6 dicas para um churrasco perfeito

6 dicas para um churrasco perfeito

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 7 minutos

Um bom churrasco é a oportunidade perfeita para reunir os amigos e a família a qualquer momento. Mas para agradar a galera, você precisa fazer um churrasco perfeito

Se você está pensando em assumir oficialmente o papel de churrasqueiro do pessoal, reunimos algumas dicas que podem ajudar. Seguindo estes passos, temos certeza que o churrasco perfeito vai deixar todo mundo com água na boca.

Tudo começa com o planejamento

Um churrasco de verdade começa muito antes de acender a brasa. Tem início quando você pensa no número de pessoas para o qual vai cozinhar, na quantidade de comida e em tudo que vai acompanhar as carnes.

Quando falamos em quantidade, a média varia entre 300g e 400g por pessoa. Nesta conta precisam entrar os tipos que carne que serão assadas e também os diferentes acompanhamentos.

Galera reunida

Na hora da escolha das carnes, você pode optar pelos cortes preferidos da galera. Entre os mais populares estão a picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra e maminha, além do frango e da linguicinha. No supermercado, sempre opte pela carne fresca ao invés das embaladas, já que o quanto mais fresca a carne estiver mais saborosa ela será.

O tempero que faz toda a diferença

Muita gente acha que quanto mais tempo a carne ficar em contato com o tempero, melhor, porque ela ficará mais saborosa. A verdade, contudo, é que isso depende muito. 

Se você escolher marinar as peças, pode deixá-las no tempero por algumas horas ou até mesmo de um dia para o outro. A marinada vai variar de acordo com o tipo de carne que você está preparando.

  • Carnes vermelhas com gordura, por exemplo, podem ficar de molho em uma marinada com vinho, ervas, cebola, alho e especiarias.
  • O porco combina bastante com uma marinada de suco da laranja ou de abacaxi, com pedaços de cravo e canela
  • O frango, por sua vez, é bastante versátil e combina com diferentes tipo de tempero. Um sugestão é uma marinada à base de cerveja, salsa, cebolinha, alho e sal.
O tempero ideal para um churrasco perfeito

Agora, se você optar por temperar a carne apenas com sal e outros temperinhos, como pimenta, alho, tomilho ou alecrim, a indicação mais certeira é salgá-la apenas alguns minutos antes de levá-la ao fogo. O quanto mais tempo a carne ficar em contato com o sal, mais suculência vai perder. Por isso, é importante ficar de olho no tempo, levando a carne ao fogo no momento certo.

Para matar a fome antes do churrasco perfeito

Como a carne às vezes demora um pouco para ficar pronta, você pode separar aperitivos para matar a fome do pessoal. Petiscos leves e práticos, como pepino em conserva, ovinhos de codorna e legumes, são perfeitos para este momento. 

Espetinhos para matar a fome do pessoal

Outra sugestão é o pão de alho, que já se tornou uma preferência no churrasco de muitas famílias. A única restrição, neste caso, é controlar a quantidade, já que é preciso guardar fome para o prato principal.

Na hora da brasa

Agora sim, chegou a hora de colocar a carne no fogo. Ao acender a brasa, você deve esperar alguns minutos para o calor se estabilizar antes de levar a carne à grelha. É verdade que um bom churrasco depende muito da técnica certa na hora de assar, por isso, é importante atenção a alguns detalhes importantes. 

Como acertar o fogo para um churrasco perfeito

Antes de mais nada, a carne deve ser selada em fogo alto. Desta forma, você conseguirá manter a suculência e maciez. O processo de selamento pode durar de 5 a 15 minutos e alguns cortes (mais finos) podem ser mantidos nesta mesma temperatura do início ao fim do cozimento. Para quem gosta de carne mal passada, esta é também a técnica ideal de preparo.

Já as peças mais grossas, logo após a selamento, devem ser levadas para mais longe do fogo, em uma grelha mais alta, por exemplo. Dessa forma, a carne será grelhada de maneira uniforme.

Para controlar o fogo, você pode espalhar a brasa na base da churrasqueira, para diminuir a temperatura, ou juntá-la, para concentrar o calor. Se o carvão for consumido muito rápido, é só acrescentar mais algumas pedras e lembre-se de que as paredes da churrasqueira concentram calor. Por isso, não esqueça a carne em um canto da grelha, pois ela continuará assando.

Está faltando alguma coisa para o churrasco perfeito?

Obviamente, a carne é a estrela do churrasco, mas ela pode ser muito bem acompanhada. Entre os preparos que combinam com churrasco, estão a maionese de batatas (ou salada de batatas), a salada tradicional, arroz, farofa e vinagrete ou algum outro molho.

Com estes e outros acompanhamentos temos certeza que ninguém vai sentir falta de nada.

Maiores aliados do churrasqueiro

Para que o churrasco seja perfeito, você também precisa contar com os equipamentos certos. As churrasqueiras mais tradicionais são as de alvenaria, mas você também pode usar churrasqueiras compactas, portáteis ou elétricas. Outros utensílios imprescindíveis são uma boa grelha, uma tábua para cortar as carnes e uma pinça ou pegador. 

Na hora de manusear as carnes, nada de espetá-las com o garfo, pois a suculência presente na carne pode acabar se perdendo. Por isso, é tão importante o uso dos utensílios corretos.

Já no momento de servir, uma faca bem afiada também faz toda a diferença. Ao tirar a carne da churrasqueira, espere alguns minutos para que ela possa descansar. Logo em seguida, corte a peça contra as fibras, respeitando o selamento. 

O ponto da carne para um churrasco perfeito

Prontinho, agora você tem em mãos todas as informações que precisa para fazer um churrasco inesquecível. Está faltando algum equipamento ou utensílio? Na Milium você encontra churrasqueiras de diferentes tamanhos, facas e pinças para churrasco, tábuas de carne e qualquer outro utensílio que você precisar. Então passa na Milium mais próxima para garantir o seu churrasco perfeito. A galera vai adorar!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!