Conheça a taça ideal para cada tipo de vinho

Conheça a taça ideal para cada tipo de vinho

Categoria: Dicas
Tempo de leitura:

Você sabia que o vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro? Considerada uma bebida elegante e saborosa, o vinho faz bem para a saúde quando consumido moderadamente.

A bebida harmoniza com diferentes tipos de prato e, também, é uma excelente opção para as estações mais frias do ano. Nem todo mundo sabe, mas servir a bebida na taça ideal ajuda na degustação do vinho. 

Por isso, preparamos um conteúdo para você aprender mais sobre os diferentes tipos de taças e quais são os vinhos indicados para elas. Continue lendo e aprenda mais sobre como apreciar um delicioso vinho na taça certa.

O segredo para degustar um bom vinho

Pode acreditar ou não, mas os formatos das taças são pensados para projetar a bebida em partes específicas da boca e da língua. Isso faz com que os amantes da bebida possam captar ao máximo o aroma e sabor do vinho. O formato também ajuda na manutenção da temperatura e preserva as características da bebida.

Antes de saber quais são os vinhos indicados para cada tipo de taça, é importante conhecer os elementos que compõem o objeto. A estrutura de uma taça é formada por bojo, haste e base. O bojo é a parte superior na qual a bebida é servida, a haste é a parte central na qual a taça é segurada e a base serve para a sustentação dela.

Taças para vinho branco

As taças indicadas para o vinho branco são aquelas que possuem uma haste maior e um bojo menor. Elas são pensadas para que a temperatura do vinho permaneça a mais baixa possível. Por isso, possuem um recipiente pequeno para receber a bebida, pois permite uma troca menor de temperatura. Já as hastes maiores evitam o contato da bebida com o calor das mãos. É indicado segurar mais abaixo para que o vinho branco continue sempre gelado. As uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling são as mais comuns para esse tipo de vinho.

Taças para vinho tinto

Para apreciar o bom e velho vinho tinto, aposte nas taças bordeaux e borgonha. A primeira possui um bojo grande com a borda mais fechada e aba fina. Essa característica valoriza a degustação dos vinhos tintos mais encorpados e com muito taninos, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. 

A segunda taça possui formato de balão com um bojo ainda maior e uma aba grossa. A estrutura da borgonha permite um maior contato com o ar, sendo indicada para a degustação dos vinhos mais complexos e concentrados, como os da uva Pinot Noir. É considerada uma taça grande que valoriza muito o sabor do vinho.

Taças para vinho espumante

A taça vintage, com bojo largo e baixo, e a taça flûte, com formato alongado e bojo fino, são indicadas para a degustação dos espumantes. O nome das taças não é aleatório, a vintage faz referência aos filmes dos anos 1920 e a flûte, que significa flauta, possui um formato que lembra o instrumento musical. 

Taças de vinhos doces

Os vinhos doces são conhecidos, também, como vinhos de sobremesa. A taça vinho do porto, com bojo menor e parte superior mais estreita, é a indicada para a sua degustação. Geralmente, esse tipo de vinho é consumido em menor quantidade, por este motivo, a taça possui um tamanho reduzido.

Na dúvida, invista na taça ISO

Diante de tantas opções diferentes, às vezes a melhor alternativa é começar sua coleção pela taça ISO. Ela é utilizada na degustação técnica e serve para todos os tipos de vinhos. A taça possui um bojo maior e em um formato equilibrado para valorizar diferentes aromas e sabores. Esse modelo é muito utilizado em restaurantes e eventos de degustação.

Aprenda a servir o vinho e surpreenda os convidados

Para receber bem a todos, lembre-se de nunca começar a servir o vinho por você, os convidados devem ser servidos primeiro. Na hora de servir o vinho, a primeira coisa que você precisa saber é que você não deve encostar na taça. Ao terminar de servir, gire levemente a garrafa ou limpe com um pano para evitar que caia alguma gota. Outra opção muito prática é investir em um corta gotas. É recomendável servir uma dose de três dedos, assim a pessoa pode girar o vinho na taça para sentir melhor os aromas.

Invista em itens para deixar o momento ainda mais gostoso

Vai preparar um jantar? Considere investir em um decanter, uma vez que aumenta a exposição do vinho com o oxigênio e faz com que o sabor seja realçado. Quanto mais jovem for o vinho, menos tempo ele precisará para decantar. Esse item é muito valioso para quem quer apreciar uma bebida de melhor qualidade!

A tábua de frios também é uma excelente opção para acompanhar a bebida. Você pode preparar os itens conforme o seu gosto pessoal e deixar o jantar muito mais sofisticado e saboroso. Além disso, não se esqueça de verificar como está o seu saca-rolhas e qual será a taça ideal para o vinho servido.

Tem de tudo para você degustar seu vinho

Na Milium você encontra uma linha completa de itens para quem ama vinho. Diversos modelos de taças, decanter, tábua de frios, saca-rolhas, entre outros itens. Passe na loja mais próxima de você e se surpreenda com nossas ofertas.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!