Como montar uma caixa de ferramentas perfeita para a sua casa

Como montar uma caixa de ferramentas perfeita para a sua casa

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 5 minutos

É comum, em todos os lares, a necessidade de se fazer alguns reparos na casa. Sejam grandes ou pequenas, essas reformas levam tempo e, principalmente, necessitam dos materiais certos. É importante estar preparado para realizar qualquer tipo de trabalho como montar um móvel, consertar uma dobradiça, pendurar uma prateleira entre outros.

É apenas nessas horas que a maioria das pessoas se lembra da importância de ter uma caixa de ferramentas devidamente equipada em casa. É nesse momento que começam algumas dúvidas, tais como: que tipo de ferramentas eu preciso? Quais são as essenciais para se ter em casa? Para tirar essas dúvidas nós, aqui da Milium, montamos uma lista com os principais apetrechos necessários para ter uma caixa de ferramentas perfeita para realizar qualquer reparo. Então vem com a gente!

1- Chave de Teste

A chave de teste é usada para testar se a energia realmente está desligada, garantindo que um resíduo ou até um erro na instalação – em que a o disjuntor desligado não corta realmente a energia no ponto esperado – não causem um choque. Também é usada em tomadas para saber qual fio é o fase (o que tem mesmo energia) e qual é o neutro. Quando se coloca a ponta na fonte de energia e se encosta o dedo na parte metálica do cabo, a lâmpada deste se acende, mostrando que há energia elétrica no local.

2- Acessórios

Tá precisando vedar um cano? Encapar um fio? Ou até mesmo fazer um corte com precisão? Alguns objetos pequenos – porém muito úteis – podem te ajudar nestes reparos. Os produtos que você vai precisar são: fita isolante, veda rosca, brocas e jogos de bits, pregos e parafusos. Todos eles são de fundamental importância na hora de fazer pequenos ajustes em pontos isolados da casa, tornando-os itens indispensáveis na sua caixa de ferramentas. Além desses, é importante ter também:

Chave de fenda

Neste caso recomendamos três tipos: uma pequena, para parafusos igualmente pequenos; uma média, com pouco menos de um centímetro de diâmetro, e uma grande.

Chave Philips

É uma chave semelhante à de fenda, mas usada em outros tipos de parafusos.

Alicate Universal

Ele é muito importante no momento de apertar ou ajustar objetos e fios em pequenos reparos dentro de casa.

Tubo de cola plástica

Esse produto vai facilitar a sua vida. Ela serve para colar objetos, fios, canos de PVC entre outros.

Trena

É sempre importante ter uma trena por perto para saber se os objetos caberão nos locais certos da casa.

Tesoura

A tesoura é um objeto extremamente útil em qualquer caixa de ferramentas, justamente por ser necessária na hora de cortar pequenos objetos e fazer reparos dentro de casa.

Extensão

A extensão é necessária quando você precisa ligar objetos que estão longe de uma tomada. É muito versátil e tem de diversos tamanhos.

Caixa de Ferramentas

A Caixa de ferramentas certa vai determinar a quantidade de objetos que vão caber nela. Portanto, é imprescindível que você escolha uma de acordo com a sua necessidade. Na Milium temos diversas caixas de modelos marcas e tamanhos diferentes. Com certeza uma servirá para você!

3- Nível

A ferramenta de contato direto com o objeto, o nível, serve para averiguar se construções, máquinas, reformas, usinagens, soldas, pontes, navios e elevadores estão sendo produzidos corretamente e alinhados. Por mais que tenhamos um bom olhar e bom senso nas medidas, nada como usar um produto para garantir a qualidade do trabalho. Na hora de colocar prateleiras, por exemplo, o nível auxilia e evita que elas fiquem tortas.

4- Serra

A serra é uma ferramenta utilizada para cortar madeira, plásticos, metais ou outros materiais e consiste numa folha de aço com uma série de recortes num dos seus lados. Imagine que quebrou um pedaço de cano e este precisa ser substituído, mas não pode ser cortado sem quebrar. Essa ferramenta vai fazer este trabalho. Mas não se esqueça: você precisa comprar a serra certa de acordo com o que deseja cortar.

5- Parafusadeira

A parafusadeira é uma boa opção para quem quer efetuar um trabalho com mais agilidade. Ela substitui o tempo que você passa apertando cada parafuso de um jeito bem mais rápido, com maior potência. Existem modelos que até furam. A potência de uma parafusadeira vai influenciar cada trabalho que deseja. E você ainda tem a opção de comprar uma que seja parafusadeira e furadeira, tudo em um aparelho só.

6- Martelo

Uma caixa de ferramenta sem martelo é até difícil de imaginar. Isso porque, no vai e vem de reformas e projetos decorativos, um parafuso ou prego sempre precisa ser retirado ou posicionado na parede ou outras superfícies, ou um impacto focado deve ser feito em determinados objetos. Essa ferramenta é uma das mais utilizadas e, portanto, seu lugar é praticamente cativo nos kits de ferramentas domésticos e profissionais, tamanha a versatilidade que esse item dispõe aos seus usuários.

Agora que você já sabe os principais objetos para montar uma caixa de ferramentas de sucesso, vale ressaltar que a mesma pode ser incrementada de acordo com o tempo e com a necessidade de outros objetos para a manutenção da casa. E não se esqueça: na Milium nós temos tudo o que você precisa para ter a caixa de ferramentas mais completa e prática possível. Corre para a loja mais próxima de você e já leva a listinha que nós te esperamos lá!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!