Coronavírus: atividades para fazer com as crianças durante a quarentena

Coronavírus: atividades para fazer com as crianças durante a quarentena

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 6min

Vários países do mundo estão tomando medidas extremas para tentar conter a expansão do coronavírus na população. Aqui no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina,  foi decretado que somente serviços considerados essenciais podem estar abertos, isso significa que pais e filhos devem permanecer em regime de quarentena.

E a pergunta que não quer calar é: o que fazer com as crianças em casa 24 horas? Neste conteúdo, nós vamos dar algumas ideias de atividades para fazer com as crianças durante todo esse tempo. Confira!

Família Brincando Unida

Crie uma rotina de atividades

A primeira coisa a se fazer é estabelecer uma rotina para o seu filho, que pode ser dividida por períodos manhã, tarde e noite. Dentro de cada período, você deve equilibrar entre atividades escolares, lúdicas e domésticas, por que não? Afinal não estamos de férias, não é mesmo?

Se o seu filho já frequenta a pré-escola ou a escola propriamente, procure manter as atividades escolares no mesmo horário, assim ele não perde a rotina que já está acostumado. Mesmo sem toda didática profissional é possível incentivar os estudos e propor tarefas de acordo com o que ele estava vendo em sala de aula.

Escola sem sair de casa

O primeiro passo é consultar os cadernos e livros escolares, o segundo é a partir deles propor que tarefas que já foram corrigidas sejam refeitas, como forma de memorização. Outro exercício é escolher um conteúdo e pedir que ele faça uma pesquisa na internet e lhe entregue em forma de resumo. O famoso e velho ditado também pode entrar em ação, para praticar a ortografia.  E não se esqueça das atividades de passatempo, elas também estimulam o raciocínio e são consideradas de aprendizagem como: palavras cruzadas, caça-palavras e adivinhações. 

Mae Ensinando Menina

Para crianças da primeira infância, cabe exercitar a coordenação motora com exercícios de caligrafia. Desenhos para criar e colorir também são boas opções. E para aqueles que estão começando a descobrir os números, associar objetos a partir de suas formas formas geométricas ou aprender medidas e frações brincando de masterchef dá uma excelente aula de matemática. Entre uma atividade ou outra, não se esqueça de lembrar seu filho de lavar bem as mãos.

O que fazer com as crianças em casa durante o dia

No contraturno da sua escola em casa,  é importante que a criança tenha um espaço para brincar e ser criança. E criança não é criança sem brinquedos e brincadeiras, aproveite esse momento para gastar a energia da garotada com muita criatividade. Vale inventar máscaras e fantasias com o que você tem em casa. Outra ideia é apostar nas mais diversas formas de games e até tirar os jogos de tabuleiro do armário.

Menina Jogando Xadrez

Quando cansar dessas alternativas, como não é possível comprar brinquedos novos, por enquanto, o material reciclado pode ser um grande aliado para confeccionar e brincar juntos.

Vai começar a brincadeira

Jogo de argolas

Essa é uma ótima ideia para a família toda brincar. Antes da brincadeira, junte no mínimo cinco garrafas pet. Se quiser, convide seu filho para decorar a garrafa, que pode ser com fita adesiva colorida, tinta guache ou EVA. Você vai precisar também de argolas, que podem ser confeccionadas por vocês, usando sobras de mangueiras com fita isolante, por exemplo.  Depois posicione as garrafas separadamente e comece o jogo. Vence quem acertar mais argolas nas garrafas.

Criancas Jogando Argolas

Massinha de modelar 

Do menor ao maior, não há quem não se divirta com as formas e cores das massinhas de modelar.  Além de auxiliar na coordenação motora, são antiestresse e podem ser feitas em casa, com:  uma  xícara de sal,  quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara e meia de água, três colheres de sopa de óleo e corante alimentício. Misture os ingredientes em sequência e, por último, coloque o corante da cor que preferir e conduza a brincadeira!  

Crianca Brincando de Massinha

Binóculos

Esse é um brinquedo prático e rápido de fazer. Você precisa de cola, dois rolos de papel higiênico, barbante, papel colorido ou sulfite branco e lápis de cor. Cole os rolos um no outro, cole cada ponta do barbante nas laterais dos rolos de papel higiênico. Use o papel colorido ou sulfite branco para desenhar, colorir e depois usar de decoração para o seu binóculos. 

Crianças Brincando de Binóculos

Dê assas à imaginação

Estátua

Arraste os móveis da sala, porque a festa vai começar. Coloque uma música animada para tocar e deixe os participantes do jogo dançando e pulando livremente até que você grite “Estátua” e pause a música. Neste momento, todos os dançarinos devem parar de se mover, e permanecer na exata posição em que estavam quando ouviram o comando. Essa brincadeira é um bom teste de controle físico e emocional. Após alguns momentos, dê o paly na música novamente e diga “podem se mexer” para que todos voltem a dançar. Se alguém se mover ou cair enquanto deveria estar congelado, sai da brincadeira. Ganha quem sobreviver mais tempo.

Mãe e filha dançando

O que fazer com as crianças em casa à noite

Depois do banho e do jantar, o ideal é fazer com que a criança diminua o ritmo para que não esteja acelerada e sem sono na hora de dormir. Por isso permita que desenho animado, um seriado ou outro programa de TV seja assistido no início da noite. Segundo os os pediatras, todos os eletrônicos devem ser desligados pelo menos uma hora antes de dormir.

Montar um quebra-cabeças é outra boa escolha para reunir a família nesta hora. E a última e não menos importante recomendação é a leitura. Prepare a criança para dormir e leve para o quarto um bom livro ou deixe a imaginação fluir contando uma história.

Crianças Montando Quebra Cabeça

E quanto a quarentena, nós da Milium esperamos que você também invente o que fazer com as crianças em casa e aproveite esse tempo em família. Porque nós acreditamos que além dos cuidados que estamos tomando para combater o coronavírus, com criatividade e sem perder o bom humor podemos dar um final feliz  para toda essa história. 

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!