Aprenda a fazer um Panetone e um Chocotone deliciosos para este Natal

Aprenda a fazer um Panetone e um Chocotone deliciosos para este Natal

Categoria: Receitas
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das partes mais esperadas do Natal é a ceia natalina. Neste momento, a família inteira se reúne para saborear as mais diversas receitas clássicas da época e confraternizar juntos. 

Dentre as delícias feitas especialmente para a ocasião, o panetone é uma das mais esperadas. Ele é indispensável na ceia de Natal (e nos cafés da manhã de dezembro), o e um ótimo presente para família e amigos. 

Além da receita tradicional, onde o panetone é recheado com frutas secas, outra variação tem tomado conta do coração dos brasileiros: o famoso chocotone. Nele, ao invés de frutas, o pão – ou bolo – é recheado com gotas de chocolate. Esta acaba sendo uma excelente opção para aqueles que não são tão fãs das famosas frutas cristalizadas.

Hoje vamos ensinar a fazer as duas opções: o panetone clássico e o chocotone. Vamos nessa?

Panetone Clássico

Ingredientes

  • ¾ de xícara de água 
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • ¼ de xícara de mel
  • 3 ovos
  • ½ colher de sopa de essência de baunilha
  • 3 ¾ de xícara de farinha de trigo
  • ½ tablete de manteiga
  • 1 xícara de chocolate em gotas
  • ¾ xícara de frutas cristalizadas
  • ¼ xícara de uvas passas
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja

Modo de preparo

  1. A massa do panetone é bastante úmida e hidratada, tornando difícil o preparo na mão. O mais indicado é fazer em uma batedeira. 
  2. Coloque em um bowl a água, os ovos, o mel, o extrato de baunilha, o fermento biológico seco, a farinha de trigo e, por último, o sal. 
  1. Depois, leve todos esses ingredientes para uma batedeira e comece a misturá-los em uma velocidade baixa. Depois que todos os ingredientes estiverem incorporados, pode-se aumentar a velocidade e começar a sovar por uns 10 minutos. 
  2. Assim que a massa ficar lisa, acrescente a manteiga em temperatura ambiente e deixar tudo misturar muito bem por mais cinco minutos. 
  1. Feito este processo, transfira a massa para uma bancada e coloque as raspas de laranja. 
  2. Por ter uma consistência bem úmida, trabalhe na massa com a ponta dos dedos. Uma espátula para raspar a bancada é extremamente útil. 
  1. Após incorporar as raspas de laranja, divida a massa em duas porções e comece a colocar os recheios. 
  2. Comece pelas gotas de chocolate. Após colocar todas, vá fazendo o movimento de dobrar a massa sobre ela mesma para incorporar bem as gotas. 
  3. Repita o mesmo processo com as frutas cristalizadas e as uvas passas. 
  1. Transfira as massas para um pote, tampe e espere fermentar por aproximadamente uma hora. Após, retire do pote, coloque de novo na bancada e transforme novamente a massa em uma bola. 
  2. Em seguida, coloque as duas massas em formas separadas de panetone. Espere a massa fermentar por mais uma hora e meia, até ela chegar quase no limite da fôrma.
  1. Pré aqueça o forno a 180ºC antes de levar as massas para assar e após, deixe-as assando por aproximadamente 45 minutos. 
  2. Espete dois palitos de churrasco na parte de baixo do panetone e os deixe descansando de cabeça para baixo. 
  3. Em seguida, é só saborear as delícias!

Tá vendo como é super fácil fazer panetone e chocotone? Inclusive dá para fazer os dois de uma vez só pois a receita é a mesma, só muda o recheio. 

Aproveita a proximidade das festividades, dá aquela corrida na Milium e garanta já os utensílios para fazer esse doce delicioso! Te esperamos!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!