Como manter o corpo e a mente saudáveis durante a quarentena

Como manter o corpo e a mente saudáveis durante a quarentena

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 5 minutos

Todo mundo já está sabendo que, diante da pandemia do coronavírus, o melhor a se fazer é ficar em casa para evitar o contágio. O que a maioria não sabe é o que fazer com o tempo livre. Mas nós temos algumas ideias que podem servir de inspiração para manter a qualidade de vida também na quarentena.

Mulher na janela

Controle a ansiedade

Com a alteração de rotina, sentimentos ansiedade e insegurança são muito comuns, pois estamos diante de muitas indefinições em relação às medidas de saúde que precisam ser tomadas para retardar o avanço do Covid-19. Quanto tempo vai durar essa situação? Preciso ir ao mercado e agora? Será que estou tomando os cuidados suficientes para manter o vírus longe de mim e da minha família? Essas e muitas outras questões assombram os pensamentos das pessoas, justamente porque há espaço para isso. O ideal é checar informações sobre os fatos apenas uma vez ao dia, em uma fonte confiável. O restante do tempo, deve-se e ocupar a mente com atividades produtivas e saudáveis.

Enquanto dormir ao menos oito horas por dia, manter uma alimentação rica em frutas e verduras e respirar de forma consciente ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o uso exagerado das redes sociais pode aumentar o nível de estresse. Por isso, é preciso reinventar a rotina, com atividades que promovam o equilíbrio físico e mental.

Mulher irritada ao celular

 Reinvente sua rotina

Sabe aquelas coisas que você sempre gostou, quis fazer ou deixou de fazer por que não tinha tempo? Sim, vale lembrar daquelas ficaram na infância como desenhar, dançar ou fazer bolinhas de sabão. Coisas que podem ser simples, mas colocam a serotonina para funcionar, regulando principalmente o bom-humor, a memória e a atenção. Agora é a hora! Liste e inclua na sua rotina daqui para frente. Caso, precise de inspiração, dá só uma olhada nas nossas dicas.

Bolhas de sabão

O que fazer com o tempo livre

1-Atualize sua  playlist 

Que tal separar suas músicas preferidas para animar a quarentena? Músicas são um santo remédio para alma.  Então, solta o som, DJ!

Casal ouvindo música

2-Baixe um aplicativo de atividades físicas

Não poder ir à academia não é desculpa para deixar de malhar. Determine um horário para fazer atividades físicas em casa diariamente.

App de exercícios

3-Comece uma horta

Ter uma hortinha em casa é um incentivo para fazer uma alimentação mais rica e melhorar o sistema imunológico. Além disso, cuidar das hortaliças é uma atividade relaxante!

Horta em casa

4-Aprenda um novo idioma

Existem vários aplicativos muito legais que podem te ajudar. Essa é uma ideia muito bacana, que além de ocupar o tempo você se prepara para o mercado de trabalho.

Amigos aprendendo uma nova língua

5-Organize o  guarda-roupas

Use também o tempo livre para o bem, separe algumas roupas para doação (mas espere o isolamento social passar para ir entregar).

Mulher na janela

Mais algumas ideias para você ter o que fazer com o tempo livre

6-Não pare, dance!

Isso mesmo, que tal ensaiar uma coreografia, em família, sem pretensão nenhuma apenas para dançar e ser feliz?!

Casal dançando na cozinha

7-Faça a noite do Karaokê

Quem canta os males espanta, então…música maestro!

Cantando na sala

Ligue o Karaokê, pode ser até no Youtube o importante é descontrair. Só não esqueça de respeitar os vizinhos, afinal está todo mundo em casa.

8-Leve as crianças para cozinha

Uma excelente atividade pra fazer quando as crianças estão em casa é trazê-las para a cozinha. Procure sites de mestre cucas ou marcas dos alimentos que você consome, apostamos que lá tem várias receitas incríveis para vocês se divertirem.

Mãe cozinhando com a filha

9-Prepare a maratona

Para aquelas séries que um fim de semana é pouco este é momento! Prepare a pipoca e comece a maratona com a família!

Maratonando séries em família

10-Chame seus amigos para uma chamada de vídeo

Não é porque você tem que ficar em casa que não pode colocar o papo em dia, não é mesmo? Conecte-se com a galera,  troque ideias sobre o período e dê boas risadas!

Chamada em grupo

Ah, e não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, use álcool em gel, cobrir o nariz e boca com o braço ao tossir e não compartilhar objetos pessoais. Por enquanto, evite beijos, abraços e apertos de mão, mas use outras formas de demonstrar afeto. A Milium, por exemplo, continua se preocupando e cuidando de você e da sua família com conteúdos como este. Esperamos que goste!


Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!