Bolacha Natalina: aprenda a fazer essa receita deliciosa!

Bolacha Natalina: aprenda a fazer essa receita deliciosa!

Categoria: Receitas
Tempo de leitura: 4 minutos

A bolacha Natalina teve sua origem na Alemanha e hoje faz o maior sucesso principalmente no Sul do Brasil. São deliciosas, coloridas e trazem todo encanto do Natal, para quem faz e para quem ganha.

Fazer a bolacha natalina é a oportunidade perfeita para reunir a família, as crianças e colocar a criatividade em prática. 

Após prontas, as possibilidades são infinitas. As crianças adoram comer a bolacha natalina em meio às brincadeiras com um copo de leite gelado. Você também pode usá-las em potes de vidro na decoração, recepcionar as visitas com um prato recheado de bolachas, guardar em latas natalinas ou saquinhos plásticos e presentear seus amigos. 

Gostou das dicas? Então vamos lá aprender a fazer uma bolacha natalina linda e deliciosa!

Ingredientes

  • Meia xícara de melado
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá com cravo, canela e noz moscada (Todos em pó)
  • Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 clara de ovo
  • 1 xícara de açúcar impalpável
  • Confeitos coloridos

Modo de preparo

1- Primeiro coloque o melado junto com a manteiga em uma panela. Mexa bem até os dois componentes estarem derretidos e uniformes. Após este passo, desligue o fogo e espere a mistura chegar em temperatura ambiente. 

2- Transfira a mistura da panela para um bowl e adicione um ovo inteiro, a mistura de cravo e canela junto com o bicarbonato de sódio. Com uma espátula, incorpore bem os ingredientes até ficar uma mistura um pouco mais clara. 

3- Logo após acrescente, por partes, a farinha de trigo. Mexa bem e lentamente até tudo virar uma massa. Coloque a composição em uma bancada limpa e vá trabalhando com a mão, até a massa ficar homogênea. 

4- Coloque a mistura na geladeira de 20 a 30 minutos para que ela fique mais firme e mais fácil de trabalhar. 

5- Após o descanso da massa, acrescente um pouco mais de farinha e, com um rolo, parta um pedaço para começar a cortar. 

6- Abra a massa em pelo menos meio centímetro e comece a cortar com os formatos escolhidos. Eles podem ser de formas natalinas ou cortados com uma faca mesmo.

7- Transfira os biscoitos para uma forma sem untá-la e coloque para assar por 12 minutos. Se você quiser o biscoito bem crocante, deixe um pouquinho mais. Se quiser mais macio, deixe um pouquinho menos. 

8- Depois de colocar a massa para assar, é hora do glacê! Bata a clara até ela começar a espumar. Em seguida acrescente o açúcar impalpável. Ele que dará a textura do glacê. Se quiser acrescentar corantes em porções separadas para ousar nas cores, também é uma opção.

9- Com os biscoitos assados e frios e o glacê pronto, agora vai da sua criatividade para enfeitá-los! 

Agora que você já sabe tudo que precisa saber para fazer as bolachas natalinas que vão dar o ar da graça na ceia, corre para a Milium e adquira todos os utensílios necessários para fazer essa gostosura!

E se você quiser conferir o vídeo ilustrando todo esse passo a passo, é só apertar o play abaixo!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!