Descubra a cor ideal para cada ambiente da sua casa

Descubra a cor ideal para cada ambiente da sua casa

Categoria: Decor
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já deve ter observado que em casas e pousadas de praia a cor azul ganha destaque. Sabe por quê? Porque o azul remete ao céu e ao mar e nos faz sentir paz e tranquilidade. A psicologia das cores explica que cada cor é responsável por um efeito diferente em nosso emocional e pode influenciar até na nossa rotina. Portanto, antes da primeira de mão, leia este conteúdo e descubra a cor ideal para cada ambiente da sua casa.

As cores frias e o que elas transmitem

A primeira coisa fazer é pensar no que você quer sentir quando estiver em determinado ambiente da sua casa. Avalie também se esse cômodo será compartilhado e considere a sensação que pode causar nas pessoas. Se o que você quer é transmitir calma e amplitude, aposte no azul. Ele cai muito bem em banheiros, escritórios e quartos, ainda mais se o quarto for de bebê .

Verde água para o quarto infantil

Seguindo nas cores frias vamos ao roxo, violeta e lilás. Essa paleta pode ser associada  à espiritualidade e à sofisticação. Os tons mais escuros criam espaços luxuosos por sua aparência “aveludada”. Já os mais claros dão um efeito romântico e delicado. O lilás, especialmente, pode substituir o rosa em um quarto onde se quer passar a ideia de feminilidade e leveza.

Cores quentes para lugares quentes

Vamos para sala de estar e áreas de convivência. Ah, esses ambientes tendem a ser movimentados e energizantes, não é mesmo? Então se é energia que você quer, o amarelo é a cor ideal. Mas prefira as nuances mais suaves, para não deixar a sua família muito agitada. 

Cozinha em tons quentes
Sala em tons quentes

Vamos dar uma passadinha na sala de jantar e na cozinha. Esses lugares pedem cores quentes e por isso o amarelo, laranja ou vermelho fazem sentido por aqui. Essas cores provocam a criatividade, a comunicação e ainda despertam o apetite. Dependendo da sua casa, apenas uma parede nessas tonalidades é o suficiente. Se você gosta de cores vibrantes, amarelos mais vivos podem destacar alguns detalhes e deixar o ambiente bastante interessante.

Sua casa tem sacada, jardim de inverno ou aquela varanda gostosa para reunir a família no fim de tarde, esses ambientes merecem ser pintados de verde bem clarinho, porque trazem crescimento, pureza e saúde. E quem não precisa disso em casa?

Varanda com cores tranquilas

A cor ideal para cada ambiente da sua casa

Agora, se depois de conhecer o impacto que todas essas cores podem trazer para o dia a dia, você ainda não conseguiu descobrir qual a cor ideal para cada ambiente da sua casa, use o branco. O branco remete a calma e a limpeza, é uma tonalidade capaz de ampliar espaços e pode ser usado em áreas externas e internas.

Sala em tons pastéis
Quarto infantil em cores claras

Ah, mas branco é muito sem graça! Pra quem pensa assim, a alternativa é usar tons pastéis. Eles estão ligados à elegância e são os coringas da decoração, permitindo uma infinidade de combinações. Pois afinal de contas, a cor ideal para cada ambiente da sua casa é aquela que mais combina com a sua maneira de viver a vida.

Na dúvida, procure um técnico em tintas Milium, na loja mais próxima de você. Ele vai te ajudar a escolher entre as mais de 5 mil cores que estão à sua disposição. Além disso, você também pode levar pra casa todos os acessórios e ferramentas para a fazer uma pintura perfeita, como lixas, pincéis, tintas isolantes e muitos outros produtos para encher de cor os seus dias.



Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!