Aprenda a gerenciar o seu tempo com o Método Pomodoro

Aprenda a gerenciar o seu tempo com o Método Pomodoro

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 6 minutos

Fazer a gestão do tempo não se trata apenas de aumentar a produtividade, mas de garantir que você está oferecendo o seu melhor dentro de muitas horas ou poucos minutos em determinada atividade. E isso vale tanto para as atividades profissionais quanto para as pessoais. É aqui, então, que entra o Método Pomodoro. Com esse método, você consegue estimular a sua concentração, reduzir a influência das distrações e até treinar a sua mente para praticar novos hábitos com facilidade. Continue lendo e aprenda a gerenciar o seu tempo a partir do Método Pomodoro. Aproveite para anotar todas as dicas, combinado? Acompanhe!

Despertador

Como surgiu o Método Pomodoro 

Francesco Cirillo, um jovem universitário italiano, estava correndo atrás do tempo para ter as melhores notas nos exames finais. Cansado de passar noites em claro para conseguir dar conta dos trabalhos e atividades exigidos pela graduação, começou a procurar por ferramentas que pudessem auxiliá-lo a otimizar o seu tempo. E adivinhem o que ele encontrou…um timer de cozinha em formato de tomate

Francesco ajustou o timer para 25 minutos e desafiou-se a direcionar toda a sua atenção para realizar seu objetivo inicial. Assim, ele eliminou todas as distrações, tanto internas quanto externas. Em seguida, destinou cinco minutos para descansar e, então, retornou aos estudos.

Trabalhando home office

Aos poucos, foi possível perceber que a sua produtividade aumentava a partir do momento em que ele separava as suas atividades em blocos, determinando o tempo exato para realizar cada bloco. Assim, ele conseguia manter-se 100% focado na tarefa e, portanto, era possível fazê-la com mais dedicação.

Foi assim que Francesco teve a ideia de desenvolver um método que elevasse a produtividade não em atividades de estudo, mas também profissionais e pessoais em todas as regiões do mundo e o chamou de Pomodoro.

Café da Manhã apressado

Aprenda a gerenciar o seu tempo

Essa técnica é bastante simples e pode ser utilizada em qualquer área da sua vida, inclusive para a realização das tarefas diárias e pessoais. Inclusive existem muitos aplicativos que podem auxiliar no controle de tempo, como o Be Focused e o Focus Keeper. Com eles, é possível controlar cada Pomodoro (espaço de tempo entre uma atividade e outra) e determinar os períodos de descanso de acordo com a sua rotina.

Quem não domina a técnica, pode contar com esses aplicativos que são uma excelente alternativa, para que você aprenda a gerenciar o seu tempo, pois permitem um controle mais rigoroso do seu dia a dia.

 Para facilitar o seu aprendizado, confira o passo a passo de como utilizar o método, com ou sem tecnologias:

  • determine as tarefas que precisam ser realizadas no seu dia;
  • separe cada uma delas por Pomodoros, sendo que eles não devem ultrapassar os 25 minutos;
  • realize um intervalo de cinco minutos entre eles e evite a realização de atividades de alta complexidade;
  • caso você não tenha concluído a tarefa, anote na sua lista a porcentagem de trabalho realizado para ajudá-lo no próximo dia.

Adapte o Método Pomodoro a sua rotina

Cada atividade, realizamos de um jeito próprio, ou seja, que condiz com a nossa personalidade e com os aprendizados que tivemos ao longo da nossa história. Isso quer dizer que o Método Pomodoro precisa ser ajustado ao seu cotidiano para funcionar.

Imagine que uma dona de casa que deseja  fazer aquela limpeza geral em toda a casa,  isso leva bastante tempo. Então, não faria sentido ela separar apenas dois blocos de Pomodoros, já que, muitas vezes, a realização desse trabalho leva um dia todo.

Limpeza da Casa

E mais, talvez ela precise de um tempo inicial para concentrar toda a sua atenção em organizar a ordem de prioridades das atividades, isso pode ser feito em 25 minutos ou até menos. Então, a moral da história é que a adaptação da técnica é fundamental para otimizar os seus resultados.

Pomodoro em três etapas:

  • identifique e evite as distrações: anote tudo aquilo que tira a sua concentração, tanto pensamentos quanto situações externas, encontrando ferramentas para impedi-los;
  • realize descansos mais longos quando necessário: às vezes, precisamos de mais tempo para organizar a mente. Caso a sua tarefa seja muito complexa, destine um período maior de descanso entre cada Pomodoro;
  • defina o tempo do Pomodoro de acordo com a atividade: ao definir seus objetivos, separe um momento para identificar se 25 minutos são suficientes para a realização da primeira meta — caso não seja, amplie esse período, evitando passar dos 40 minutos.

O Método Pomodoro oferece diversos benefícios para o seu dia a dia, desde aprimorar a sua gestão de tempo até desenvolver um diferencial no mercado de trabalho. Lembre-se de que é necessário experimentá-lo para reconhecer todas as suas funcionalidades e adaptá-lo de acordo com a sua rotina.

Agora que você já sabe sobre a importância de gerir o seu tempo, acrescente na sua lista de atividades um tempinho para ver as novidades aqui no Portal de Conteúdos da Milium!


Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!