Panela de pressão: receitas rápidas para o seu dia a dia

Panela de pressão: receitas rápidas para o seu dia a dia

Categoria: Receitas
Tempo de leitura: 3 minutos

É normal sentir uma certa insegurança para usar a panela de pressão, mas com algumas medidas de segurança a panela de pressão passa a ser sua aliada na cozinha para ganhar tempo. Por isso, separamos três receitas deliciosas para o seu dia a dia. Confira!

Como usar a panela de pressão

Antes de mais nada, é fundamental comprar uma panela de qualidade, com nota fiscal e selo do Inmetro. Depois, é importante ler o manual para conhecer a sua panela. Basicamente, ela tem a tampa, o cabo, uma trava de segurança (na ponta do cabo) para prender bem a tampa e duas válvulas (uma no topo com pino e outra de emergência, que parece um botão).

Quando você for usar a panela de pressão, observe que dentro dela há uma marca de nível máximo. Isso quer dizer que você só deve encher a panela até aquele nível. Se a panela não tiver a marca, encha apenas 2/3 da panela.

  1. Nunca coloque alimentos completamente secos, use líquidos (água) para que a panela funcione perfeitamente.
  2. Tampe a panela e verifique se a borracha da tampa foi bem colocada.
  3. Leve ao fogo alto até ferver.
  4. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo.
  5. Depois que o tempo de cozimento passar desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. NUNCA ABRA A PANELA SEM TIRAR A PRESSÃO. 
  6. Se quiser tirar a pressão mais rapidamente, tire a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e depois coloque-a  embaixo da torneira.
  7. Quando  o pino abaixar e não fazer mais barulho, significa que toda a pressão saiu e que agora sim, você pode abrir a panela e saborear as  receitas que seguem.

Frango desfiado

Vale a pena saber desfiar o frango em casa, porque além de ser rápido ele pode ser utilizado em diversas receitas. Veja como é simples:

Ingredientes

  • 1 kg de filé de frango sem osso
  • 1 cubo de caldo de frango
  • 1 folha de louro
  • Água

Modo de preparo

Comece adicionando o frango e deixe-o até selar. Coloque o louro e cubra com água, lembre-se da marcação da panela. Em seguida, acrescente o caldo de frango. Espere uns 20 minutos depois que pegar pressão. Nesse momento, apague o fogo, deixe a pressão sair, abra a panela e retire toda água. Feche a panela e balance com força por volta de 5 minutos. Abra e veja se está completamente desfiado, caso não esteja, repita o último passo.

Arroz integral

O arroz integral é um ótimo alimento para começar a introduzir na rotina, pois ele é rico em nutrientes. E usando a panela de pressão, leva muito menos tempo para ficar pronto.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz integral
  • 2 xícaras de água
  • Cebola e alho picados
  • Azeite e sal

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite. Após, acrescente na panela o arroz integral lavado e escorrido, o sal e a água. E quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte uns 10 minutos. Nesse momento, desligue e aguarde sair toda a pressão para poder abrir a panela e servir o arroz quentinho!

Batatas assadas

Normalmente, as batatas demoram um pouco para ficarem prontas, mas na panela de pressão é rapidinho!

Ingredientes

  • 300 g batatas
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque na panela de pressão as batatas lavadas e cortadas, o alho, o óleo e o sal. Espere a panela pegar pressão, conte 3 minutos e então desligue.Depois é só levar ao forno para dourar.

Para preparar essas deliciosas receitas, escolha na Milium, uma panela de pressão de qualidade. Aproveite também para conferir no nosso setor de utensílios de cozinha os produtos que podem ajudar a render seu tempo e suas refeições.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!