Sala e cozinha integradas: como fazer?

Sala e cozinha integradas: como fazer?

Categoria: Reforma e construção
Tempo de leitura: 5 minutos

A cozinha é conhecida por ser o coração da casa. O problema é que, diferente de coração de mãe, no coração da casa nem sempre cabe mais um… Se você está começando a achar que a sua cozinha é muito pequena, sala e cozinha integradas podem ser a solução ideal.

A tendência que já se popularizou em muitos lares ganhou a preferência dos cozinheiros de plantão, que não precisam mais ficar isolados da galera na hora de preparar as refeições. Afinal, em ambientes integrados todo mundo confraterniza junto

A ideia de integrar ambientes funciona bem para casas e apartamentos, grandes ou pequenos. Basta conhecer a planta do seu imóvel, entender as suas necessidades e colocar a mão da massa. Quer saber o que considerar antes de encarar essa pequena reforma? Então confira o post abaixo.

Antes de mais nada, planeje-se

Antes de sair quebrando as paredes por aí, é preciso se planejar. Primeiro, conheça a estrutura do seu imóvel e descubra se você poderá derrubar a parede que fica entre a cozinha e a sala de estar. Muitas vezes, essa mudança pode ser feita, mas exige a instalação de outros pontos de sustentação, como colunas. Outras vezes, apenas parte da parede pode ser derrubada.

Somente um profissional habilitado, como um engenheiro ou arquiteto é que poderá informar a você as reais condições do imóvel. Por isso, não deixe de consultar um especialista.

Leve em consideração os hábitos da família

A sua família gosta de cozinhar e de receber pessoas? Quando você tem visitas em casa, o pessoal geralmente fica pela cozinha? Você sente que precisaria de mais espaço? Se você respondeu sim para essas três perguntas, um ambiente integrado pode ser a solução que você precisa

Além disso, é preciso considerar outros fatores, como a frequência com a qual você faz frituras em casa. Em um ambiente integrado, o cheiro da cozinha se espalha muito mais rápido e tudo o que você não quer é uma casa engordurada. Para resolver este problema, um bom exaustor pode ajudar, mas vai depender muito da frequência com a qual você cozinha.

Derrubar a parede ou recortá-la?

Se você acha a ideia de derrubar uma parede muito extrema, mas está cansado de se sentir isolado na cozinha, uma boa solução pode ser um passa pratos. Essa estrutura funciona como uma bancada e é feita com um recorte no meio da parede.

O passa pratos pode ser utilizado como um balcão, um espaço para pequenas refeições ou simplesmente como uma conexão entre os dois ambientes

Decoração alinhada

Ambientes integrados são sinônimos de aconchego e bem-estar. Para dar essa cara ao seu lar, a decoração dos espaços deve ser também acolhedora e, principalmente, linear. É preciso considerar que, agora, não há mais dois espaços, mas sim um ambiente integrado. Por isso, a decoração entre a cozinha e a sala de estar deve conversar bem

Uma boa dica é escolher uma paleta de cores única para o ambiente e utilizar recursos decorativos para marcar determinadas áreas. Se houver uma bancada, por exemplo, ela pode ser delimitada com lustres pendentes. Se você quer delimitar a área da sala, um tapete pode cumprir muito bem este papel. É tudo uma questão de equilíbrio e harmonia de estilos.

Inspire-se com diferentes versões de salas e cozinhas integradas

Se você está pensando em colocar esta ideia em prática, nada melhor do que se inspirar com projetos que já deram certo. Por isso, selecionamos registros de ambientes incríveis, onde o conceito de cozinha e sala integradas foi muito bem aplicado. Quem sabe você não consegue fazer exatamente o mesmo aí na sua casa? Confira as inspirações no Pinterest da Milium e comece a tirar esse plano do papel.

Já está convencido de que chegou a hora de colocar a mão na massa? Então corre até a Milium para garantir tudo o que você precisa para uma reforma completa. Das ferramentas mais básicas ao arsenal pesado de ferramentaria, é só ir até uma de nossas lojas para comprar o que você precisa.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!