Aprenda como montar uma árvore de Natal perfeita!

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 7 minutos

Segundo uma tradição estadunidense, o mês de novembro é o mês oficial de montar a árvore de Natal. Além de ser um dos principais símbolos da celebração cristã, a árvore de Natal faz toda a diferença na decoração, espalhando alegria e aflorando o espírito natalino. 

As árvores de Natal têm relação com o nascimento de Jesus, de acordo com os cristãos. Estudiosos acreditam que ela começou a ser usada no século XVII, especialmente na Europa. 

Por ser um símbolo de tradição e religiosidade, a montagem delas representa um momento de união familiar, simbolizando a chegada de um novo ano. 

As opções de montagens são infinitas e, sem sombra de dúvidas, a escolha do tamanho da árvore é a primeira questão a ser levada em consideração. Primeiro é importante você definir o tamanho de acordo com o espaço que você tem na sua casa ou apartamento. Se for uma casa muito grande, sugerimos árvores acima de 1 metro. Já se o lugar for pequeno e o que mais importar para você for o simbolismo da data, uma boa opção são as árvores pequenas. 

É é justamente para te auxiliar nesse processo que decidimos separar algumas dicas de ouro para você arrasar na montagem da sua árvore, especialmente se ela for pequena. Então vem com a gente que no caminho a gente explica! 

1- Escolha da árvore de Natal

O primeiro grande passo é escolher a árvore! Existe uma infinidade de opções disponíveis, desde aquelas com galhos um pouco mais “sequinhos” até as com galhos mais felpudos. Os modelos, as cores e os tamanhos são os mais variáveis possíveis. Embora existam opções naturais, nós recomendamos o uso das artificiais, pois além de durarem mais e poderem ser utilizadas em outros natais, elas não geram custo com cuidados e também não murcham ou morrem durante as comemorações. 

2- Escolha as cores e os temas dos enfeites

Sim! Não basta colocar bolas coloridas e enfeites aleatórios. Montar uma árvore de natal também exige planejamento.

Antes de tudo, é preciso decidir como será a decoração da sua árvore: monocromática, temática – infantil, glamourosa, etc – ou tradicional. Após escolher o tema, é importante definir quais serão os enfeites principais e secundários, e separá-los por tamanhos e cores e nichos. Isso porque, os maiores deverão ser colocados primeiro em sua decoração.

Após escolher o tema, pense também no esquema de cores que harmonize com os seus enfeites. Mas se ainda tiver medo de errar, invista nas combinações que são clássicas, como vermelho e dourado; vermelho e verde; branco, azul; prateado e roxo.

3- Comece a decorar sempre pelo pisca pisca

Comece colocando o pisca-pisca na parte inferior da sua árvore, pois assim o plug da tomada ficará na parte de baixo. Depois, suba fazendo zigue-zague e enrolando o pisca-pisca nos raminhos da árvore. Repita o processo do outro lado. Dependendo do tamanho da sua árvore, pode ser necessário colocar mais de um pisca-pisca para que ela fique bem iluminada.Lembrete: dê preferência para as lâmpadas de LED, pois gastam menos energia, não esquentam e deixam a decoração mais bonita. Em seguida, insira as bolas e enfeites menores na sua árvore, buscando ocupar os buracos vazios.

4- Use festão, flores e laços para incrementar a decoração

Se a sua árvore ainda estiver magrinha e não tiver mais ideia de como montar uma árvore de natal cheia e bem distribuída, a dica de ouro é usar festão aramado, fitas largas e flores. Assim, você irá deixa-la mais robusta e sem buracos, pois eles preenchem os espaços entre os galhos, além de deixar a decoração mais bonita e elegante.

5- Deixe a árvore combinando com o ambiente

As árvores de Natal precisam seguir a decoração da sala para combinar com o ambiente. Assim, reflita sobre qual a principal peça e o foco de ambientação da sua casa ou apartamento. A partir daí, adapte a árvore a isso.

Por exemplo, se você gosta de ambientes mais rústicos, com tons puxados para a madeira, por que não diversificar a montagem da árvore e ousar em tons dourados e vermelhos? Para uma casa mais moderna, há inúmeras opções diversificadas para deixar a árvore personalizada. As bolas coloridas são as ideais para formar um pinheiro lindo. 

Agora que você já sabe essas dicas, pega caneta e papel, anota tudo e corre pra Milium mais próxima de você para arrasar na compra e montagem da sua árvore de Natal!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!