Como planejar um acampamento perfeito para as suas férias

Como planejar um acampamento perfeito para as suas férias

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 7 minutos

A prática de acampamento já caiu no gosto dos brasileiros. Seja por uma necessidade de se conectar com a natureza, como uma alternativa para os programas tradicionais de lazer, ou ainda por uma busca por alguns dias de tranquilidade e silêncio. Independente do motivo, acampar é, de fato, uma delícia. 

No entanto, para que você consiga fazer isso de forma segura e divertida é necessário que exista um bom planejamento. E foi pensando em facilitar a sua vida que separamos algumas dicas valiosas para que você possa acampar com a família e aproveitar o melhor do passeio. Vem com a gente!

Escolha uma boa barraca

O primeiro passo é escolher a barraca ideal. É preciso que ela seja resistente e grande o suficiente para caber todo mundo de maneira confortável. Caso não dê para abrigar toda a família, sugerimos investir em mais de uma barraca para que todos sejam bem contemplados. Procure sempre comprar uma barraca com capacidade acima do que você precisa, preferencialmente uma pessoa acima. Por exemplo, se você precisa de uma barraca para 2 pessoas, compre para 3. Se quiser para 3 pessoas, compre para 4. Isso serve para garantir maior conforto e um espaço bom o suficiente para que ninguém fique apertado. 

Ao chegar no camping será preciso escolher o local para colocar a barraca. Procure um espaço o mais plano possível, sem galhos ou raízes no chão. Se houver um lugar embaixo de uma árvore, aproveite sua sombra, mas esteja atento às condições dela para evitar acidentes. 

Proteja-se dos insetos

Se você vai acampar, lidar com insetos será inevitável. Por isso, essa dica é praticamente uma regra básica para um acampamento perfeito: mantenha a barraca sempre fechada. Com esse hábito simples, você conseguirá evitar que mosquitos e outros insetos, por vezes peçonhentos, entrem na barraca.

Nos momentos ao ar livre, aposte em repelentes, especialmente para as crianças. Na Milium nós temos opções que são a pedida certa para evitar picadas de insetos e garantir a diversão da garotada. 

Leve itens indispensáveis

Agora separamos alguns itens que são indispensáveis para você fazer o acampamento ser o mais perfeito e prático possível para todos. Confira:

  • Cadeira dobrável: elas são práticas e fáceis de transportar. Por serem dobráveis, cabem em quase todos os lugares e são indispensáveis nos momentos de lazer ao ar livre. Além disso, elas são úteis para garantir o mínimo conforto durante o passeio. 
  • Colchão Inflável: o colchão inflável e a bomba de encher precisam estar na lista de itens para o acampamento porque são eles que vão garantir uma boa noite de sono para todos. Escolher opções resistentes e colchões que se mantenham cheios durante toda a noite também são pontos a serem considerados na hora de adquirir o seu.
  • Mesa Prática: assim como as cadeiras, a mesa prática também é uma opção muito útil na hora de acampar. Ela é facilmente dobrável e pode servir como base para o preparo dos alimentos, para reunir a família na hora das refeições ou para aquele jogo de cartas ou Uno que a criançada tanto gosta.
  • Garrafa e Caixa Térmica: ambas são importantes na hora de montar a mala para o acampamento. A garrafa térmica ajuda a conservar o calor para aquelas bebidas que precisam ficar quentes durante todo o dia. Enquanto a caixa térmica é muito útil quando precisamos deixar o suco e as cervejas geladinhos ou para conservar os alimentos caso precisemos fazer um passeio que demande um tempo maior fora do acampamento. A manutenção da comida é, inclusive, um dos maiores pontos que torna indispensável o uso do item.
  • Lanterna: geralmente, quando saímos para acampar, escolhemos lugares em que a claridade não se faz tão presente à noite. Nestes momentos, ter uma lanterna (ou várias) em mãos faz toda a diferença para localizar itens durante a noite ou até mesmo fazer alguns jogos de sombras com a garotada. 
  • Rede de Descanso: essa a gente não pode esquecer, não é mesmo? É só encontrar uma árvore boa, com bastante sombra, amarrar a rede e aproveitar o merecido descanso. 
  • Lona: este item serve para colocar embaixo da barraca para proteger da umidade, além de ajudar a mantê-la aquecida caso faça muito frio durante a noite. 
  • Garrafinha de água: importante para a hidratação durante o passeio, as garrafinhas não podem ser esquecidas quando o assunto é acampamento. 
  • Fogareiro: ideal para as refeições do passeio, este é um item que precisa ter em toda mala de camping para garantir a alimentação de toda a família.
  • Descartáveis: para não pesar tanto o passeio, sugerimos levar descartáveis como copinhos, pratinhos, garfo, faca e é claro, o saco de lixo, para recolher o que sobrar. 

Tá vendo que, com um bom planejamento, é possível aproveitar bastante e ter aquele acampamento dos sonhos? Agora corre para a Milium e garanta já todos os itens necessários para essa aventura!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!