Flashcards: um jogo para aprender brincando

Flashcards: um jogo para aprender brincando

Categorias: Dicas, Faça você mesmo
Tempo de leitura: 4 minutos

Sem aulas presenciais desde a segunda metade de março, nós sabemos que, estudando só em casa, os desafios de aprendizagem aumentaram. Pensando nisso, nós vamos ensinar você a criar Flashcards, um jogo para aprender brincando e divertir a família inteira.

O que são flashcards?

Só para você entender, flash significa rápido e card significa cartão. Portanto, os flashcards são pequenos cartões em que se cria um esquema de perguntas e respostas para memorizar um conteúdo.

Os flashcards podem ser utilizados para aprender qualquer matéria. Por exemplo, um novo idioma, datas e fatos históricos, Estados e Capitais do Brasil, fórmulas de Matemática, regras de Português e tudo o que precisa ser  reforçado nos estudos. Ele é perfeito para memorizar os conteúdos, é só criar e começar a jogar. 

Elabore seus Flashcards

Pronto para fazer flashcards que vão ajudar você ou seu filho a ficar craque em qualquer assunto? Então é só seguir o passo a passo:

1.Prepare os materiais:

  • Jornal, revista ou imagens impressas;
  • Cartolinas coloridas;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • Canetinha;
  • Cola;
  • Papel contact.

2. Organize o conteúdo

Antes de mais nada, defina a matéria de estudo. 

  • Faça um resumo bem simples, destacando as partes mais importantes do conteúdo ou apenas as palavras-chaves.
  • Use imagens e cores, ajudam a associar a matéria com outra coisa, mantendo-a na memória por mais tempo.
  • Para guardar palavras, datas ou outros detalhes, você pode escrever uma frase e deixar o espaço do detalhe em branco. Por exemplo: “O Brasil foi descoberto por _____ no ano de _____.” Atrás, você escreveria “Pedro Álvares Cabral” e “1500”. Entendeu?
  • A mesma estratégia pode ser usada para fórmulas matemáticas, por exemplo.

3. Monte seus cartões

Para montar os cartões, use a régua para manter uma medida padrão e que seja de fácil manuseio e recorte com a tesoura.

Agora é só começar a montar os cartões. Cada cartão tem dois lados, certo? Em um dos lados, você insere uma pergunta ou palavra-chave. No outro, você escreve a resposta, cola, ou desenha com ajuda das canetinhas, uma imagem correspondente.

Por último, aplique o papel contact para conservar os cartões por mais tempo. É indicado usar a régua na aplicação para evitar que se formem bolhas.

4. Como jogar

Com os cartões prontos, é só começar a brincadeira, dois jogadores já garantem o aprendizado e a diversão. Enquanto um faz a pergunta o outro responde, depois ambos conferem a resposta certa.

Além disso, existem diversas atividades que podem ser realizadas com os flashcards,  que contribuem fixação do conteúdo. Por exemplo, você pode criar um  conjunto de flashcards apenas com a pergunta e outro apenas com a resposta e assim tem  um jogo da memória

Se o objetivo for aprender um outro idioma, pode-se pedir para o adversário dizer qual carta tirou na língua que está sendo estudada, dessa forma vai treinando o vocabulário.

E você também  pode jogar “o que está faltando?” Para isso forme uma fileira de cartas, enquanto o seu adversário está com os olhos fechados, mas deixe um cartão de fora, para ele dizer qual é que ficou faltando.

Atividades como essas estimulam a repetição de uma maneira natural e divertida e para acontecerem da melhor maneira leve para sua casa os materiais de papelaria da Milium. Em nossas lojas, você encontra tudo o que você precisa para aprender brincando.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!