Passo a passo de como amolar facas de cozinha e tesoura

Passo a passo de como amolar facas de cozinha e tesoura

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 8 minutos

Provavelmente, o sonho de muitas donas de casa é conseguir amolar as facas de cozinha em um piscar de olhos, afinal de contas, elas são itens essenciais que ajudam muito no preparo diário dos alimentos.

Uma faca bem afiada, por exemplo, permite cortes mais precisos dos alimentos. Além de evitar possíveis acidentes, uma vez que a faca cega escorrega no alimento e pode acabar cortando o que não deve.

A tesoura de cozinha também é outro item importante que necessita de afiação. Assim como as facas, é possível cortar alimentos com mais facilidade se cuidarmos da manutenção desse item.

Crie o hábito de afiar e mantenha um ótimo corte das facas de cozinha e tesoura

A verdade é que para a tesoura e as facas de cozinha estarem sempre afiadas é preciso criar o hábito de afiar, ou seja, não deixe que elas fiquem sem corte para amolar. O cuidado com esses utensílios domésticos deve ser constante.

Por isso, é interessante ter em casa uma pedra de afiar, uma chaira ou até mesmo um afiador de facas. Eles vão te ajudar a manter o corte da tesoura e das facas de cozinha sempre em dia. 

Se você está aqui é porque quer aprender a amolar tesoura e facas de cozinha. Então, aproveite o passo a passo que preparamos e aprenda dicas muito interessantes para você adotar na sua rotina.

Aprenda como amolar facas de cozinha com pedra de afiar.

Um dos itens mais utilizados na afiação de facas de cozinhas e tesouras certamente é a pedra de afiar. O custo benefício do item é muito bom e ele é muito  fácil de ser utilizado. É importante lembrar que as pedras precisam estar úmidas antes de serem utilizadas. O ideal é que elas fiquem de molho na água por 5 minutos.

Para iniciar a afiação é preciso escolher um lado da pedra. Caso a faca seja afiada regularmente, é recomendado utilizar o lado mais liso para que se evite o desgaste da lâmina. Porém, caso a faca esteja sem fio, é preciso utilizar o outro lado para gerar um atrito maior e garantir a afiação.

Deslize a lâmina pela pedra como se fosse tirar uma fatia dela. Lembre-se de formar um ângulo de 15º a 20º entre a faca e a pedra e de exercer uma pressão moderada. O segredo é manter o mesmo ângulo durante todo o processo, repita ele quantas vezes forem necessárias até que a faca esteja afiada. 

O processo de afiação demora de acordo com o tipo de lâmina e seu estado. Depois de finalizar um lado, repita o mesmo processo no outro. Caso seja necessário, você pode finalizar a afiação com o lado mais liso da pedra.

Utilize a pedra de afiar para amolar também a tesoura 

Você deve escolher o lado da pedra de acordo com o estado da lâmina. Geralmente, para amolar tesouras é utilizado a parte mais lisa da pedra de afiar. O processo é muito semelhante ao de amolar facas de cozinha. 

Abra a tesoura completamente segurando firme no centro. Depois passe a parte interior da tesoura na pedra, fazendo movimentos diagonais com pressão moderada. Lembre-se de manter o mesmo ângulo durante todo o processo.

Repita os movimentos até perceber que a lâmina está afiada, depois faça o mesmo procedimento na outra e pronto! Sua tesoura está pronta para ser utilizada novamente.

A chaira é uma parceira ideal para manter o fio das facas

É muito fácil aprender a utilizar a chaira e com o tempo vira um processo quase automático. A melhor maneira de você segurar o instrumento é apoiando ele em uma superfície antiderrapante em um ângulo de 90º, um exemplo de uma superfície é a tábua de corte de madeira.

Você deve encostar a lateral da faca no cilindro da chaira, bem próximo do cabo, e com movimentos curtos ir deslizando a lâmina para baixo. Não tenha pressa e aplique uma pressão moderada. Geralmente, é necessário de 2 a 3 repetições em cada lado da lâmina para recuperar o corte do fio.

Lembre-se que é necessário formar um ângulo de 15º a 20º entre a lâmina e a chaira. Para garantir uma boa afiação da faca é preciso manter o mesmo ângulo ao longo de todo o processo.

Crie o hábito de fazer esse processo sempre que for utilizar as facas, assim você irá mantê-las sempre afiadas. Use e abuse desse instrumento, a chaira é muito utilizada para manter o fio das facas.

Também é possível afiar a tesoura com a chaira, é só você mantê-la aberta e ir deslizando a parte interna da lâmina até recuperar o fio. Não há diferença no processo de afiação.

Invista em um afiador de facas de cozinha e tesouras

Outra opção para amolar facas de cozinha e tesouras é o afiador. Ele é muito mais prático e fácil de usar do que as pedras e as chairas. Existem diferentes tipos de afiadores de facas, escolha o que mais se adeque a sua necessidade.

Para utilizar o afiador basta encaixar a faca ou a tesoura no afiador e deslizar a lâmina no sentido indicado. O processo é bastante simples, porém causa um desgaste prematuro da lâmina o que diminui a vida útil da faca, por exemplo.

No caso da tesoura, você deve utilizar o buraco maior do afiador, coloque a tesoura fechada e vá abrindo conforme ultrapassa ele. Faça repetidamente o movimento até obter o resultado almejado.

Como saber se a lâmina está afiada?

Uma maneira de verificar se a lâmina está afiada é olhando o fio contra a luz. Caso você perceba que existem pontos na lâmina no qual a luz reflete, ainda é necessário afiação. Geralmente, a chaira é utilizada para corrigir essas pequenas imperfeições que ficam na lâmina após a afiação com a pedra ou afiador!
Agora que você já conferiu o nosso passo a passo, que tal renovar o fio das facas de cozinha e tesoura? Na Milium você encontra os itens necessários para que isso seja possível. Além disso, você também pode investir em itens novos! Passe na loja mais próxima de você e garanta tudo que você precisa para a sua casa.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!