Saiba como proteger você e a sua casa neste verão

Saiba como proteger você e a sua casa neste verão

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 7 minutos

Quando pensamos no verão, logo vem em mente as atividades ao ar livre e a diversão com toda a família devido às férias escolares. Mas é também nesta estação que vivemos temperaturas elevadas, tempo seco, e a proliferação de insetos por toda a casa. Neste momento, precisamos fazer todo o possível para proteger o nosso lar e torná-lo mais seguro e fresco. Além disso, é importante manter hábitos saudáveis para que o calor excessivo não exauste nosso corpo.

Pensando em facilitar sua vida neste verão, a Milium reuniu algumas dicas valiosas para você aplicar e que tornarão o seu dia a dia mais leve. Vamos lá?

Pinte as paredes internas da casa com cores claras para refrescar o ambiente

Algumas vezes nem o ar-condicionado dá conta do calor. Além do desconforto pela circulação do ar quente e “pesado”, a casa parece um forno com o sol batendo nos vidros. Quem nunca passou por isso nos verões brasileiros? Mas, você sabia que uma mudança nas cores das suas paredes pode diminuir a sensação térmica da casa? Uma maneira simples e que ajuda muito amenizar aquele calorão dentro de casa, principalmente tendo em vista que tem tido um crescimento de reformas estilo “faça você mesmo” e, com isso, pintar os ambientes pode se tornar também seu projeto pessoal. 

Uma das coisas importantes neste momento é entender a incidência do sol na casa. Isso é muito fácil e bastante fundamental para saber onde pintar. Os imóveis que recebem o sol da tarde tendem a ser muito mais quentes se comparados aos que recebem o sol da manhã. Porém, alguns recebem sol o dia inteiro, principalmente casas e coberturas. 

Nesses casos é mais difícil se livrar de tanto sol. Observe durante o dia quais são as paredes que pegam mais sol, pois são essas que vão receber a missão de deixar sua casa mais fresca. Depois de selecionar quais são as paredes que vão ajudar a diminuir a sensação térmica, é hora de partir para escolher as cores.

Na hora de escolher os tons prefira os neutros, do tipo “bebê” ou “água”, que mantêm a claridade, cor e o frescor. Essas cores vão bem em todos os ambientes, desde salas até quartos e banheiros.

O branco reflete a luz do sol deixando o local mais claro, contudo, como a luz “se espalha” pelo ambiente, a concentração de calor na parede diminui e deixa tudo mais fresquinho. Por iluminar mais o ambiente, evita-se ainda a necessidade de acender a luz, gerando a economia de energia.

Proteja a casa dos insetos

No calor, é comum o aumento dos insetos dentro de casa. Se você não sabe o motivo de isso acontecer, nós te explicamos. A vida dos insetos está intimamente sincronizada com o ciclo das plantas, e o verão é o período em que as flores desabrocham. Muitos insetos se alimentam do néctar floral. Além disso, o metabolismo dos insetos se intensifica com o aumento do calor. Eles voam e caminham mais, e a redução das chuvas permite que eles possam se deslocar mais livremente e escolherem ambientes mais frescos para se proteger do aumento da temperatura. 

Por esse motivo, é importante manter a casa sempre protegida. Além das soluções caseiras, como água e vinagre, detergente e bicarbonato de sódio, entre outras, manter um bom inseticida em mãos faz toda a diferença. 

Além disso, para proteger as crianças de picadas de pernilongos (responsáveis, muitas vezes, por alergias nos pequenos) é importante sempre ter em mãos um repelente e passar, de quatro em quatro horas, na garotada quando o sol estiver mais forte. 

Mantenha a hidratação sempre em dia

Nos dias mais quentes de verão, aqueles dois litros de água recomendados pelos médicos podem não ser o suficiente para manter o corpo devidamente hidratado. Neste caso, além de aumentar o consumo do líquido, invista em outras opções como sucos de frutas e águas saborizadas.

Leve sempre uma garrafinha de água com você e mantenha a casa bem abastecida tanto com água quanto com outras bebidas que também proporcionam hidratação. Na Milium temos diversas opções de garrafinhas de água, bem como jarras para suco para você deixar em cada espaço do seu cantinho.

Invista em plantinhas para arejar os cômodos

As plantas ajudam a esfriar o ambiente porque “transpiram” água. Devido à constante troca de oxigênio e gás carbônico que fazem com a atmosfera, elas também contribuem para a limpeza do ar. Além disso, são ótimas para criar sombras, deixando o local agradável aos pulmões e aos olhos.

Se você quer realmente deixar a casa fresquinha, não basta uma planta – é preciso ter um certo volume. Vale vasos de chão, criar um conjunto com tamanhos diferentes. Isso aumenta a umidade do ar devido a uma maior quantidade de vegetação.

Anotou todas as dicas? Agora é só passar na Milium e garantir tudo o que você precisa para lidar com esta estação de forma suave e conseguir aproveitar todos os momentos com a família.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!