Aprenda a escolher a tinta certa para pintar a sua casa

Aprenda a escolher a tinta certa para pintar a sua casa

Categoria: Decor
Tempo de leitura: 8 minutos

A hora de decorar a casa é um momento que, apesar de trabalhoso, pode ser muito divertido. E neste processo, a escolha da tinta certa para cada ambiente faz toda a diferença. Além da cor, que deve  combinar perfeitamente com o projeto, o acabamento ideal é imprescindível no resultado da pintura.

As boas decisões fazem toda diferença na harmonização e durabilidade das paredes. Esse universo é bem amplo e, por este motivo, pode gerar dúvidas para quem está finalizando sua obra. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas preciosas para você escolher a tinta certa e o acabamento perfeito para cada cantinho da sua casa. Confira!

1- Para cada ambiente, um tipo de tinta

Hall de Entrada

O hall de entrada é o primeiro espaço de sua casa, e exatamente por isso ele merece a sua atenção. Nesse espaço, como também nas escadarias, é importante ir além da cor e escolher o tipo de tinta que una bom rendimento e resistência à  superfície.

Uma ótima opção entre os produtos existentes são as tintas acrílicas, disponíveis no mercado em 3 tipos de acabamento – fosco, acetinado e semibrilho. Elas são perfeitas tanto para os ambientes internos como para os externos.

Aposte em cores neutras, que transmitem tranquilidade e bom gosto, como verde, azul ou bege. Combinar uma boa cor com porcelanato também pode dar um show de elegância ao ambiente.

Sala

A sala é um dos grandes desafios de qualquer pintura. Além de ser um dos espaços mais utilizados da casa, é também um ambiente de socialização e de receber visitas. Por isso, trata-se de um cômodo que exige a escolha de uma boa cor, aliada a um tipo de tinta resistente e de qualidade.

Especialistas recomendam cores mais aconchegantes, como o amarelo, por exemplo. Mas você também pode abusar da criatividade e usar uma parede com cor escura. Isso pode ajudar, inclusive, a alongar a sua sala e dar uma sensação de amplitude.

O ideal é investir na tinta acrílica, que dá um show de resistência. Para descobrir a cor ideal, você pode conversar com profissionais especializados.

Cozinha/Banheiro

A cozinha e o banheiro são uns dos espaços que exigem maior cuidado na hora da escolha, já que nem todo tipo de tinta tem as características e resistência que os ambientes exigem. A tinta epóxi pode ser uma ótima escolha, pois são feitas especialmente para cobrir superfícies, como pisos e azulejos. Já para o teto, temos tintas próprias, que garantem a qualidade e durabilidade da superfície. O importante é escolher tintas resistentes e que possam ser lavadas sem qualquer problema.

De forma geral, quando se fala na escolha das cores, o ideal é usar tons que transmitam tranquilidade e elegância, como azuis, verdes ou até mesmo o laranja e o bege.

Quarto

O quarto é um dos espaços que mais exigem conforto e personalidade. Se você tem medo de errar na escolha, pode investir em paredes com cores neutras, deixando que o resto da decoração — como objetos e almofadas — faça o papel de dar mais vida e cor ao ambiente.

Como esse é um espaço muito utilizado, é fundamental investir em tinta de qualidade. A tinta acrílica nos seus acabamentos, fosco ou acetinado, é uma ótima opção, pois além de sua resistência, confere à superfície um ar refinado com seu acabamento mais aveludado.

Ambiente externo (varanda, churrasqueira)

Já para o uso externo, é recomendado a tinta látex. Por ser à base de água, ela tem a secagem mais rápida. E fica a dica: no momento da pintura, se certifique de que a superfície esteja bem limpinha para evitar relevos no local pintado. Lembrando que a tinta látex tem um leve odor porém, é extremamente resistente a mofos.

Além das opções citadas acima ainda existe a tinta epóxi, que possui alta resistência ao atrito. Ela serve para economizar e restaurar os ambientes. Por exemplo: ao invés de trocar um piso ou um revestimento de parede, você pode proporcionar ares novos aplicando a tinta epóxi com a cor que desejar.

Uma sugestão que damos é a Osmocolor, produto que possui propriedades fungicidas que protegem a superfície da madeira contra o ataque de fungos manchadores e emboloradores, além de ser hidrorrepelente. Osmocolor possui registro no Ibama, órgão que classifica o produto como um preservativo de madeira e é ideal para preservar os ambientes da sua casa após a pintura.

Leia também:

2- Uso específico para tintas foscas, com brilho e com textura

É super importante saber as diferenças de indicações e acabamentos para cada ambiente. O efeito fosco, por exemplo, é ideal para ambientes mais discretos, pois além de não destacar o brilho da tinta, ajuda a esconder possíveis imperfeições na parede. Já com a tinta brilho, o resultado é completamente diferente e mais prático. Ela realça a textura e dispensa acabamento, com a vantagem de facilitar o dia a dia de limpeza e a prevenção da umidade.

Já no caso da textura, o material é ideal para quem busca criar diferentes formas e acabamentos para os ambientes. Para isso, existe uma infinidade de cartelas de desenhos para a aplicação deste tipo de tinta. A textura tem alta durabilidade e protege a alvenaria da umidade, sendo muito utilizada nas áreas externas da casa. 

3- As cores e a escolha de acabamentos

A escolha da tinta e do acabamento estão intimamente relacionadas. Não é aconselhado, por exemplo, um acabamento brilhante para os tons mais fortes, como o vermelho. Neste tipo de cor o ideal é usar uma tinta mais discreta, como o fosco. Já as cores mais claras, por sua vez, podem seguir qualquer tipo de acabamento. 

O que precisa ser destacado são as superfícies externas. Neste caso, as tintas com textura, a cal, e as emborrachadas são as ideais. 

Outro ponto importante é se certificar do tipo de material e o estado da parede antes de começar a fazer qualquer reforma. Na cozinha, por exemplo, é sugerido uma tinta mais resistente e de fácil lavagem. Já para a sala, tons mais discretos colaboram para esconder imperfeições e não cansar as vistas. 

A escolha de cores e combinações vai depender do gosto e estilo do morador. Mas com certeza essas dicas podem ajudar no processo. O importante é ser feliz e se sentir confortável dentro do lar.

Agora que você já sabe todas as dicas para arrasar na pintura, corre pra Milium mais próxima e garanta já todos materiais! 

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!