Decoração tropical: como fazer na sua casa

Decoração tropical: como fazer na sua casa

Categoria: Decor
Tempo de leitura: 5 minutos

Ao longo do verão, vale a pena dar aquela renovada na decoração de casa, para deixá-la mais leve, fresca e com a cara da estação. E nada representa tão bem o verão quanto a tendência tropical. Como uma referência à região dos trópicos, onde o calor impera, esta linha explora elementos naturais e leves que são a cara do Brasil. Confira como inserir elementos de decoração tropical na sua casa e renove o seu ambiente.

Cores

Quando se fala em cores tropicais muita gente lembra do verde, amarelo e azul, as cores predominantes em praias e cenários paradisíacos. Além destas, as cores lilás e rosa também predominam, assim como tons mais neutros, como o branco e o bege.

Para que a decoração não fique extravagante ao extremo é preciso saber combinar essas tonalidades, alternando entre detalhes coloridos sobre fundos neutros. Se você quer utilizar almofadas com estampas de folhas ou flores, por exemplo, vale a pena utilizar uma manta de cor neutra para compor a decoração do sofá.

Materiais

A decoração tropical deve ser pensada para tornar os ambientes mais leves e frescos. Na hora de escolher materiais, portanto, dê preferência para elementos naturais como fibras de bambu, madeira, vime, palha e tecidos de algodão.

O algodão, por exemplo, permite que o corpo transpire, por isso é ideal para lençóis, fronhas e acessórios de sofá. Já os utensílios de bambu, como colheres e bowls, ficam super lindos em uma cozinha tropical. 

https://www.instagram.com/p/Bu6j5_mhIG7/

Os mesmos materiais naturais também podem ser utilizados em móveis, cestos, vasos de plantas, cortinas e outras peças que compõem a decoração do seu ambiente. 

Estampas na decoração tropical

O clima tropical é traduzido por meio de elementos que representam a fauna e flora brasileira, como folhagens, flores exuberantes, frutas e animais. Para não transformar o seu lar em uma selva, contudo, a solução é trazer estas inspirações para dentro de casa com objetos e estampas.

Aposte em jogos de cama, capas de almofadas, toalhas de banho, tapetes de cozinha, louças e outros objetos com a temática tropical. Representações de palmeiras, coqueiros, flores grandes e coloridas, animais, como a arara e o tucano, e frutas, como a melancia e o abacaxi, seguem bem esta linha.

Já na hora de combinar, opte por sobrepor peças estampadas com peças de cor lisa ou uma estampa discreta junto a uma estampa mais chamativa. Dessa forma, o seu ambiente não ficará sobrecarregado.

Formas

Da mesma maneira que o clima tropical é traduzido em estampas vivas e cheias de cor, este estilo também pode ser traduzido em formas que remetem à tropicalidade. No banheiro, por exemplo, você pode utilizar acessórios dourados em formato de abacaxi. Na sala de estar, pode compor a decoração com vasos que imitam formas naturais. E no quarto, pode instalar uma luminária no formato de nuvem ou de flamingo.

Além de abraçar o clima tropical, essas peças concedem um ar muito mais divertido à decoração e são perfeitas para levantar o clima de qualquer ambiente.

Plantas naturais na decoração tropical

Já que estamos falando de clima tropical, elementos naturais não poderiam faltar na decoração, não é mesmo? Podem ser utilizadas plantas como lírios, bromélias e palmeiras, que combinam bem com o clima de verão

Flores na decoração tropical

Se você não tiver muito espaço, contudo, pode optar por flores e plantas menores, que vão conceder mais vida, leveza e harmonia à decoração da sua casa ou apartamento. 

Para renovar a decoração do seu lar e deixá-lo com a cara do verão, é só passar na Milium. De utensílios de cozinha a acessórios para o banheiro, temos uma infinidade de itens com referências tropicais para mudar os ares da sua casa. Corra para a loja mais próxima para conferir!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!