Como manter a sua casa limpa e protegida de vírus e bactérias

Como manter a sua casa limpa e protegida de vírus e bactérias

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que no Japão as pessoas têm o hábito de tirar os calçados antes de entrar em casa? Os japoneses fazem isso para  proteger o ambiente interno da contaminação trazida da rua. E eles estão corretíssimos, porque uma quantidade absurda de vírus e bactérias pode ser carregada nas solas dos sapatos. Mas não se preocupe, pois para garantir o seu bem-estar e de toda família, reunimos algumas dicas de como manter a sua casa limpa e protegida de vírus e bactérias. Confira!

Sala de casa

Cuidados ao chegar em casa

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, apontou que uma simples caminhada na rua faz com que 96% dos calçados entrem em contato com germes. Independente de como são chamados, eles podem ser resistentes e acompanhar você até em casa. Então, sempre que precisar sair de casa, ao retornar lembre-se de que os cuidados para manter a sua casa limpa e protegida de vírus e bactérias devem começar já na porta de entrada.

  • Antes de entrar em casa, passe os sapatos no capacho/tapete. Você pode até deixar um pano de chão que foi umedecido na água sanitária, sobre o capacho. Fazer isso elimina cerca de 85% da contaminação trazida da rua.
  • Ao passar da porta, lave bem as mãos com sabão por cerca de 20 segundos, na falta de sabão use o álcool em gel e vice-versa. 
  • Na hora da higiene dos sapatos, molhe uma escova em um desinfetante doméstico, para passar na sola do calçado. Na parte interna, jogue um pouco de bicarbonato de sódio e espalhe, depois deixe os sapatos em um local ventilado.
  • Assim que trocar de roupa, coloque as roupas sujas de molho com desinfetante doméstico puro, por cerca de 10 minutos e só depois colocar na máquina de lavar.
Lavar as mão constantemente

Higienize seu celular

Alguns estudos realizados por pesquisadores do mundo todo descobriram que alguns vírus como os da gripe, do novo coronavírus, entre outros, podem continuar ativos em superfícies, incluindo o seu smartphone, por até nove dias. Por isso, o seu celular também precisa ser higienizado.

Higienizando o celular

Dicas para manter a sua casa limpa e protegida de vírus e bactérias

Se você não sabe o que limpar diariamente, observe todos os locais que são tocados com as mãos o tempo todo. Por exemplo: maçanetas de portas, portas de geladeira, controles de TV, torneiras de pia, interruptores de luz, desinfete com álcool 70%.

Higienizando trincos das portas

Pisos e azulejos devem ser varridos todos os dias também. O ideal é passar um pano úmido pelo menos uma vez ao dia. Você pode molhar o pano com água e desinfetante, ou  usando uma mistura a base de água, álcool e uma medida pequena de amaciante de roupas, para deixar um aroma agradável no ambiente.

Uma faxina profunda da casa, incluindo lavagem das janelas, da garagem, limpeza do sofá e de objetos de decoração deve ser feita entre 1 e 2 vezes por semana. Nesta limpeza, utilize água sanitária para lavar pisos e banheiros.

Dona de casa passando pano

E a nossa última dica é que a Milium tem tudo o que você precisa para deixar a sua casa 100% limpa e protegida de vírus e bactérias, como cestos e lixeiras, suportes organizadores, vassouras, rodos e baldes. Lá, você encontra todos os utensílios e produtos necessários para manter o seu lar ainda mais seguro e  aconchegante.


Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!