10 ferramentas essenciais para o primeiro passo na marcenaria

10 ferramentas essenciais para o primeiro passo na marcenaria

Categoria: Dicas
Tempo de leitura:

Se você quer iniciar no ramo de marcenaria, mas ainda não sabe quais as principais ferramentas e para que são indicadas, esse artigo vai te ajudar. Separamos 10 ferramentas essenciais para o primeiro passo na marcenaria.

Quando pensamos em marcenaria, logo vem à mente grandes máquinas e ferramentas super caras, desestimulando muita das vezes o primeiro passo.

Por isso, estamos aqui para desmistificar e dizer que sim, pode-se iniciar nesse ofício com ferramentas básicas que servem muito bem para seu papel.

Então vamos lá?!

Conheça 10 ferramentas essenciais que você vai precisar adquirir

Furadeira:

No mercado existem vários modelos e marcas de furadeira, escolha uma com boa estabilidade e maior potência, por exemplo. Não se esqueça das brocas, as mais utilizadas são: broca três pontas, broca serpentina e broca chata.

Parafusadeira:

Utilizada para parafusar e desparafusar, pode ser encontrada no formato híbrido, junto com a furadeira. 

A parafusadeira é apresentada em duas formas de alimentação, com fio que apresenta boa potência com melhor preço e o modelo a bateria, que se torna mais prática e versátil podendo ser utilizada em qualquer lugar. 

Outro fator é a potência, as mais utilizadas são parafusadeiras com potência a partir de 18V, que são capazes de perfurar superfícies mais grossas e apertar parafusos de tamanhos variados e maiores.

Avalie o controle de torque e o impacto.

Parafusadeira

Serra Tico Tico

É uma ferramenta utilizada para cortar formas em diversos materiais, principalmente madeira. Ao escolhê-la você deve observar a potência e portabilidade, pois tem serra com fio e a bateria.

Chaves de fenda e philips

Item essencial para pequenos ajustes e que não é necessário a parafusadeira. Escolha modelos com cabo emborrachado e aderente, por exemplo.

Trena

Utilizada na medição de materiais. Então, opte por trenas maiores e mais firmes. Aconselhável ter mais de uma, para facilitar o dia a dia. 

Martelo

Prefira martelos com cabo emborrachado e aderente, pois facilita o manuseio. 

Estilete

Os estiletes são utilizados para fazer pequenas aparas e marcações.

Serrote Pequeno 

Indicado para cortes manuais e simples.

Alicate

Você pode optar por um modelo universal, utilizado para apertar porcas em locais de difícil acesso, segurar arames e fios.

Nível

O principal item para manter tudo alinhado e reto. O nível de alumínio é uma boa opção, pois é leve e portátil. Você encontra níveis de várias polegadas, como 12, 16 e 20.

Extra:

E como uma dica extra, lembramos que para acomodar suas ferramentas, opte por um painel magnético para ferramentas menores, maletas, prateleiras, armários e principalmente definir um local de fácil acesso em sua marcenaria. 

Como resultado, sua marcenaria estará equipada e organizada para o primeiro passo.

Pronto, agora já conhece alguns dos principais itens da marcenaria. Não perca tempo, não deixe seu sonho de lado.

Na Milium você encontra esses itens e muito mais, sempre com colaboradores especialistas para lhe ajudar nessa nova jornada. 

Se você gostou dessas dicas temos muito mais, então clique aqui e confira.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!