Apaixonado por café? Confira os principais itens para degustar a bebida!

Apaixonado por café? Confira os principais itens para degustar a bebida!

Categoria: Dicas
Tempo de leitura: 11 minutos

Nada anima mais um início de semana do que uma boa xícara de café, não é mesmo?

No dia a dia, o cafézinho é essencial para ajudar a gente a dar aquela respirada e seguir com a rotina tendo ânimo e disposição. 

Existem diferentes formas de preparar a bebida, e cada uma delas confere um sabor e textura diferente, mudando completamente a forma de degustar essa delícia. Além disso, ter bons itens (cafeteira, coador, garrafa térmica, xícaras) à mão faz toda a diferença para você, que não dispensa um cafezinho. 

Por isso, separamos algumas dicas e curiosidades sobre a bebida, bem como os principais utilitários para você se deliciar com essa maravilha! Confira. 

Dicas para aperfeiçoar o seu café

Primeiramente, dê uma passada de água quente em tudo que você vai usar pra fazer o café. Assim, você evita que os objetos que estão gelados esfriem o café durante o processo. Preste também atenção no tipo de moagem (a grossura dos grãos moídos) do pó. Cada jeito de preparar pede uma moagem específica, pois trabalha com um tipo diferente de filtro.

Saiba que existem diferentes tipos de cafés. Eles podem ser naturalmente mais doces, mais amargos e mais frutados. Outra coisa que muda o sabor do café é o tipo da torra. Grãos mais torrados são mais amargos e os menos torrados, mais suaves. Por isso, preste atenção na hora de escolher seu pacote.

É sempre importante lembrar que a água corresponde a 98% do café. Portanto, utilize sempre água mineral ou filtrada e nunca deixe que ela ferva por muito tempo. A água com temperatura muito elevada aumenta a extração, fazendo com que o café perca componentes saborosos.

Para os amantes do café o segredo está no preparo! Para uma bebida bem equilibrada, é recomendado usar a proporção de 10g de café para cada 100 ml de água, ou, 1 colher de sopa (cerca de 12g) para cada 120 ml de água.

E não se esqueça: nada de abrir o pacote de café e deixar guardado de qualquer maneira, combinado? Guarde sempre seu café, seja em pó, grão ou solúvel, em potes exclusivos e bem vedados. O oxigênio é inimigo do café, já que faz com que ele perca sabor e aroma.

Dica de ouro: Experimente colocar um pedaço de chocolate ao leite ou meio amargo no fundo da xícara, servindo o café quente por cima, a garantia de sucesso é certa! 

Itens indispensáveis na hora do café

Agora que você deixou seu café ainda mais especial, vamos aos principais itens necessários para ter em casa antes, durante e depois do preparo da bebida! Confira.

Cafeteira

A cafeteira elétrica oferece praticidade para o dia a dia, após finalizar o preparo do café, é possível levar o copo térmico para onde você quiser. A cafeteira tem como principal benefício a facilidade. Basta colocar água, escolher o seu pó de café favorito, ligar a cafeteira e pronto, em poucos minutos o café estará pronto em sua xícara ou seu copo térmico. 

Nunca coloque açúcar na água do preparo; despeje a água no reservatório indicado com cuidado e na medida desejada. Coloque o filtro de papel correto na sua cafeteira e preze por marcas mais resistentes e do tamanho ideal. Fique de olho nas instruções que estão na própria caixa da sua cafeteira. Normalmente, a medida padrão de café são de 5 a 6 colheres (sopa) para cada litro de água, mas você pode adaptar para o seu gosto e a capacidade da sua máquina.

Porta Filtro

O porta filtro é para aquelas pessoas que gostam de um café “à moda antiga”. Ele serve para que você coloque o filtro de papel e, assim, consiga coar o café e saborear a bebida logo em seguida. 

Você pode usar o porta filtro para fazer a medida de um copo, o suficiente para uma pessoa beber, ou ainda pode coar a quantidade certa para deixar em uma garrafa térmica e saborear a bebida durante o dia inteiro. 

Filtro de papel

Servem para separar a parte sólida do café (pó), deixando o líquido para ser consumido. Esses filtros tem microfuros, e são distribuídos na quantidade exata e feitos no tamanho preciso para extrair todo o aroma e sabor do verdadeiro café fresquinho. São responsáveis também pela filtragem mais rápida, garantindo que a água fique em contato com o pó o tempo necessário para o melhor resultado possível no preparo dos cafés mais especiais.

Garrafa térmica

A garrafa térmica é ideal para manter a temperatura quente do café por períodos mais longos. Práticas, modernas e versáteis, elas são ideais tanto para casa quanto para o escritório. 

A garrafa térmica mantém as bebidas quentes pelo fato de que o recipiente proporciona um isolamento térmico quase perfeito. Para que as bebidas fiquem quentes por mais tempo, procure sempre utilizar a capacidade máxima da garrafa, deste modo, evita-se uma troca imediata de calor, proporcionando bebidas mais quentinhas.

Chaleira 

A chaleira elétrica é outro item muito útil na cozinha de qualquer casa, sendo prática na hora de preparar cafés, chás e mates. Opte por modelos em aço inox uma vez que garantem maior durabilidade da bebida e conferem um toque de charme à decoração do ambiente. 

Agora que você já sabe como preparar o café perfeito e tudo o que você precisa para fazer a bebida em casa, corre já pra Milium e garanta todos os itens! Estamos te esperando!

Cafeteira Italiana ou Cafeteira Moka

A cafeteira italiana ou cafeteira moka é uma cafeteira à pressão que elabora o café por meio de vapor de água. Ela é prática pois evita gastos com filtros e há modelos de diferentes tamanhos.

Uma dica é colocar algumas gotas de água fria no compartimento de cima. Assim, você previne que aquele café que está subindo muito quente entre em contato com o metal que está quente demais – evitando que a bebida queima nesse momento.

Cafeteira Expresso

Mais compacta que as máquinas presentes em cafeterias e lanchonetes, as cafeteiras expresso domésticas são bem mais práticas, pois podem ser colocadas em qualquer local de sua cozinha. Elas podem ser levadas para onde desejar e o acionamento das funcionalidades é realizado facilmente, por meio de seus intuitivos botões. Além disso, sua limpeza também é bem prática, porque seus componentes evitam o acúmulo de sujeira. Também não podemos esquecer do visual moderno dos modelos, que agrega charme à decoração do ambiente.

Ela geralmente possui seletores que permitem o ajuste da quantidade de café e água, conforme o que desejar.

Diferença entre cafeteira Italiana e café coado

O sabor do café de uma cafeteira depende grandemente do grão de café, o ponto de torra, a finura da moagem e o nível de calor utilizado. Dado que se gera pressão, a mistura de água e vapor alcança temperaturas superiores aos 100 °C, extraindo assim maior quantidade de óleo do café, fazendo com que fique mais encorpado o sabor do que nas cafeteiras de coar. 

Existe a ideia de que o expresso é uma bebida com, além de maior sabor, mais cafeína. No entanto, o café coado, ao ter maior tempo de exposição do café à água, também extrai uma quantidade importante de cafeína.

As duas opções são interessantes. O que vai definir é o gosto de quem vai consumir o café. Para um café mais forte, a cafeteira italiana ou a expresso. E para um mais suave, o café coado. 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para aperfeiçoar o seu café e todos os produtos necessários para fazer a bebida em casa, corre já para a Milium e garanta tudo! Temos também produtos com o design diferenciado, para você dar aquele ar moderno em casa. Venha nos visitar, consulte nossos especialistas e vá para a casa com tudo o que precisa para arrasar no preparo do cafézinho da família!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!