Aprenda o passo a passo para limpar o seu sofá perfeitamente!

Aprenda o passo a passo para limpar o seu sofá perfeitamente!

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 11 minutos

Depois da cama, o sofá é um dos móveis mais ocupados por todos os membros da família. Ele costuma ser alvo daquelas manchinhas de café, de comida e, com o tempo, é preciso realizar a higienização adequada dele. 

O que muita gente pensa é que precisa desembolsar uma fortuna para ter seu lindo sofá de volta. Mas isso não é verdade! Com as dicas e os produtos certos, é possível deixar seu sofá com a cor e o brilho que ele tinha quando foi comprado. Para te ajudar, separamos algumas dicas valiosas de limpeza que farão toda a diferença na hora de higienizar seu sofá. Confira!

Descubra de qual tecido é feito o seu sofá

Antes de começar qualquer limpeza, é preciso identificar qual é o tecido do móvel. As opções mais comuns são: suede, chenille, linho, veludo, microfibra, vinil, couro e camurça. Agora você talvez esteja se perguntando: Mas como identificar exatamente qual é o tipo do meu sofá? Simples, confira a etiqueta da peça e veja de qual material ele é feito.

Em seguida, identifique os símbolos na etiqueta. Eles te guiarão para que você saiba quais os tipos de produtos que podem ser utilizados na limpeza do móvel. Confira.

• Símbolo P: significa que ele não pode ser umedecido. A lavagem precisa ser a seco.

• Símbolo W: nesse caso, seu sofá permite limpeza a úmido.

• Símbolo S: quer dizer que você pode utilizar algum produto à base de solvente.

• Símbolo SW: significa que os dois itens anteriores são permitidos.

• Símbolo F: é necessário uma limpeza a seco profissional.

• Símbolo O: essa letra indica que ele pode ser lavado normalmente, em água fria.

• Símbolo X: nesse caso, o seu sofá não permite produtos à base de água ou solvente, então é possível apenas aspirar o pó. Ou seja, não tente limpar o sofá de forma profunda, por conta própria.

Agora que você já sabe o que cada símbolo significa, confira como fazer a limpeza a seco e a úmido.

Limpeza à seco

Comece passando um aspirador de pó. Além de tirar ácaros e poeiras, ele auxilia na remoção de restos de comida e migalhas. Passe o aspirador principalmente nas frestas e costuras do sofá. Se ele tiver almofadas, retire-as e passe por toda a extensão delas.

Para uma limpeza mais profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por todo o sofá e espere 15 minutos. Depois, passe novamente o aspirador para tirar o excesso. Caso o seu sofá tenha pés de madeira, metal ou outro material, limpe com um pano umedecido. Se o seu sofá precisar de uma higienização mais profunda, outra opção é borrifar um pouco de álcool pela superfície, com ajuda de uma esponja de cerdas macias. Finalize toda a limpeza com um pano seco e ele estará novinho em folha! 

Esse procedimento pode ser feito de quinze em quinze dias, ou uma vez por mês. Contudo, como esse material não pode ser umedecido, o recomendado é que a limpeza com aspirador de pó seja realizada com mais frequência. Assim, aspire ao menos uma vez por semana.

Limpeza à úmido

Se o seu sofá possui a letra “W” na etiqueta, uma limpeza a úmido será a ideal. Para começar, recolha as almofadas do sofá e, caso elas tenham capas, aproveite para lavar no ciclo delicado da máquina. Com o aspirador de pó, retire qualquer poeira ou pêlo de animais, especialmente embaixo das almofadas. Para os cantinhos do sofá, o ideal é usar um bocal de canto.

Em uma bacia, misture 1 litro de água morna com 1 colher de sopa de sabão de coco e outra de álcool. Coloque essa solução em um borrifador. Passe o produto pela superfície do sofá, com uma escova de cerdas, no mesmo sentido. É importante que ela seja bem macia, para não soltar fios do sofá. Não exagere na quantidade da mistura, para não encharcar a superfície. Também não se preocupe, porque o álcool ajudará a evaporar o produto rapidamente.

