Home office: como organizar um espaço para trabalhar em casa sem gastar nada

Home office: como organizar um espaço para trabalhar em casa sem gastar nada

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 4 minutos

Por conta da pandemia do coronavírus, desde a última semana, a recomendação é que as pessoas fiquem o máximo de tempo possível dentro de casa, em quarentena. Assim, ajudam a evitar transmissão da Covid-19. Diante dessa situação, muitas empresas viram no home office uma solução para continuar com suas atividades e ao mesmo tempo evitar de expor seus colaboradores ao risco de contágio da doença. Agora, o desafio é organizar um espaço para trabalhar em casa. Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas sugestões. Confira!

Criando um espaço organizado de home office

Escolha uma área pouco movimentada da casa

A gente sabe que a  sala de estar é um ambiente que permite mais descontração. Pode ser muito bom desenvolver trabalho nela, mas só quando o restante da família não estiver vendo TV, falando alto ou recebendo amigos. Já uma sala reservada ou mesmo um quarto de visitas, que seja menos usado durante o dia, é uma opção muito melhor. Dependendo de como for a sua casa ou apartamento, é possível montar um pequeno escritório na varanda. Quem sabe até naquele cantinho no corredor ou embaixo de uma escada. Qualquer área mais isolada e que não tinha tanta utilidade, pode ser aproveitada para que você possa organizar um espaço para trabalhar em casa

Escrivaninha simples

Organize um espaço para trabalhar em casa

Embora o motivo que está levando as pessoas ao home office não é o melhor, perceba as vantagens desta oportunidade como: cuidar da sua saúde e ainda estar perto da sua família. Se organizando bem, é possível ter uma rotina mais tranquila, preservar alguns momentos para fazer o que mais gosta e, ainda, economizar por fazer as refeições em casa e não ter custos com transporte. E por falar em custos…como a campanha levantada no Brasil é “fique em casa”, vamos organizar o seu espaço sem gastar absolutamente nada.

Use o que você tem em casa

Sabe aquela mesinha velha que ninguém dava nada por ela e você colocou na garagem? Ainda bem que você não doou nem jogou fora. Reaproveite! Se for necessário repaginá-la lixe e reforce a pintura. Na falta de tinta em casa, retalhos de tecidos, adesivos decorativos e até jornal, que podem ter sobrado de alguma atividade, fazem a vez.

Reutilização de móveis

Móveis de outros ambientes também podem ser úteis no seu home office. A cadeira da sala de jantar, ou aquela poltrona bacana da sala de estar podem virar a cadeira que você precisa para trabalhar de forma confortável. Só não exagere na jornada de trabalho, um dos segredos do home office é saber a hora de parar, seus familiares e a ergonomia do seu corpo agradecem.

Encha de personalidade o seu espaço

Quais objetos da casa podem ser usados na decoração do seu escritório? Uma planta, um porta-retrato, uma luminária? Dá uma olhada no armário da cozinha e vê se não tem nenhuma caneca ou copo preferido. Desta vez, não vai ser para tomar café, mas para servir de porta-caneta na sua mesa de trabalho. Leve para lá o seu livro de cabeceira e qualquer outra coisa que você se identifique.

Tudo em ordem, é só trabalhar

Abuse das caixas organizadoras faça o seu cantinho de trabalho parecer com um escritório profissional. Reutilize caixas de sapato ou qualquer outra com tampa, encape com uma estampa do seu gosto e vai ver que ficam novinhas. Ah! Não esqueça de fazer um mural de recados, que pode ser com um quadro de giz ou simplesmente colorindo com post’ it as paredes. O importante é criar um ambiente onde você possa focar no trabalho.

Feito isso é só saber lidar com as “tentações” como a geladeira e a TV e agir com disciplina para manter organizado o seu  espaço de trabalho e o andamento de suas tarefas. E tenha sempre com você aquela squeeze com água, que você comprou na Milium, para hidratar seu corpo e garantir a sua saúde.


Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!