5 receitas para reunir a galera no final do ano

5 receitas para reunir a galera no final do ano

Categoria: Receitas
Tempo de leitura: 10 minutos

O fim de ano está chegando e nesta época todo mundo quer passar um tempo junto dos amigos e da família. É por isso que a casa de praia, a casa dos parentes ou daquele melhor amigo vive cheia durante a temporada de verão. Para lidar te ajudar a matar a fome do pessoal, trouxemos sugestões de receitas para reunir a galera neste fim de ano. Temos certeza que eles vão adorar!

Para a galera saudável

Quando você cozinha pra muita gente, enfrenta o desafio de adequar o cardápio a diferentes estilos de vida ou restrições alimentares. Para agradar os vegetarianos, veganos e a galera fitness, por exemplo, é sempre bom pensar em uma salada caprichada. Nada de só alface e tomate, tá bom? Quer uma sugestão? Que tal uma salada de abóbora com arroz cateto integral?

Salada como opção nas receitas para reunir a galera

Esta receita é super fácil, saborosa e nutritiva. A abóbora cabotiá, por exemplo é rica em betacaroteno, que pode ser transformado em vitamina A, complexo B, vitaminas C e E, fibras, potássio e ferro. Já o arroz cateto e o feijão fradinho são fontes de proteína e fibras, com baixo teor de gordura.

Esta saladinha é tão completa que pode até mesmo substituir um prato principal. Ela é uma  receita exclusiva da chef Ana Luiza Trajano, do instituto Brasil a Gosto, em São Paulo. Vamos aos ingredientes?

Salada como opção nas receitas para reunir a galera

Para preparar a abóbora é só colocá-la em uma assadeira, cobrir com papel alumínio e levar ao forno (180°C) por 40 minutos ou até que fique macia. Enquanto a abóbora está assando, misture o arroz, o feijão, a maçã e a cebola em uma travessa. Incorpore as folhas e tempere a salada com o molho de mostarda.

Quando a abóbora estiver pronta, corte-a em tiras, tempere com sal e regue com azeite. Você pode serví-la junto com a salada imediatamente ou pode grelhar as fatias de abóbora em uma frigideira antes de levá-las ao prato.

Esta quantidade rende 8 pratos, mas dependendo do número de pessoas é só adaptar os ingredientes, ok?

Para quem adora praticidade em receitas para reunir a galera

Se você precisa alimentar um batalhão, mas não quer passar horas na cozinha, que tal uma receita prática e deliciosa? O arroz de forno pode ser uma dessas opções que agrada diferentes paladares. Inclusive, esta receita rende 12 porções! Quer ver como é fácil?

Arroz como opção nas receitas para reunir a galera

No liquidificador, você vai bater os ovos, o leite, o requeijão, o queijo ralado o sal e a pimenta. Reserve. Em uma travessa, misture o arroz, a mussarela, o presunto, a cenoura e a salsinha e transfira para um refratário untado. Você também pode adicionar outros elementos, como pedaços de carne cozida, pedacinhos de peito de frango ou calabresa.

Aí é só despejar a mistura do liquidificador sobre o arroz e levar ao forno preaquecido (200°C), por aproximadamente 30 minutos. Mais praticidade que isso é difícil de encontrar, não é não?

Arroz de forno é uma receita prática e versátil

Para os carnívoros de plantão

Quem gosta de carne tem sempre a sensação de que falta alguma coisa no prato quando ela não está presente, não é mesmo? Entre as receitas para reunir a galera, um churrasco saboroso ou um hambúrguer suculento são ótimas opções, mas dessa vez resolvemos indicar uma receita que vai te dar menos trabalho.

Que tal assar a carne no forno e se preocupar com ela apenas na hora de servir? A maminha assada com manjericão fica super saborosa, macia e suculenta. Por ser um corte nobre, é muito procurado, fácil de encontrar e delicioso. Vamos aos ingredientes?

Carne como opção nas receitas para reunir a galera

Ao preparar a carne, comece retirando o excesso de gordura. Para temperá-la, misture o óleo, o shoyu, o orégano, o sal, o manjericão e a pimenta em um recipiente e envolva a carne nesta mistura

Carne é uma ótima opção para reunir a galera

Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido (220°C), por aproximadamente uma hora. Assar a carne em sua própria gordura, envolta em papel alumínio, permite que ela permaneça suculenta e macia, sem perder nutrientes.

