Saiba como deixar seu gramado sempre verde

Saiba como deixar seu gramado sempre verde

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 3 minutos

É primavera!!! Hora de dar uma atenção maior para o seu jardim. Por isso separamos algumas dicas para você manter o seu gramado sempre verde.

Imagine que você está no seu quintal, olha para o lado e enxerga a grama do seu vizinho com aquele tom de verde vibrante. Então, olha para a sua e vê que há manchas causadas pelo sol e áreas com pequenos buracos mostrando a terra. Ao se ver em uma situação assim, certamente você faz valer aquele ditado popular “ A grama do vizinho é sempre melhor”. Mas saiba que mais que perspectiva é uma questão de cuidado. 

Para ter um gramado sempre verde é necessário dedicação, ainda mais depois da passagem do inverno. 

Retire as ervas daninhas e folhas do gramado

Normalmente no outono e no inverno, a grama entra em um processo conhecido como transição ou dormência. Isso acontece para que ela sobreviva às temperaturas baixas. Durante esse período, ela cresce em um ritmo lento e poupa as suas energias para suportar os dias mais frios. 

Por isso, com a chegada da primavera  é essencial fazer uma limpeza no gramado e retirar todas as ervas daninhas,  isso aumenta a circulação de ar entre as raízes. Para arrancar as raízes e evitar que cresçam novamente, é melhor fazer esse trabalho manualmente.  Além das ervas daninhas, é preciso retirar as folhas que caem das árvores. Recomendamos que você faça essa remoção com um rastelo, pois só assim a luz do sol chega ao solo e nutre a grama.

Elimine as falhas de jardinagem

É comum que o clima mais frio provoque falhas no gramado. Isso acontece devido às pragas, chuvas e até mesmo com o pisoteio. Porém, solucionar esse problema é mais simples do que você imagina.

Com ajuda de um aparador de grama, corte a grama deixando ela bem baixinha e com o auxílio de uma pá desenhe um retângulo para demarcar as áreas que estiverem danificadas. Se for algum problema de praga, trate com inseticida ou bactericida. Após uma semana, acrescente adubo orgânico e remexa a terra. Depois de tratar o espaço, é só plantar a grama novamente e molhá-la diariamente com regador ou mangueira.

Adote cuidados para manter o seu o gramado sempre verde

Após cortar a grama, lembre-se sempre de recolher todos os excessos da grama, assim você evita o surgimento de fungos. Para facilitar a passagem de ar e melhorar a qualidade do solo você pode fazer pequenas perfurações no solo com um garfo, mas é necessário ter cuidado para não danificar as folhas. Isso também ajuda a  aumentar a produção da grama.

Tenha em casa ferramentas para jardinagem, apropriadas ao tamanho de seu gramado como: vassoura com dentes, carrinho de mão, pá, aparador de grama, cortador de grama, rastelo etc. E certifique-se de que a lamina do aparador ou cortador esteja sempre bem afiada, para ajudar na cicatrização das folhas.

Falando em ferramentas, a Milium tem de tudo para cuidar do seu jardim, passe em nossas lojas para deixar o seu gramado sempre verde.  E garanta a uniformidade entre a sua casa e a paisagem do quintal.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!