Como conservar os alimentos por mais tempo?

Como conservar os alimentos por mais tempo?

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 10 minutos

Você já percebeu como os alimentos tendem a estragar mais rápido com o calor? A soma da umidade e do abafamento provocado pelas altas temperaturas acaba influenciando a validade de perecíveis e como o verão está chegando aí resolvemos compartilhar com você algumas dicas para conservar os alimentos por mais tempo.

Você guarda o tomate dentro da geladeira? Prefere refrigerar o pão para evitar que ele embolore? E onde deixa o azeite de oliva? Aprenda a armazenar estes e outros produtos da maneira correta, para aproveitar todas as suas propriedades e benefícios.

Dentro do armário

É onde ficam todos os produtos não perecíveis que precisam ser armazenados em local seco, escuro e em temperatura ambiente. Isso inclui itens como grãos, enlatados, temperos secos, biscoitos, farinhas e muitos outros. 

Ao abrir os pacotes, a recomendação é transferir o conteúdo para um recipiente lavado e higienizado, de preferência transparente, para facilitar a identificação. Potes de vidro herméticos são ideais, porque não pegam cheiro e protegem bem os alimentos. Se você não tiver nenhum em casa, potes de plástico também podem ser utilizados.

Conservar os alimentos por mais tempo no armário

Na hora de organizar os mantimentos, uma boa dica é utilizar as prateleiras de cima para os itens que você consome com menos frequência e colocar nas de baixo os que você mais utiliza. Se você for guardar alimentos no armário embaixo da pia, fique de olho na umidade para evitar que eles embolorem.

Quer saber um item que deveria ser mantido no armário, mas nem todo mundo guarda? O azeite de oliva. Em contato com a luz solar, o azeite pode perder sua integridade e frescor, o que não acontece quando mantido em ambientes escuros. É justamente por isso que o azeite normalmente é armazenado em vidros tonalizados.

Na bancada da cozinha

Podem ser mantidos alimentos secos e não perecíveis, assim como algumas frutas e legumes. Para os alimentos não perecíveis, a dica é dar prioridade para os que são mais utilizados, como o açúcar e o café, por exemplo. 

Tem gente que armazena o pó de café na geladeira, mas o problema é que este alimento costuma absorver o odor de outros produtos. Muitas vezes é utilizado até mesmo para tirar odores da geladeira. Por isso, independentemente de onde armazená-lo, deve estar sempre bem protegido.

Muitas pessoas também colocam o pão na geladeira, mas com a umidade ele acaba ressecando e endurecendo muito mais rápido. Se você quer um pão fresquinho por mais tempo, é preciso deixá-lo na bancada. E se você não consumi-lo em até quatro dias, é só congelá-lo (confira como fazer abaixo).

Frutas e legumes

No caso das frutas e legumes, a variação é grande. Conheça alguns itens que não só podem, como devem ser mantidos fora da geladeira.

Conservar os alimentos por mais tempo no balcão
  • Cebola: a umidade faz com que a cebola amoleça mais rápido. O ideal é armazená-la em um local com pouca luz, como dentro de um saco de papel aberto ou em caixas de madeira.
  • Alho: assim como a cebola, perde sabor e textura dentro da geladeira. 
  • Tomate: temperaturas baixas acabam alterando a textura e o sabor do tomate. Por isso, o ideal é mantê-lo em temperatura ambiente, longe da luz solar direta. 
  • Batata: na geladeira o amido da batata muda de cor, sabor e textura. Por isso é melhor mantê-la em temperatura ambiente.
  • Melão e melancia: fora da geladeira, algumas propriedades destas frutas, como sua ação antioxidante, são preservadas por mais tempo. Depois de cortadas, podem ser armazenadas na geladeira, cobertas por um plástico filme.
  • Banana: se você quer que a banana amadureça rápido, é só deixá-la do lado de fora. Se você quiser que ela dure mais tempo, pode armazená-la na geladeira.
  • Maçã: dura até três semanas fora da geladeira. Por isso, pode ser mantida em temperatura ambiente.

Como conservar os alimentos mais tempo na geladeira

Qualquer alimento perecível que precisa de refrigeração deve ser mantido na geladeira. Isso inclui carnes, laticínios, alguns tipos de frutas, verduras, refeições prontas e muitos outros itens. Aprenda a melhor forma de armazenar cada um deles, para que durem muito mais tempo.