Depois desta primeira hora, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos ou até a carne ficar completamente macia. Para finalizar o preparo, doure o alho em uma frigideira e distribua-o por cima da carne pronta. Esta quantidade de ingredientes rende para 8 pessoas, ok? Temos certeza que todo mundo vai adorar!

Para quem gosta de personalizar as receitas para reunir a galera

Se você quer agradar todo mundo, uma boa opção pode ser escolher um prato versátil, como batatas recheadas. Elas são um ótimo acompanhamento e cada pessoa pode personalizar a sua. Quer saber como? Primeiro você precisa saber como preparar a batata. Ela pode ser feita na panela, no forno ou no microondas.

Cozinhando a batata na panela

Você pode cozinhar as batatas inteiras e com casca na panela, até elas ficarem levemente macias. As batatas precisam estar firmes o suficiente, para que você possa retirar o miolo sem que elas desmanchem. Aí é só retirar a parte do meio, rechear e levar ao forno para gratinar por alguns minutos.

Sugestão de preparo: batas recheadas

Cozinhando a batata no forno

Se você quer que a batata fique bem cozida no forno, demora um pouquinho mais, mas não dá trabalho algum. Você deve envolver as batatas inteiras (individualmente) em papel alumínio e assar em forno preaquecido (180°C), por aproximadamente 40 minutos.

Depois de assada, o processo é o mesmo que o anterior: retire o miolo, recheie e leve ao forno novamente por alguns minutos para gratinar.

Cozinhando a batata no microondas

Ao optar por preparar a batata no microondas você deve lavá-las bem, furar a casca com um garfo e levá-las ao microondas em potência alta por aproximadamente 15 minutos. A batata deve amolecer, mas ficar firme o suficiente para que você possa retirar o miolo.

O restante do processo é o mesmo descrito acima, sendo que ela pode ser finalizada no forno ou no próprio microondas.

Opções de recheios 

Essa é a parte mais interessante de preparar pratos personalizados. Na hora de escolher o recheio, cada pessoa pode montar o seu, acrescentando os ingredientes que mais gosta

Para a receita das batatas recheadas, temos algumas sugestões deliciosas: carne com queijo, frango e requeijão, carne seca com requeijão, bacon com queijo, strogonoff, queijo com ervas, queijo com cogumelos e muitas outras opções! É só escolher seus ingredientes preferidos e se deliciar.

Para quem não dispensa um docinho

Uma refeição completa só é completa com um docinho no final, não é mesmo? Para agradar todo mundo, que tal um clássico: o bombom de travessa. Esta receita é bem simples, fica pronta rapidinho e rende bastante. Todo mundo vai poder se deliciar.

Opção de doce nas receitas para reunir a galera

Vamos começar preparando o creme de baunilha: junte o leite, o leite condensado, as gemas, a essência de baunilha e o amido de milho. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que o creme engrosse. Assim que engrossar, conte um minuto, mexendo sem parar, e desligue o fogo. Adicione uma caixinha de creme de leite e misture bem.

Já para fazer a ganache, basta derreter o chocolate em banho maria, misturando-o com o creme de leite fresco.

Na hora da montagem, coloque o creme de baunilha em um refratário, cubra a superfície com morangos cortados ao meio e despeje a ganache de chocolate sobre os morangos delicadamente. Para decorar, você pode utilizar raspas de chocolate e morangos.

Opção de receita doce com morango

O ideal é preparar esta sobremesa algumas horas antes de servi-la ou no dia anterior, para que ela possa ficar bem geladinha. O bombom de travessa rende 8 porções, mas você adaptá-lo para o número de pessoas que estiverem na sua casa.

Quer saber como otimizar ainda mais o preparo dessas receitas para reunir a galera? Na Milium você encontra diversos utensílios e equipamentos de cozinha que vão deixar a sua vida muito mais fácil.

Na montagem dos pratos que vão ao forno, que tal uma travessa bem grande? Para a apresentação da salada, já pensou em um recipiente de vidro bem bonito? Para uma sobremesa bem feita, que tal utilizar acessórios que vão ajudá-lo a obter um resultado melhor? É só passar na loja mais próxima e conferir nossos produtos.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!