Guia completo de como montar uma mesa posta com dicas valiosas

Guia completo de como montar uma mesa posta com dicas valiosas

Categoria: Dicas
Tempo de leitura:

O almoço ou jantar em família é uma ocasião muito importante na vida de muitas pessoas. Um momento no qual todos se reúnem para celebrar, conversar e compartilhar a vida!

Essas reuniões familiares merecem todo o cuidado e atenção na sua preparação, afinal de contas, é muito bom poder receber as pessoas que amamos e demonstrar nossa gratidão pela presença delas, não é mesmo? 

No entanto, muitas vezes nos sentimos perdidos diante de tantos afazeres e itens para arrumar: talheres, taças, pratos e acessórios. Tudo isso somado à pressão de querer agradar a todos os convidados da melhor maneira possível.

Pensando nisso, preparamos um guia completo com dicas de etiqueta de mesa posta. Um passo a passo incrível para ajudar você a surpreender a todos no próximo almoço ou jantar em família. Vamos lá?

Mesa posta com toalha de mesa ou jogo americano?

Escolha se você vai utilizar uma toalha de mesa ou um jogo americano, nunca use os dois juntos! A função de proteger a mesa de alimentos quentes é do sousplat, um item essencial na mesa posta, mas não se preocupe com isso agora, vamos falar dele adiante! 

Uma mesa posta com toalha fica muito aconchegante e espaçosa, pois aproveitamos melhor os espaços da mesa. Então, dependendo do número de convidados, com certeza essa é a escolha ideal para você. Vale lembrar que a barra da toalha de mesa nunca pode ultrapassar mais de 50 centímetros.

Na hora de decidir a estampa e o tecido da toalha de mesa lembre-se: ela precisa combinar com a louça escolhida! De nada adianta ter uma mesa posta corretamente com itens que não combinam entre si. Então, selecione tudo com muito cuidado levando em consideração a ocasião e a data comemorativa, se houver.

Caso prefira montar a mesa posta utilizando jogos americanos invista em modelos diferentes! Além de serem mais práticos e fáceis de limpar, os jogos americanos permitem que a mesa posta seja montada mais rapidamente. Enfim, eles são uma ótima opção para quem deseja demarcar os lugares dos convidados e para quem prefere manter a superfície da mesa à vista de todos. 

Sousplat, um acessório importante na mesa posta

A escolha desse item deve levar em consideração o aparelho de jantar, pois é importante que ele seja maior do que o prato e que combine com a louça! O sousplat é uma peça que serve para proteger a mesa do calor dos pratos quentes, por isso, ele fica embaixo dos pratos. 

Outra vantagem do sousplat é que ele traz muita elegância à mesa posta. Quando tiramos os pratos usados, a peça não deixa que a mesa fique com uma aparência de vazia. Ouse na escolha de um modelo que traga ainda mais destaque para seu aparelho de jantar, com certeza, você vai arrasar!

Na mesa posta, quem dita as regras é o aparelho de jantar

Montar a mesa posta de forma harmônica não é uma tarefa fácil. São muitos itens e todos eles precisam combinar entre si. De nada adianta ter uma mesa posta com vários itens lindos disputando atenção, sem nenhuma harmonia. Por isso, quem dita as regras é o aparelho de jantar.

Na hora de escolher a toalha de mesa ou o jogo americano, assim como o sousplat e os demais itens que compõem a decoração da mesa posta, você precisa ter em mente qual será o aparelho de jantar. Ele será o item de maior destaque da ocasião, então, nada mais justo que as escolhas sejam feitas levando-o em consideração.

Nem é preciso falar que existem diversos modelos diferentes e lindos. Para te ajudar na escolha, lembre-se que cores claras permitem que você possa ousar mais na decoração, enquanto que cores vibrantes irão te limitar. Tudo é uma questão de deixar a mesa posta harmoniosa.

Outro ponto importante é a quantidade de pratos, isso depende do cardápio escolhido. Atenção: só coloque na mesa aquilo que realmente será utilizado. Geralmente, os pratos rasos servem para a refeição principal, os fundos para as entradas e o menor para a sobremesa.

Cada talher em seu lugar e a mesa posta fica perfeita

Uma forma de não errar na organização dos talheres, é entender para que serve cada um deles. As colheres, por exemplo, só possuem um formato, mas variam de tamanho. As maiores são para sopas, as médias para sobremesas e as pequenas para chás e cafés.

