Como criar um quadro de tarefas domésticas para crianças

Como criar um quadro de tarefas domésticas para crianças

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 9 minutos

A infância é a fase dos primeiros passos, das primeiras palavras, das brincadeiras e de importantes avanços no desenvolvimento da criança. É nessa etapa da vida, que a criança começa a compreender o mundo, os papéis sociais e as relações entre as pessoas. Por isso, esse também é o momento de aprender a colaborar com pequenas tarefas domésticas. Atribuir afazeres da casa na rotina da criança além de fortalecer o elo familiar, desperta  a autoconfiança, a responsabilidade e a colaboração.

Mas quando e por onde começar a inserir essas responsabilidades no dia a dia da criança? Descubra tudo isso e veja como criar um quadro de tarefas domésticas, neste conteúdo que preparamos para você.

Como criar um quadro de tarefas domésticas para crianças
Como criar um quadro de tarefas domésticas para crianças

O que é aconselhável para cada idade

Normalmente, os pais se questionam sobre as melhores tarefas domésticas para os filhos, principalmente em função da faixa etária. Pense, quanto mais cedo eles aprenderem a ter autonomia mais preparados estarão para o futuro e para qualquer eventualidade que venha surgir.

Mas também é prudente perceber o que compete a cada idade, pois esse cuidado impacta tanto às habilidades psicomotoras como aos riscos que algumas atividades domésticas podem representar a uma criança, como, por exemplo:

  • Lavar ou secar louças (há facas e vidros que acidentalmente podem cortar);
  • Pendurar roupa no varal (é muito alto);
  • Limpar cozinhas e banheiros (em geral é necessário usar produtos químicos pesados);
  • Usar aspiradores de pó ou qualquer outro utensílio conectado à eletricidade (envolve tomadas e outros riscos elétricos);
  • Limpar dejetos de animais e lixeiras (risco de contaminação);
  • Passar roupa ou cozinhar (risco de queimaduras);
  • Separar lixo e reciclar (há latas que podem cortar).

Dos 2 aos 3 anos

É importante estimular a arrumação da casa desde cedo, enquanto ainda são muito pequenos basta incentivos leves para que se torne um hábito.

Lista tarefas crianças 2 a 3 anos
Lista tarefas crianças 2 a 3 anos

Dos 4 aos 5 anos

Nessa fase, as crianças já estão um pouco mais seguras e outras atividades podem ser acrescentadas.

Lista tarefas crianças 4 a 5 anos
Lista tarefas crianças 4 a 5

Dos 6 aos 8 anos

Além das tarefas domésticas já referidas, há outras que também devem passar a ser feitas sem a necessidade de um adulto para supervisionar o tempo todo.

Lista tarefas crianças 6 a 8 anos
Lista tarefas crianças 6 a 8 anos

Dos 9 aos 10 anos

Nessa fase, pode começar a dificultar o nível das atividades de casa em que as crianças podem e devem participar.

Lista tarefas crianças 9 a 10 anos
Lista tarefas crianças 9 a 10 anos

Dos 10 aos 12 anos

O que importa nessa fase é estabelecer uma rotina a cumprir, pois as crianças já conseguem realizar as tarefas domésticas com independência.

Quadro 9 aos 10 Blog Post Milium [Fev20-06]
Lista tarefas crianças 10 a 12 anos

Mãos à obra

Agora que você já sabe quando por onde  começar, vamos ajudar você a organizar a rotina do seu pequeno em um quadro onde ele possa se orientar sozinho e você possa conferir no fim do dia, rendendo elogios e crescimento para toda família.

O quadro começa a ser um incentivo desde a sua construção, por isso é essencial que todos construam juntos. Assim, desde o início a criança contribui e passa a entender a importância da sua participação em todas as atividades. Faça esse momento ser divertido e aproveite para colocar a criatividade em prática.

Quadro Branco

Você vai precisar de: um quadro branco,  papéis coloridos ou post it, fita adesiva ou marcador para quadro branco.

Como fazer:

  1. Alguns quadros brancos já trazem os dias da semana. Nesses casos, você pode escrever as atividades nos papéis/post it, distribuir as atividades em cada dia e fixá-las com ajuda da fita adesiva. 
  2. Outra forma de utilizar o quadro é usando o marcador para dividi-lo em duas colunas: TAREFAS, com as atividades para a criança realizar em cada período (manhã/tarde/noite); REALIZADA, espaço para criança mesmo preencher à medida que cada tarefa for concluída.

Quadro de Giz/Lousa

Você vai precisar de: uma lousa e giz.

Como fazer:

  1. Essa ideia é excelente para quem quer praticidade e flexibilidade, pois cada dia você pode listar as tarefas que deseja e se a criança não souber ler é só desenhar! Ao fim do dia, chame seu filho e juntos façam um check ao lado de item cumprido.
Quadro de tarefas com lousa e giz.
Quadro de tarefas com lousa e giz é uma opção simples e funcional.

Quadro divertido 

Você vai precisar de: 1 cartolina (da cor que preferir), 1 cola quente, canetinhas, fita adesiva, 2 tampas de caixas de sapatos, 2 folhas A4 e imagens/fotos com tarefas para serem realizadas.

Como fazer:

  1. Use as canetinhas para fazer um  título na cartolina, pode ser: Bom dia; Tarefas do Dia; ou algo mais carinhoso como Faça com Amor.
  2. Use a cola quente para colar as tampas da caixa de sapato lado a lado na cartolina.
  3. Use as folhas A4 para criar os rótulos para as tampas FAZER/FEITO.

Diariamente, deposite as atividades que precisam ser feitas no local indicado e oriente seu filho a colocá-las em FEITO assim que concluí-las.


Varal de tarefas

Você vai precisar de: corda de varal, prendedores de roupa coloridos, cesto para os prendedores de roupa, papéis coloridos, canetinhas ou imagens das tarefas.

  1. As tarefas podem ser escritas com canetinha nos papéis coloridos ou substituídas por imagens prontas ou desenhadas, de acordo com a faixa etária da criança.
  2. Amarre a corda em uma altura que fique ao alcance da criança.
  3. Com ajuda dos prendedores fixe as tarefas uma a uma no varal.
  4. Quando a tarefa for concluída a criança deve retirá-la do varal  e colocá-la no cesto.
  5. Além de promover a interação, o varal ainda pode decorar um cômodo da casa. 
Varal de tarefas
Varal de tarefas para o dia a dia.

Com todas essas dicas, fica mais fácil estimular a criançada a participar das tarefas domésticas, desenvolver habilidades e fazer novas descobertas. E se faltar algum material seja para criar o quadro ou na hora das tarefas domésticas, vem pra Milium, porque aqui a gente tem de tudo!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!