Confira dicas para organizar sua cozinha e facilitar a rotina!

Confira dicas para organizar sua cozinha e facilitar a rotina!

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 7 minutos

Ter os cômodos da casa devidamente organizados é algo essencial para que o dia a dia seja mais fluido. E quando se trata de organização, a cozinha é aquele lugar que, quando há desordem, pode virar um caos. Além da bagunça visual, pilhas de assadeiras e frigideiras despencam, gavetas ficam lotadas e utensílios somem de uma hora para a outra. Para escapar desses problemas e deixar sua cozinha arrumada e funcional, confira algumas dicas que separamos que vão te ajudar a manter o local sempre organizado. Confira!

Foque no que é realmente necessário

Deixe na cozinha apenas aqueles itens que você realmente utiliza. Pode parecer uma dica simples, mas é natural acumularmos, ao longo dos anos, diversos objetos que deixamos de utilizar com o passar do tempo. 

Dê uma atenção especial aos potes plásticos (mantendo um sistema onde as tampas sejam acessadas facilmente, afinal, elas vivem se perdendo não é mesmo?) e não acumule mantimentos (eles têm data de validade). Também é importante liberar os cantinhos de difícil acesso: ao organizar, devemos avaliar se a localização escolhida para os itens lhes dão boa visualização, pois costumamos esquecer das coisas que não vemos facilmente. Na despensa e na geladeira, por exemplo, a maior parte do desperdício ocorre porque não enxergamos tudo. Ter as coisas sempre à mão é prático e necessário. 

Dê atenção especial ao que você usa mais

Depois de definir o que é realmente necessário, separe os itens mais utilizados daqueles somente tirados dos armários e prateleiras poucas vezes no ano. A louça do dia a dia, por exemplo, precisa ser armazenada numa altura confortável. Já os objetos usados com menor frequência podem ser deixados nas partes mais altas dos armários.

É importante tirar um tempo para estudar a rotina de quem prepara os alimentos e de todos que circulam pelo espaço, de modo que os itens mais usados sejam vistos com frequência e, assim, efetivamente usados.

Aposte em gavetas e cestos 

Cestos e gavetas são boas opções quando se trata de objetos menores. Gavetas baixas podem guardar roupa de mesa, talheres, acessórios para cozinhar, além de peças para bebidas e jogos americanos. Deve-se evitar o uso de gavetões profundos para itens pequenos e também para os pesados ou delicados, como travessas, copos, pratos e taças.

Pequenos, mas numerosos, os temperos podem causar acúmulo. Para evitar, coloque-os em um rack, bandeja ou cesto. Além de facilitar no momento do uso, este truque deixa sua cozinha muito charmosa e extremamente funcional. 

Para manter a ordem nas gavetas, utilize também divisórias plásticas e organizadores de talheres. 

Atente-se à organização dentro dos armários

A maior parte dos objetos ficam bem organizados tanto em armários quanto em gavetas, entre eles panelas e potes plásticos. Porém, pratos, copos, taças e travessas ficam melhor acomodados em prateleiras. 

Para melhor aproveitar o espaço, empilhe os pratos em número não maior que 16, para não trincarem. Faça pilhas diferentes para pratos rasos e fundos. Empilhe também as tigelas – no máximo três por vez. Os copos ficam de cabeça para baixo e as canecas, presas pela asa em ganchos fixados debaixo das prateleiras.

Frigideiras, formas, travessas e bandejas são melhor armazenadas em divisórias verticais, que podem ser instaladas no armário. Assim, fica mais fácil retirá-las. Além disso, empilhe as panelas e enfileire suas tampas em uma caixa plástica, da maior para a menor.

Aposte em prateleiras e ganchos

Organizar a cozinha, especialmente quando o espaço é limitado, pode ser desafiador. Para driblar a pouca metragem, opte por alternativas como ganchos, arames, carrinhos de apoio, e móveis multiúso: Esses itens de apoio são perfeitos para aumentar as áreas onde vamos guardar os itens. Só devemos ficar de olho para que eles não atrapalhem a circulação na cozinha.

Se você gosta de cozinhar e não gosta de procurar os utensílios na gaveta, por exemplo, o ideal é usar ganchos ou potes sem tampa para organizar os acessórios de cozinhar. Ganchos para xícaras e diversos tipos de aramados também ajudam muito a otimizar o espaço.

Percebeu como que, com pequenas dicas, é possível tornar sua cozinha muito mais funcional? Agora que você já sabe de tudo, corre pra Milium e garanta tudo o que você precisa para deixar este cômodo tão querido, organizado e prático. Te esperamos!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!