Aprenda a fazer a limpeza completa da sua piscina!

Aprenda a fazer a limpeza completa da sua piscina!

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 7 minutos

Ter uma piscina em casa para relaxar e curtir momentos de lazer com a família e os amigos é algo que sempre passa pela cabeça de todos, principalmente se o clima estiver propício para um mergulho. As piscinas podem ser dos modelos mais simples até os mais luxuosos, seja de plástico ou de fibra, relaxar em um deque com espreguiçadeira ao lado de uma piscina é o sonho de muitos. 

Mas após adquirir a tão sonhada piscina, vem a pergunta mais importante: você sabe como limpá-la? Esse processo é crucial para que você mantenha esse cantinho sempre bem higienizado e pronto para divertir todo mundo que for até a sua casa. Porém, sabemos que nem todo mundo tem o conhecimento necessário sobre este assunto. E foi pensando nisso e em facilitar a sua vida neste momento que nós montamos um guia completo de limpeza de piscina para você! Confira!

Invista, primeiro, na limpeza da área externa

Antes de começar a limpeza efetiva da piscina, invista um tempo para organizar e limpar a área externa. Se sua casa tiver um deck, ou até mesmo um entorno ao redor da piscina, é certo que acumulará sujeira e resíduos conforme as pessoas e animais forem circulando. Além disso, fatores como vento, poeira e folhas também influenciam consideravelmente no momento da limpeza. 

Então, para começar, varra essa sujeira, sempre da borda para fora, procurando evitar ao máximo que caia algum resíduo na água. Essa ação, apesar de simples, facilita – e muito! – o momento da limpeza da piscina. Além disso, é importante usar produtos específicos para limpar o deck, deixando-o além de higienizado, mais bonito. 

Limpe bem os filtros

Após realizar a limpeza de todo o ambiente ao redor da piscina, é hora de limpar o skimmer (ou coadeira). Esse dispositivo fica na parte lateral da piscina e serve para juntar a sujeira que fica na superfície da água, tais como folhas e insetos. Caso a piscina tenha essa ferramenta, é preciso fazer o esvaziamento do depósito de sujeira manualmente todas as vezes que for realizar o processo de limpeza da piscina. 

Além disso, é recomendado que esse mecanismo seja limpo com regularidade. Nesse processo, também é necessário limpar o pré-filtro da motobomba. Mas lembre-se de sempre desligar o sistema de filtração e fechar os registros necessários antes de acessar o pré-filtro.

Tire todos os resíduos da superfície

Tanto durante o uso quanto nos momentos em que a piscina está sem ninguém, caso não haja uma constante cobertura da superfície é normal que o local acumule resíduos como folhas, insetos, e tantos outros visíveis aos olhos. Para retirar essa sujeira, use uma peneira de cabo longo. 

É importante ressaltar que a rede da peneira deve ser mais fechada, para que consiga coletar até os pedaços menores de resíduos.

Limpe o revestimento  

Agora vem a parte em que toda a família pode ajudar! Este é o processo de limpeza do revestimento da piscina. Com essa higienização, é possível retirar o acúmulo de resíduos grudados na superfície, como algas. Além disso, a escovação impede a formação de manchas além de ser ótima para deixar os azulejos sempre bonitos, formando aquele visual lindo quando a piscina fica cheia novamente. 

Além de piscinas de azulejo, a escovação também é recomendada para outras superfícies tais como vinil, fibra, madeiras e pedras. Mas nestes casos é preciso usar uma escova macia para que risque ou danifique o revestimento. 

Agora é hora da aspiração da superfície da piscina!

Esta fase exige muito cuidado e paciência. Isso porque, logo após a limpeza do revestimento da piscina, existe a possibilidade de se usar um decantador. Este produto solidifica a sujeira mais fina, levando-a pro fundo e fazendo com que a aspiração seja necessária. 

Neste caso, aguarde o período completo de decantação e só então, quando estiver completo, inicie o processo de aspiração. Para a aspiração funcionar completamente, apenas o registro de aspiração do aparelho deve estar aberto, além de um dispositivo de retorno, de modo que a água já limpa e aspirada possa voltar após o procedimento. 

Também é importante prestar atenção nas instruções do fabricante para que a aspiração seja totalmente bem sucedida. O processo de aspiração tem que ser feito de forma lenta e gradual, com delicadeza, para que a sujeira ao fundo não volte a se espalhar para o restante da piscina.

Os cantos da piscina são os locais que acumulam mais quantidade de sujeira. Nesses pontos, qualquer movimento mais forte pode fazer com que a aspiração seja arruinada pela sujeira espalhada. Então não se esqueça de aspirar com bastante cuidado esta área.

Último passo: tratamento químico da piscina

Para uma limpeza completa e com qualidade, temos que lembrar do tratamento químico da água. Composto por cloração, controle do PH e controle da alcalinidade, é esse processo que vai deixar a água da piscina tratada e própria para uso constante. 

O processo químico consiste em medir a alcalinidade e o PH da água, corrigindo-os se necessário. O cloro é uma eficiente maneira de fazer isso e deve ser específico para esse fim. Sua ação desinfeta a água, matando os microorganismos que podem ser nocivos quando não tratados. O cloro do tipo granulado ou em pastilhas deve ser diluído para não danificar alguns tipos de revestimento, como a fibra de vidro e o vinil.

Para resumir:

Montamos um esquema para simplificar estes processos e facilitar na hora de fazer a limpeza! Todo este ciclo pode ser resumido na sigla VAPT: Verificar, Ajustar, Purificar e Tratar, desenvolvida pela BEL Piscinas. Confira!

Verificar

Neste primeiro passo, confira os parâmetros da água, que são: Alcalinidade, PH e cloro. Isto serve para garantir que tudo está certo com a piscina e para verificar o que precisa ser ajustado. 

Ajustar

Esta etapa mantém adequados os parâmetros de alcalinidade e PH. Além disso, esta fase do ciclo deixa a água pronta para a etapa de purificação. 

Purificar

Esta etapa elimina os microorganismos que podem prejudicar a saúde, deixando a água saudável e segura para todos. 

Tratar

Esta é a última fase, onde deixamos a água limpa e cristalina para banho. 

Como você pode ver, a limpeza da piscina é um processo trabalhoso e que requer paciência e dedicação. Porém, se você tiver certos cuidados com o entorno e com a água, sua piscina vai se manter limpa por mais tempo e o processo de manutenção não vai ser tão massante.

Agora que você já sabe todo o passo a passo para deixar sua piscina perfeita, confira aqui todos os produtos necessários para a limpeza e venha até a Milium para garantir eles! Te esperamos!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!