Saiba como fazer faxinas e reparos para a sua casa no final do ano

Saiba como fazer faxinas e reparos para a sua casa no final do ano

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 8 minutos

Dezembro é aquele mês conhecido pelas maiores festividades do ano. Mas além de ser palco de grandes festas familiares e decorações incríveis para o Natal, este mês também é marcado por ser um momento de grandes mudanças que antecipam a chegada do novo ano que se inicia. 

Deste modo, não há nada melhor do que começar organizando o espaço mais importante para você: a sua casa. Seja por motivos de superstição ou simplesmente pra dar uma geral e começar o ano com o pé direito, organizar a casa é sempre uma boa pedida, especialmente no final do ano. 

Você pode começar a fazer essa limpeza de final de ano se desfazendo de objetos e roupas que não possuem mais utilidade. Neste ponto, aproveitar o Natal para doar esses objetos e fazer uma boa ação pode ser uma boa forma de começar a geral na casa. 

Após doar ou vender tudo o que não utilizará mais, é hora de focar na faxina geral da casa. Para facilitar, separe a limpeza por cômodos e peça ajuda familiar para tornar o trabalho menos cansativo. Os filhos podem fazer as tarefas mais simples, como organizar seus brinquedos e separar o que deve ir para doação. Já o marido pode se encarregar da garagem e de alguns reparos na casa, como trocar uma lâmpada queimada, renovar a pintura das paredes que estão encardidas ou descascando.

Sabemos que a faxina de final de ano é um pouco mais trabalhosa e cansativa, e requer um pouco mais de tempo e esforço. Por tanto, é fundamental dividir as atividades e as tarefas com o restante da família. Assim você não se sobrecarrega e ainda garante que tudo sairá de acordo com o esperado. 

Como planejar a limpeza de final de ano

Primeiro, faça uma lista de todas as tarefas que você pretende e precisa fazer no final do ano. Coloque as prioridades no topo e divida toda a limpeza por cômodos da casa. Um dia fica destinado à limpeza do quarto, no outro a sala e assim por diante. É sempre importante, neste processo, ter um bom estoque de materiais de higiene para usar na faxina. 

Use e abuse de produtos multiuso pois eles são eficientes para higienizar e limpar superfícies como bancadas, pias, vidros e prateleiras. Tenha sempre em mãos um bom desinfetante e um limpador desengordurante, além de buchas, esponjas, vassouras, baldes e panos de chão. 

Fazendo a limpeza cômodo por cômodo

A faxina de final de ano é o momento ideal para darmos uma atenção especial àqueles cantinhos e áreas da casa que não limpamos com regularidade. Lugares como atrás da geladeira e do guarda-roupa, embaixo da pia, dentro da máquina de lavar. Use a ocasião também para trocar o forro dos armários e gavetas, lavar a capa das almofadas, o tapete, os sofás, higienizar os colchões, entre outras limpezas menores. 

Agora, para te ajudar nesse processo, confira algumas dicas de como limpar cada cômodo da casa.

Sala

A sala é o local onde mais recebemos visitas e onde as pessoas da casa mais transitam durante o dia. Sabemos que, por mais que a limpeza semanal ajude a manter o mínimo de higiene, no final do ano é preciso levantar as mangas e partir pra uma faxina mais profunda nesse cômodo. 

Limpe seus armários, estantes, escrivaninhas, mesas e o que mais tiver, tanto sua superfície quanto os objetos que estão nelas. Aproveite o clima de limpeza para colocar a cortina e as almofadas do sofá para lavar, bem como fazer uma limpeza no próprio sofá. Arraste todos os móveis, limpe em todos os cantos e se certifique que tudo o que não é mais usado – como cds antigos, revistas, livros – seja descartado ou doado. 

Cozinha

Comece a limpeza de fim de ano pelas superfícies e depois passe aos armários. Retire tudo o que estiver nas prateleiras e gavetas. Aproveite para se desfazer do que não tem mais utilidade e dos produtos vencidos. Limpe estas áreas com um desinfetante e troque o forro das gavetas, se necessário.

Passe um limpador de superfícies nos azulejos da cozinha. Use água sanitária na limpeza da pia para exterminar germes e bactérias. Para o piso, retire o grosso da sujeira com uma vassoura ou aspirador. Depois passe um pano úmido com um bom limpador de chão. E claro, não deixe de incluir em sua faxina de fim de ano uma limpeza profunda na geladeira e no fogão.

Banheiro

Para o banheiro, prefira usar água sanitária à base de cloro ou desinfetantes que tenham alvejantes para fazer a limpeza profunda do vaso sanitário. Estes produtos também auxiliam na remoção de manchas e ajudam a dar bom cheiro. 

Para que o local fique bem limpo e cheiroso, é preciso ficar atento à todos os detalhes. Se você tem um box, limpe em seus vãos e também suas peças. Isso irá garantir que ele tenha uma vida útil maior, já que com a remoção das sujeiras você evitará danos futuros. 

Seguindo, passe para as gavetas do banheiro e prateleiras. Dê uma olhada no prazo de validade dos produtos e se desfaça dos que já venceram. Dando continuidade à limpeza, um ponto que poucas pessoas prestam atenção é o chuveiro! Limpe em cima dele e por todo o seu comprimento. Em seguida passe um pano seco em tudo e se prepare para o próximo ambiente. 

Quartos

Limpe os armários, estantes e gavetas. Separe roupas, brinquedos e objetos sem uso para a doação. Aproveite a ocasião para organizar o guarda-roupa e as gavetas. A faxina de fim de ano também é uma ótima ocasião para lavar colchas e travesseiros. E claro, não deixe de fazer uma boa limpeza nas cortinas para remover a poeira e os germes.

Arraste os móveis, troque a roupa de cama e limpe os cantos da parede, que com a falta de atenção podem até ficar com teias de aranha! Caso tenha quadros, lembre-se de limpá-los, pois eles acumulam muita poeira sem que você perceba. Para finalizar, passe uma vassoura no teto para tirar qualquer sujeira extra e faça a limpeza do chão.

Áreas externas

Por que não incluir em sua limpeza de fim de ano uma boa geral no jardim? Verifique a situação das suas plantinhas. Aproveite para renovar os vasos e as flores. Se mora em apartamento, faça uma arrumação no hall de entrada. Limpe bem a porta e o tapete de entrada.

Faça uma lista e, após a limpeza de cada ambiente, vá fazendo um X nele. Deste modo você garante que não se esqueceu de nenhum lugar e sua casa começará o ano tão limpa que parecerá nova!

E não se esqueça: na Milium temos todos os materiais necessários para deixar sua casa pronta para receber o ano novo! Venha conferir!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!