Já os garfos mudam de acordo com o objetivo, os que são feitos para saladas possuem dentes mais largos para facilitar na hora de dobrar as folhas. Também existem os específicos para peixes, eles possuem o dente central mais grosso que os demais para ajudar a separar a espinha do animal. Os garfos maiores servem para a refeição principal, enquanto que os menores para a sobremesa.

A faca para peixe é pontuda e sem corte para que a carne não se desmanche. As facas de serra servem para ajudar a colocar o alimento no garfo, as que possuem serras maiores são para cortar as carnes, já as facas pequenas são usadas para a sobremesa.  

A disposição dos talheres na mesa posta segue a ordem em que as comidas serão servidas. Lembre-se: só coloque na mesa aquilo que realmente será utilizado! Mais adiante iremos te mostrar a sequência correta, não se preocupe.

Antes disso, uma curiosidade! Você sabe o que significa a posição dos talheres no prato? Muitas pessoas não sabem, então preparamos uma imagem com a linguagem dos pratos para você aprender e nunca mais esquecer. Confira!

Taças na mesa posta, nunca use copos!

Em almoços e jantares formais, copos não devem ser utilizados. São as taças que devem compor a mesa posta! A quantidade mínima na mesa é duas taças, uma para a água e outra para o acompanhamento.

Os vinhos são sempre os mais consumidos nessas ocasiões e cada tipo de bebida exige um diferente tipo de taça. Pensando nisso, preparamos outro conteúdo para você ler aqui no nosso blog: conheça a taça ideal para cada tipo de vinho. 

Caso o momento não seja tão formal e, principalmente, se tiver crianças no almoço ou jantar, você pode utilizar copos para refrigerantes e sucos. No entanto, o ideal é investir em taças, afinal de contas, você quer arrasar e surpreender a todos, não é mesmo?

Guardanapos são itens essenciais na mesa posta

Dependendo do estilo do guardanapo, ele pode acrescentar muito charme a mesa posta. Sendo uma parte essencial, você precisa decidir se vai usar os modelos de papel ou de tecido. 

Os guardanapos de papel normalmente são utilizados em ocasiões menos formais, enquanto que os de tecidos são indicados para almoços e jantares especiais. Existem diversos tipos de guardanapos de tecidos, na hora de escolher qual irá utilizar lembre-se: é preciso manter a harmonia da mesa posta!

Coloque os guardanapos ao lado esquerdo ou em cima do prato. Você também pode fazer dobraduras diferentes, usar enfeites para prendê-los, enfim, use a sua criatividade para incrementar esse item essencial na mesa posta.

Dicas de etiqueta à mesa: coloque o guardanapo de tecido no colo antes de se servir. Ele pode ficar aberto, se for pequeno, ou dobrado ao meio, se for grande. Sempre limpe a boca antes de beber alguma coisa e, se precisar sair durante o almoço ou jantar, deixe o guardanapo dobrado sobre a mesa.

Mesa posta decorada

Ocasiões especiais pedem por decorações únicas! Então, solte a imaginação na hora de decorar a mesa posta. Não é necessário muitos elementos, escolha um lindo arranjo de flores ou, se for à noite, invista em velas. O importante é realçar todos os elementos da mesa e fechar a montagem da mesa posta com chave de ouro.

Como montar uma mesa posta?

Agora você deve estar se perguntando como que a mesa posta deve ser montada, certo? Para que não fique nenhuma dúvida, confira um modelo de como montar uma linda mesa posta e aprenda o nome de cada elemento e onde ele deve ficar localizado. Afinal de contas, uma imagem vale por mil palavras. Confira!

É importante lembrar que os itens que serão utilizados irão variar de acordo com o cardápio. Não coloque os talheres para peixe, por exemplo, se você não vai servir essa proteína no almoço ou jantar. Deixe apenas o essencial, ou seja, monte a mesa posta somente com os itens que serão utilizados.

Divirta-se preparando o jantar e não se preocupe em deixar tudo perfeito. Estar junto com as pessoas que amamos é o elemento mais importante. 

Por fim, caso queira investir em itens novos para montar uma mesa posta linda, passe na loja mais próxima. Na Milium você encontra tudo o que precisa. Esperamos por você.
Veja qual é a loja mais próxima de você.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!