Aprenda como montar um Calendário Advento para toda a família

Aprenda como montar um Calendário Advento para toda a família

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 4 minutos

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano e um dos feriados que mais emociona o brasileiro. É neste momento que celebramos a vida, trocamos presentes com pessoas queridas, decoramos toda a casa e festejamos com pratos deliciosos. 

Para se preparar para a chegada do tão esperado dia, existe o advento. Ele corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Por isso, até o início do século XIX, os luteranos alemães faziam uma contagem regressiva durante esse período, fazendo riscos com giz na porta, acendendo novas velas ou pendurando novos santos na parede a cada dia. Foi daí que surgiu o calendário do advento.

Além de fazer a contagem regressiva para este dia, o calendário do advento também serve para reunir a família e é uma excelente opção para tornar as festividades mais animadas e dinâmicas, além de ajudar no controle da ansiedade para o tão esperado dia. 

A intenção com as sugestões de atividades é focar nos encontros, na convivência. A gente se perde tanto na rotina, nos distanciamos por conta dos compromissos, das inúmeras funções, das telas. O momento se torna um convite para desacelerar, desplugar e nos reaproximarmos daqueles que nos importam. Presença. Conexão. Olhar nos olhos, escutar atentamente, contar histórias, dividir, multiplicar, repartir, agradecer, brincar.  Distribuir afetos.  Valorizar este tempo junto tão precioso, que fortalece o vínculo e cria as preciosas memórias afetivas em todos os membros da família.

O Calendário pode ser produzido com materiais que você tem em casa, de forma simples e prática. Envelopes vazios, saquinhos de papel, de tecido, copos de papel, embalagens natalinas antigas, detalhes de decoração de Natal, recortes de revistas, de tecidos: tudo isso pode ser utilizado para criar o Calendário. O que importa é curtir, em família, pequenas doses diárias de se “fazer o bem” e estreitar os vínculos de afeto.

Agora vamos lá aprender a montar esse calendário?

O primeiro passo é separar 24 recipientes (podem ser envelopes, saquinhos, caixinhas) e enumerá-los. Em seguida, você pode colocar uma atividade em cada um deles, seguida por um mimo: um doce, uma lembrancinha, vai da sua criatividade. 

O calendário começa a contar no dia 1º de dezembro e vai até o dia 24 véspera de Natal. Em cada um dos dias você pode se reunir com a família, tirar uma atividade, realizá-la e registrar o momento com fotos para guardar de recordação. 

Uma outra sugestão é fazer um varal com barbante e pendurar nele os 24 envelopes com as atividades. Outra opção bacana é montar um calendário tradicional apenas com o mês de dezembro e também colar os envelopes, saquinhos ou caixinhas em cada um dos dias e ir retirando e realizando as atividades, conforme os dias forem passando. 

Algumas ideias de atividades para o calendário do Advento:

  • Ouvir uma história de Natal
  • Fazer um piquenique perto da Árvore de Natal
  • Separar brinquedos para doação
  • Cantar uma música de Natal com a família
  • Fazer arte de Natal
  • Perguntar para a mamãe e/ou o papai como era o Natal deles quando crianças

Como utilizar o calendário

  1. No dia 1º de dezembro, abra com a família o primeiro envelope/saquinho e leia junto com eles a atividade sugerida. Por exemplo: Fazer um desenho do Presépio.
  2. Execute com a família a atividade – pode ser num momento em que todos estiverem reunidos.
  3. No dia 2 de dezembro, repita o processo: abra o envelope do dia 2 e realize com o pessoal a atividade daquele dia. Repita este processo até o dia 24. Assim, muita coisa boa será realizada em família e certamente, para as crianças, o Natal vai ser diferente!
  4. E se a família não conseguir fazer uma das atividades em determinado dia? Não tem problema: no dia seguinte, abra os dois envelopes e realize as duas atividades. Mas procure não deixar acumular muitos dias, para não perder o sentido do calendário.
  5. Uma sugestão é ler a atividade pela manhã, para que seja possível providenciar algum material para a atividade do dia, se necessário. 

Que tal elaborar esse projeto de afeto para passar um Natal inesquecível com a família? E não se esqueça que na Milium tem todos os materiais necessários para você montar o calendário de sua escolha. 

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!