Opções saudáveis e saborosas para a hora do lanche das crianças

Opções saudáveis e saborosas para a hora do lanche das crianças

Categoria: Receitas
Tempo de leitura: 6 minutos

As aulas já recomeçaram, as crianças já voltaram aos estudos e este é o momento perfeito para colocar a rotina alimentar dos pequenos em ordem. Você sabe, por exemplo, o que preparar para a hora do lanche das crianças na escola? 

Ao preparar a lancheira deles, você garante uma refeição nutritiva, saborosa e saudável, sem muito esforço. E para te ajudar a tornar a sua rotina muito mais simples, reunimos algumas dicas práticas e fáceis. Confira no post abaixo!

Para um lanche completo

Ao preparar o lanche do seu filho, você deve levar em consideração o período durante o qual ele estuda (pela manhã ou à tarde) e a refeição que antecede a ida dele para a escola (café da manhã ou almoço).

Para uma refeição bem balanceada, também é preciso se certificar de que o lanche contará com um produto de cada um dos grupos alimentares a seguir: 

  • uma fonte de proteína (leite, iogurte ou queijo, por exemplo);
  • uma fruta ou legume in natura;
  • um tipo de carboidrato (pães ou cereais);
  • e uma bebida para hidratar (água ou suco natural, por exemplo).

Parece muita coisa, mas com algumas ideias simples você vai ver que o lanche completo é bem fácil de preparar. Quer ver só?

Sanduíche natural

Para fazer um sanduíche natural você vai gastar somente alguns minutinhos e o seu filho poderá aproveitar uma refeição completinha. Tudo o que você precisa fazer é ver o que tem na geladeira e aproveitar os ingredientes para fazer um sanduíche nutritivo e saboroso.

Sanduíche natural

Entre as sugestões de sabores, estão frango desfiado com cenoura e requeijão, atum com milho e salada, presunto, queijo e tomate, peito de peru com ricota e muitos outros.

Você também pode preparar patês naturais e acrescentá-los ao sanduíche. Além disso, dependendo do recheio escolhido, vale a pena esquentar o pão no forno ou na sanduicheira, para que ele fique ainda mais saboroso. Afinal, quem não gosta de um pão quentinho com o queijo derretendo, não é mesmo?

Chips e snacks naturais

Quando se fala em chips, a primeira imagem que vem à cabeça são aqueles industrializados vendidos em pacotinhos no supermercado. Mas não é disso que estamos falando não. Que tal preparar chips naturais em casa mesmo? Você pode fazer chips de batata, batata doce, cenoura, aipim e até mesmo chips de banana. 

Tudo o que você precisa fazer é laminar a fruta ou legume bem fininho e levar as fatias ao forno por algumas horas, até ficar bem crocante. Você também pode adicionar os temperinhos da sua preferência e a melhor parte é que os chips não levam ingredientes químicos, como conservantes

Se o seu filho não tiver problema para comer legumes e verduras, outra opção super prática é preparar palitinhos de pepino ou cenoura, que podem ser acompanhados de um patê ou molho caseiro. Também fica uma delícia!

Bolo caseiro

Se você tiver um tempinho para fazer um bolinho no final de semana, pode garantir o lanche das crianças para a semana inteira. Que tal um bolinho de banana, laranja, coco ou até mesmo chocolate? 😋 Temos absoluta certeza que as crianças vão amar!

Bolo caseiro

Iogurte com cereais

Essa opção de lanche é super prática, já que tudo o que você precisa fazer é comprar os potinhos de iogurte no supermercado e acrescentá-los ao lanche das crianças. Também vale mandar uma porção de granola ou cereal para as crianças acrescentarem ao potinho na hora de comer. Uma opção leve, saudável e deliciosa!

Frutas para a hora do lanche

Se você precisa de praticidade e simplicidade na rotina, separar algumas frutas para o lanche das crianças é super fácil. Você pode escolher frutas como banana, maçã ou ameixa, que são mais práticas na hora de levar para a escola, ou pode cortar pedaços de frutas como manga ou melão (e colocar em um potinho para as crianças).

Frutas diversas

Além de serem super saudáveis, nutritivas, saborosas e cheias de vitaminas, as frutas também contribuem para a dose diária de hidratação dos pequenos 🍌🍊🍎🍇🍍

Industrializados mais saudáveis

A refeição ideal deve ser o mais natural possível, mas sabemos que tem horas que não dá pra fugir dos produtos industrializados. Neste caso, vale a pena optar por opções mais saudáveis, como cookies integrais, bolachinhas naturais, queijinho light e outras variações. 

Sucos naturais para a hora do lanche

Para complementar o lanche das crianças, você pode mandar uma garrafinha com o suco natural da sua preferência. Se estiver muito corrido, substitua o suco pela água, para que os pequenos possam se manter hidratados durante todo o dia.

Como mencionamos acima, estas são ideias que devem se complementar para a construção de uma refeição balanceada e super nutritiva. Afinal de contas, com um lanche completinho as crianças vão ter muito mais energia para estudar e aproveitar o seu tempo na escola da melhor forma.

Se o seu filho ainda não tem uma lancheira só pra ele ou se você precisa de algum acessório ou eletro para ajudar a preparar as refeições em casa, é só passar na Milium. Por lá, você encontra opções de marmitas, sanduicherias, espremedores de suco, garrafinhas de água e muitos outros itens. Venha se preparar para este início de ano na Milium!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!