Aprenda diferentes tipos de pintura para renovar a sua casa!

Aprenda diferentes tipos de pintura para renovar a sua casa!

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 11 minutos

O processo de reforma de uma casa é algo complexo e que exige esforço e, acima de tudo, criatividade! Os acabamentos em uma obra são importantes, inclusive os tipos de pintura. Afinal, eles mostram a personalidade de um projeto e podem agregar valor na hora da venda, caso seja necessário. 

Conhecer os tipos de pintura e a indicação para aplicação de cada uma é essencial para que você chegue no resultado desejado e economize tanto na execução quanto na manutenção. Para isso, separamos alguns tipos de pinturas para você usar no seu próximo projeto. Confira!

Pintura com textura

Antes de aplicar a textura, certifique-se de que a parede está limpa, seca e lisa, com um acabamento bem feito com massa corrida. Isso vai garantir um resultado mais uniforme ao final do processo. Caso haja imperfeições, corrija com massa e lixe para que tudo fique no mesmo nível.

Para fazer esse trabalho são necessários rolos especiais. Alguns até oferecem desenhos bacanas para diferenciar o seu trabalho. Na Milium temos rolos que já vem com diferentes tipos de texturas, excelentes para você soltar a criatividade! Com os rolos em mãos, você já pode começar a preparar a massa.

Bata, com a ajuda de um pedaço de madeira ou uma colher apropriada para este serviço, a massa com força até ficar mais maleável, como uma massa fina. Se notar que está muito grossa, dilua, com no máximo, 10% de água. Não mais do que isso para não estragar a massa.

Com a ajuda de uma desempenadeira, aplique uma camada da textura, com uma espessura de 3mm a 4mm na parede, em uma área máxima de 1m². 

Após a massa estar na parede, com a ajuda do rolo umedecido, passe levemente por cima da massa para espalhar de forma uniforme. Repita esse processo até cobrir a parede por inteiro. Quando coberta, deixe secar por algumas horas e depois é só pintar da cor escolhida.

Esponjado

O esponjado é uma técnica que faz uso de várias cores aplicadas ao acaso, uma sobre a outra, com uma esponja que produz um efeito manchado, dando textura e volume à superfície. A combinação de cores é ilimitada. O material naturalmente poroso das esponjas marinhas inspirou a técnica. A esponja natural é ideal para esta pintura, mas é possível simular o efeito com uma esponja sintética, a um custo muito menor.

Faça experiências com várias cores para criar o efeito desejado, desde delicados tons pastéis, ou o contraste de cores vibrantes. Superfícies como parede, madeira, cerâmica, vidro ou laminado se prestam bem a essa técnica.

A grande vantagem do esponjado é que você pode variar a intensidade de cada cor, criando efeitos originais. Uma só cor aplicada com esponja sobre um fundo cria um efeito mais simples, sofisticado, ao passo que duas camadas criam um efeito sombreado, também muito bonito.

Use uma tesoura para cortar os cantos e a borda de uma esponja porosa e flexível, a fim de deixá-la ovalada e com furinhos. Misture bem a tinta para a primeira camada do esponjado.

Quando estiver preparada para começar, derrame a tinta diluída em uma bandeja, umedeça a esponja com um pouco de água e mergulhe a face da esponja preparada na tinta levemente. Use um pedaço de papel para retirar o excesso de tinta, isso é muito importante para que as primeiras batidas não fiquem borradas. Para garantir um efeito uniforme terá que retirar o excesso toda vez que molhar a esponja na tinta.

Comece a aplicar o esponjado girando a esponja para variar as marcas que faz. Aplique a primeira cor e enxágue bem a esponja até ficar inteiramente limpa. quando a pintura estiver seca, misture a segunda cor e aplique do mesmo modo.

Use luvas de borracha para não sujar suas mãos na hora de pintar as paredes, e lembre-se também de forrar o chão do local onde você vai pintar com jornais ou revistas velhas, para evitar respingos de tinta com a esponja. Comece o esponjado em locais com mais probabilidade de ficar escondido para ir adquirindo prática sem comprometer o trabalho.

Pintura simples com Tinta Acrílica

A tinta acrílica é dissolvida na água, a secagem é rápida e seu cheiro não é forte, já que a grande diferença é ser lavável. Após a aplicação a tinta cria uma película impermeável que lhe confere essa característica. Desta forma, pode ser aplicada tanto em ambientes internos quanto externos.

Por ser lavável sua durabilidade é maior, além disso a tinta tem maior cobertura. Este fato lhe confere bom custo benefício por necessitar de menor número de demãos.

Acabamento

A tinta acrílica possui os seguintes tipos de acabamento:

  • Fosco: a principal caraterística do acabamento fosco é a ausência de brilho, o fato de refletir pouca luz ajuda a esconder as imperfeições da parede. Sua vantagem é que seu rendimento chega a ser 15% maior do que o de uma tinta equivalente com acabamento semibrilho.
  • Acetinado: é a alternativa intermediária entre o fosco e o brilhante, consequentemente seu rendimento também é intermediário.
  • Brilhante ou semibrilho: por refletir mais a luz as imperfeições são ressaltadas, possui menor rendimento.

Agora que você já sabe as principais formas de dar aquela renovada na sua casa, corre já pra Milium e garanta tudo o que você precisa para repaginar seu lar! Temos rolos de pintura, lixa, pincéis, fita adesiva, rolos que já vem com textura e muito mais! Confira! Te esperamos.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!