamos!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!