Como desentupir os ralos da sua casa

Como desentupir os ralos da sua casa

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 4 minutos
Mulher desentupindo a pia

Hoje em dia, é normal que as pessoas tenham pouco tempo para se dedicar às tarefas domésticas e fazer manutenções periódicas. Mas você há de concordar, que pequenos reparos de casa como desentupir ralos de cozinha e banheiro são tão simples que você pode resolver sozinho. Para te dar uma mãozinha, temos algumas orientações, que irão ajudar  a resolver isso sem gastar quase nada

O primeiro sinal de entupimento é o mau cheiro, depois a água deixa de escorrer e toma conta do box. Se você acha que isso é uma dor de cabeça, resolva logo, pois as bactérias decorrentes do entupimento causam danos maiores à saúde. 

A maioria dos entupimentos no ralo do banheiro são causados por resíduos orgânicos como cabelos e pedacinhos de sabonete. Já na pia da cozinha são os restos de comida, que  acumulam na encanação e impedem a passagem da água. Para desentupir você precisará remover esses resíduos, veja as possíveis formas de fazer isso.

Grade para ralo

Use o arame para desentupir o ralo do banheiro

  • Entorte a ponta do arame para cima, como um anzol.
  • Retire a grade do ralo.
  • Coloque o arame com cuidado dentro do cano e tente retirar os emaranhados de fios do local. Utilizar uma lanterna ajuda a enxergar melhor o interior do cano, facilitando o trabalho.
  • Depois é só  jogar os resíduos encontrados no lixo, limpar bem a grade e tampar  o ralo.

Use o desentupidor manual para desentupir a pia 

Com o ralo com água em volta, posicione o desentupidor em cima dele e pressione para cima e para baixo, de 5 a 10 vezes. Essa pressão deverá desobstruir o encanamento e liberar a passagem para a água.

Use a mangueira para desentupir a pia

Retire a grade do ralo e introduza a mangueira (não mais do que 1 metro de mangueira), quando perceber que a mangueira parou em algum ponto por que você encontrou o entupimento.

Abra a torneira onde a mangueira está conectada e aos poucos vá forçando a mangueira contra a obstrução. É possível que uma boa quantidade de água retorne pelo ralo, durante o processo, mas não se assuste, em pouco tempo terá a água terá passagem.

Tenha cuidado com produtos químicos

Produtos como soda cáustica costumam ter uma composição muito forte, que pode causar queimaduras e até prejudicar ainda mais a situação de entupimento, por isso, não são indicados para esse fim.

Algumas soluções caseiras à base de sal e vinagre também podem resolver, mas apenas em casos muito simples.

Como evitar o entupimento

Tela de proteção para pia

Evite descartar no ralo da pia da cozinha: qualquer tipo de gordura, óleo ou azeite vegetal, pó de café e restos de comida. Não deixe que os fios de cabelo se acumulem no ralo do banheiro. Para prevenir use as telinhas de proteção em todos os ralos e faça a manutenção da sua casa regularmente.

E se você ainda não sabe onde encontrar os produtos para desentupir ralos de cozinha e banheiro a Milium, tem de tudo, inclusive uma equipe preparada para ajudar você.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!