Conservar os alimentos por mais tempo na geladeira

Carnes

Quando não consumidas em um ou dois dias, carnes cruas devem ser congeladas. Afinal, o quanto mais fresca ela for congelada, melhor. Já na hora de descongelar, você pode mantê-las na geladeira, dentro de uma embalagem fechada, de um dia para o outro. Tire a carne da geladeira apenas na hora do preparo.

Frios, embutidos e manteiga

O quanto mais perto do topo da geladeira, mais fria a temperatura. Por isso, produtos como presunto e queijo devem ser mantidos logo abaixo do congelador, em uma gaveta específica para isso. 

Leite e ovos

Laticínios e ovos também devem ser conservados em baixa temperatura, por isso o ideal é guardá-los na primeira prateleira da geladeira. Ali também podem ser armazenadas bebidas que precisam gelar rápido.

Refeições prontas e molhos abertos

Podem ser armazenados nas prateleiras intermediárias da geladeira, as quais você tem fácil acesso. Esse tipo de alimento deve ser guardado sempre em um recipiente fechado e vedado.

Conservar os alimentos por mais tempo na geladeira

Temperos frescos

Podem ficar na prateleira da geladeira. Para conservá-los por mais tempo, é só cortar os caules na diagonal e deixá-los em um copo com água, coberto com um saco plástico.

Frutas, verduras e legumes

Algumas frutas e verduras precisam de refrigeração sim e devem ser mantidas na gaveta inferior da geladeira, onde a temperatura não é tão baixa. É preciso evitar o contato com o frio extremo, já que algumas frutas e verduras mais sensíveis podem ser danificadas.

Conservar os alimentos por mais tempo na geladeira

Bebidas e condimentos

A porta da geladeira é a parte na qual acontecem mais variações de temperatura. Por isso, devem ser mantidos ali produtos que não estragam facilmente, como refrigerantes, sucos e condimentos.

Como conservar os alimentos por mais tempo no congelador

O congelador é o melhor recurso para quem quer conservar os alimentos por mais tempo. Quase qualquer alimento pode ser congelado, com a exceção de produtos como maionese, verduras cruas, gelatinas, claras em neve e itens a base de amido de milho.

Como congelar corretamente?

Para congelar os alimentos corretamente, comece escolhendo o recipiente ideal, como potinhos de plástico, travessas de vidro, saquinhos herméticos ou até mesmo forminhas de gelo. A ideia de separar o alimento congelado em porções pequenas é prática, porque na hora de utilizá-lo você só vai descongelar o que for realmente necessário. 

No preparo de grãos, como o arroz e feijão, tempere as refeições com menos sal, porque depois de congelado o sal ganha um sabor mais acentuado. No caso das carnes, o ideal é congelá-las sem tempero, o mais frescas possível, e é preciso saber que alimentos crus não devem ser congelados duas vezes. Ou seja, assim que descongelada, a carne crua não pode voltar para o freezer.

Antes de congelar legumes, o ideal é higienizá-los bem, separá-los em porções e fazer o  processo de branqueamento, que consiste na fervura do alimento por alguns minutos e logo em sequência na interrupção da cocção. Esta técnica serve para matar as bactérias e garantir os nutrientes de cada item.

Conservar os alimentos por mais tempo no congelador

Já na hora de congelar frutas, é só retirar a casca e o caroço e armazená-las em sacos plásticos. É preciso saber, contudo, que a textura ou sabor de algumas frutas pode ser alterado depois de congelado. O ideal é utilizá-las para o consumo de sucos e vitaminas

Dica de organização

Para você saber o que tem dentro de cada embalagem no freezer, é só etiquetar tudo com o nome de cada alimento e data de validade. Sim, alimentos congelados também tem validade. Normalmente duram até três meses, se congelados nas condições ideais.

Com essas dicas, esperamos que você consiga conservar os alimentos por mais tempo, aproveitando cada refeição com produtos frescos, bem conservado e saborosos. E saiba que a organização da cozinha não precisa dar trabalho. É só contar com acessórios e utensílios que vão te ajudar.

Prateleiras móveis, organizadores de plásticos ou acrílico e potes de diferentes formatos e tamanho  ajudam muito na hora de colocar tudo no lugar. Precisa de um recipiente para guardar alimentos secos, como macarrão ou arroz? Ou quer aproveitar melhor a disposição do espaço na sua geladeira?

Na Milium, você encontra diversos itens que vão facilitar esta organização, consequentemente, facilitando a sua vida. Vá até a Milium mais próxima e aproveite!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!