Aprenda dicas valiosas para ser mais organizado em 2021

Aprenda dicas valiosas para ser mais organizado em 2021

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 7 minutos

Muitas pessoas têm a melhora na organização como uma meta de vida. Porém, nem sempre montar uma rotina organizada é uma tarefa fácil. Dividir o tempo com os filhos, trabalho e vida social pode ser um combo difícil de lidar, o que impacta diretamente na rotina organizacional do dia a dia. 

O fato é que nós vemos tudo acontecendo, mas nossa memória não é capaz de armazenar e processar tudo. Para isso, é preciso dispor de técnicas que nos ajudem a tornar o dia a dia mais claro para que isso reflita positivamente na organização dentro de casa ou até mesmo no ambiente de trabalho. 

Confira agora algumas dicas de ouro para tirar do papel essa meta e, de quebra, incluir toda a família em uma rotina mais organizada.

Tenha uma agenda ou um quadro de tarefas

Manter sob controle todos os seus planos e obrigações é o primeiro passo para conseguir se organizar. Com uma agenda ou um quadro de tarefas, você pode anotar todos os seus compromissos e checá-los todas as manhãs para garantir que não esquecerá nada. Esses itens vão te ajudar a estabelecer uma rotina mais organizada, não marcar eventos diferentes na mesma hora e ter controle sobre seus dias. 

Para incentivar os pequenos, separe também um quadro de tarefas para manter na sala ou no quarto deles. Isso faz com que você tenha um maior controle do que deve ser feito no dia a dia da garotada além de ensinar, desde cedo, o hábito da organização para eles, bem como incluí-los na rotina diária. 

Estabeleça prioridades

Separar suas tarefas por nível de urgência e importância é uma boa forma de garantir que tudo seja feito a tempo. Identifique o que é urgente e realize assim que possível. Assim, você tem um prazo maior para realizar cada coisa e ficará mais focado. Sua produtividade também fica maior se você faz primeiro as atividades mais difíceis e termina com as mais fáceis ou menos importantes.

Utilize caixas organizadoras, pastas e gavetas

Para organizar papéis, itens pequenos ou outras coisas que costumam virar bagunça, faça uso de ferramentas de fácil acesso, como caixas e pastas, e identifique o uso de cada uma. Não deixe gavetas se tornarem os cantos de bagunça onde você atira coisas que não quer ver no momento. Tenha um local certo para cada uma dessas coisas. Inclusive uma lixeira próxima para eliminar o lixo no momento em que o vê. Não precisa ser um sistema complicado, pois você precisa estar pronto para usá-lo a todo momento.

Evite bagunçar os ambientes, especialmente o de trabalho

Melhor do que viver arrumando a casa é tentar não a bagunçar, não é mesmo? O mesmo vale para o ambiente de trabalho. Ou seja, guarde as coisas assim que as usar, não deixe louça se acumular na pia, guarde as roupas logo depois de passá-las. Se a bagunça se acumula, é preciso muito mais tempo para organizar e limpar tudo de novo, porém, se você já cria o hábito de deixar cada coisa em seu lugar, já evita um ciclo de desorganização.

Não faça tudo sozinho

Existem tarefas impossíveis de serem executadas por só uma pessoa. Em vários momentos, precisamos nos unir a um grupo para alcançar resultados. O trabalho em conjunto é essencial para desenvolver boa organização e não existe grupo melhor para colocar isso em prática do que a nossa própria família, certo?

Tire um dia da semana e mobilize todo mundo de casa para separar as tarefas a serem feitas. Inclua as crianças nas atividades mais simples e organize os dias de modo que tudo seja feito dentro da semana e você possa tirar o final de semana para descansar e aproveitar o resultado do seu esforço. 

Meça o seu progresso

Quanto mais você puder ver claramente o quanto progrediu, melhor. Para isso, faça uma tabela, imprima e vá colorindo os espaços em branco com cores vivas a cada dia que se mantiver firme nos seus objetivos. No caso de projetos, por exemplo, crie uma seção de “marcos” e pense friamente em quais são as etapas que vão marcar o seu progresso até aquele objetivo. Essa técnica é fundamental para motivação uma vez que você pode revisar o seu projeto e olhar para todos os seus marcos toda vez que estiver desmotivado. 

Procure ser pontual

Chegar atrasado a um compromisso pode atrapalhar todos os outros eventos do seu dia. A pontualidade é essencial para a organização. Você pode perder mais tempo do que o necessário para realizar uma atividade simples ou até decepcionar as pessoas devido ao atraso. Além disso, a sensação de se estar atrasado pode tirar a motivação para todo o seu dia. Programe-se para chegar aos lugares levando em conta o trânsito e os possíveis contratempos. Deste modo a sua rotina diária vai ficar mais organizada.

Com essas dicas simples você pode tornar o seu dia a dia mais produtivo e organizado! E para garantir todos os itens necessários para isso, vá até a Milium mais próxima! Aqui TEM DE TUDO para você realmente dar aquele up na sua rotina! Venha conferir!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!