Passe um paninho seco, para retirar qualquer excesso, e retorne as almofadas secas para o lugar. Para finalizar, recomenda-se a mistura de 500 ml de água e uma colher de sopa de amaciante. Essa etapa vai garantir aquele cheirinho gostoso. Basta passar com um pano macio e, pronto, seu sofá estará novinho! Essa limpeza pode ser feita uma vez por mês ou quinzenalmente, caso você tenha crianças ou animais de estimação.

Principais materiais utilizados para limpeza de sofá

O uso do vinagre com água morna é interessante para sofás de linho, veludo e de tecidos em geral. Basta misturar um litro de água morna com ¼ de vinagre e então ir passando pelo móvel. Além de remover sujeiras comuns do dia a dia, ajuda também na remoção de manchas, mas pode exigir um pouco mais de esforço.

Se perceber que o sofá está muito sujo ou com manchas difíceis de remover, use uma esponja para ajudar na tarefa, nunca uma escova ou qualquer outra coisa que possa danificar o tecido.

Já a água (em temperatura normal) com o detergente neutro é indicada para sofás de couro ou courino e até mesmo de napa. Ainda assim, todo cuidado é pouco e você não deve abusar na hora de molhar o pano que vai usar para a limpeza.

Esponjas e escovas não devem ser utilizadas nesse caso, e o pano deve estar levemente úmido durante a limpeza do sofá. Além disso, procure aplicar produtos que ajudam o couro a se manter firme e sem rachaduras, sempre que fizer uma limpeza mais pesada do móvel.

O aspirador de pó pode ser usado em qualquer tipo de sofá. Ainda assim, ele é especialmente indicado para aqueles móveis que pedem lavagem a seco. Remove a poeira e as sujeiras do dia a dia e pode ser passado várias vezes por semana. A ideia do aspirador é garantir que seu sofá esteja sempre com aparência de novo, evitando o acúmulo de sujeira. 

O álcool também pode ajudar na limpeza do seu sofá. Principalmente se você leu na etiqueta dele que toda a limpeza deve ser feita a seco. Coloque o álcool em um borrifador e dê leves borrifadas no móvel, sempre a uma distância maior do tecido. Esfregue rapidamente com um pano.

O impermeabilizante e a espuma “mágica” também são dois produtos indispensáveis na hora da limpeza rápida do sofá. Enquanto um auxilia na higienização, o outro vem como complemento para criar uma camada protetora no estofado e ajudar a impermeabilizar o tecido após a limpeza. 

Como tirar manchas do sofá?

Sabemos que, embora não seja o ideal, sempre acabamos comendo e bebendo em cima do sofá e, com isso, derramando comida e bebida no móvel. Por isso, vamos te ensinar a tirar as manchinhas mais comuns do estofado!

  • Óleo e azeite: derramou óleo ou azeite no sofá? Basta polvilhar um pouquinho de maisena ou fermento em pó sobre a mancha e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, você só precisa retirar com o aspirador de pó.
  • Manchas de café: neste caso, temos três passos que podem ser seguidos: 

Pano úmido com vinagre branco ou álcool: coloque sobre a mancha e retire o excesso, com um pano seco e limpo.

Água tônica em papel toalha: aplique suavemente na marca de café, até que comece a sair, aos pouquinhos.

Água com bicarbonato de sódio: basta criar uma pastinha que irá ajudar a desfazer a área suja. Depois, passe com uma esponja e finalize com um pano seco.

  • Vinho: a clássica mancha de vinho com certeza já aconteceu no seu lar, não é verdade? Mas não se preocupe! Temos dicas infalíveis para te ajudar a limpar:

Vinagre branco com água: misture uma solução de partes iguais de água e vinagre branco destilado, e aplique no sofá, com uma escova de dentes. A dica é fazer o movimento de fora para dentro da marca, para evitar que a mancha se alastre.

Detergente com água: faça a mistura de algumas gotas de detergente (ou sabão neutro) com água em um recipiente, e aplique de fora para dentro, com uma escova.

Com todas essas dicas, ficou fácil saber como limpar o sofá e manter a limpeza e o aspecto de novo dos estofados. Lembre-se sempre de manter uma rotina que conserve esse móvel tão importante em nosso dia a dia! 

E não se esqueça: na Milium tem tudo o que você precisa para manter este móvel sempre brilhando! Venha nos fazer uma visita e confira!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!