Confira tudo o que você precisa para a volta às aulas do seu filho

Confira tudo o que você precisa para a volta às aulas do seu filho

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 4 minutos

O período de volta às aulas sempre traz aquele friozinho na barriga para as crianças e também para os pais. Após um tempo de descanso, com regras mais brandas, a família tem que enfrentar a nova rotina, com a agenda cheia e horários rigorosos. Além disso, existem também os preparativos para que tudo funcione perfeitamente, como a separação do uniforme, a escolha do cardápio para o lanche e a aquisição dos materiais escolares. 

Soma-se a isso tudo o período atípico que estamos vivendo, onde as escolas precisaram adotar o modelo de estudos em casa e algumas ainda não voltaram às aulas in loco. 

Pensando em facilitar a vida dos pais nesse período de volta às aulas, a Milium separou algumas dicas de como se preparar para este momento, seja ele na escola ou em casa. Então se prepare para anotar tudo e vem com a gente!

Renove todo o material escolar

Nada como recomeçar as aulas com tudo organizado e novo, se for preciso. Aproveite os últimos dias de férias para colocar o material escolar da garotada em ordem. Faça aquela faxina na mochila, no estojo, no caderno ou no fichário. Doe aquilo de que não precisa mais ou está antigo. Se não for servir para ninguém, jogue fora. Reponha o que for necessário e deixe tudo pronto para o dia da volta. Além da organização, que é fundamental nos estudos, seu(ua) filho(a) vai se sentir renovado(a) e pronto(a) para começar mais um ciclo!

Na Milium nós temos um setor todo dedicado a esse momento do ano, onde você pode adquirir todos os materiais necessários para a volta às aulas e seguir tudo o que tem na lista que as escolas costumam enviar. 

Defina horários para dormir e acordar e siga uma agenda

Sabemos que nas férias, as crianças tendem a ter uma rotina um pouco mais branda e sem muita cobrança de horário. Porém, com o retorno das atividades escolares, é fundamental estabelecer um cronograma que abarque um bom período de sono aliado a um horário fixo para acordar todos os dias. Isso facilitará as atividades feitas na escola e a absorção dos conteúdos passados pelos professores. 

Se seu filho ainda não tem uma agenda ou o hábito de utilizá-la, esse é um bom momento para começar. Para os adolescentes, tirar ideias e compromissos da mente e passar para o papel é uma ótima maneira de se organizar e tornar o dia a dia mais tranquilo, com a certeza de que não vai se esquecer de algo importante. Se esse é o ano do vestibular ou do Enem, essa dica é ainda mais relevante. Anote as datas das provas, dos simulados, das inscrições e de outros prazos que não se pode perder.

Estude desde o primeiro dia mas mantenha momentos de lazer

Embora o retorno pareça difícil, tente retomar a rotina de estudos do seu filho logo no primeiro dia. Ainda que aos poucos, é melhor estudar cada assunto conforme lhe for apresentado em sala de aula do que deixar para depois, já que a quantidade aumentará a cada dia e logo ele vai se deparar com uma “bola de neve”.

Ainda assim, mesmo que as férias tenham acabado e a rotina de estudos tenha voltado com toda a força, é importante manter momentos de lazer e permitir que as crianças façam algo divertido de vez em quando. Os momentos de lazer são os principais ingredientes da motivação.

Confira a lista de materiais que seu filho pode precisar nessa volta às aulas:

  • Cadernos
  • Estojo
  • Lápis e canetas
  • Lápis de cor
  • Marcadores
  • Borracha
  • Calculadora
  • Régua
  • Compasso
  • Tesoura
  • Mochila
  • Lancheira

E se as aulas forem em casa?

Se a escola não retornou com as aulas presenciais, o ideal é improvisar um “Cantinho do Estudo” dentro de casa mesmo. Neste lugar é importante ter uma boa mesa e cadeiras confortáveis tanto para a criança quanto para os pais no momento em que forem realizar as atividades com os pequenos. 

Separe um horário do dia para que a criança realize todos os exercícios e, neste momento, garanta que toda a casa esteja em silêncio para que o foco total seja nos estudos. Crie um cronograma de atividades a partir do qual as crianças saibam o que vão fazer e quando farão. De preferência, esse calendário deve orientar que os estudantes realizem as mesmas coisas, ou tarefas similares, todos os dias e por volta do mesmo horário. 

Inclusive, é interessante que este horário destinado aos estudos seja no mesmo período que a criança estuda na escola. Isso facilitará a readaptação ao ambiente escolar quando as aulas retomarem. 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para ter uma volta às aulas tranquila e efetiva, corre pra Milium, garanta tudo o que precisa e aproveite esse momento com seu filho!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!