Como personalizar a capa do caderno das crianças

Como personalizar a capa do caderno das crianças

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 6 minutos

Para deixar a volta às aulas ainda mais divertida, as crianças adoram produtos de material escolar super coloridos, com glitter, desenhos ou o personagem preferido delas, não é mesmo? Neste ano, que tal fugir do clichê e fazer um caderno exclusivo? Você pode aprender a personalizar a capa do caderno das crianças!

Quer saber como? É só conferir nossas dicas abaixo. Ao utilizar o que você tiver em casa e optar entre diferentes estilos de customização, você vai perceber que a personalização é super fácil e você pode fazê-la rapidinho. Vamos lá?

Personagens para personalizar a capa do caderno

Caderno com capa do Batman, do Homem de Ferro, da Hot Wheels, da Barbie, do filme Frozen, da LOL, da Patrulha Canina… Não importa o personagem preferido dos seus filhos, você pode fazer acontecer! Para personalizar a capa do caderno com uma imagem, você vai precisar de:

  • 1 imagem do personagem (em boa qualidade) impressa em papel fotográfico A4
  • 1 caderno espiral
  • lápis
  • papel contact transparente
  • furador de papel
  • cola
  • tesoura
  • régua
  • alicate

Passo 1

Pegue o caderno e com a ajuda de um alicate desentorte uma das pontas do arame em espiral. O objetivo é deixar a ponta do arame retinha, para que possamos desenrosca-lo do caderno. 

Na hora que você retirar a espiral, contudo, preste bastante atenção para deixar todas as folhas juntas e não desalinha-las. Dessa forma não vai ter bagunça na hora de montar novamente. Depois que você conseguir retirar a espiral por completo, pode pegar a capa e guardar o restante das folhas.

Passo 2

Posicione a capa do caderno sobre o papel fotográfico e verifique se a capa e a imagem tem exatamente o mesmo tamanho. Se estiver tudo certo, cole a imagem na capa e espere secar. A imagem pode ser colada sobre os furinhos, sem problemas (depois vamos furar a capa novamente).

Passo 3

Agora posicione a capa (já com a imagem colada) sobre o papel contact e meça uma margem de 1 cm em cada borda. Após a marcação, corte o papel contact e aplique-o na parte superior da capa, de forma bem centralizada.

Nessa hora é preciso um certo cuidado para que o papel não fique com bolhas de ar. Por isso, quando você for aplicar o papel contact utilize uma régua e passe-a pela página, a medida que você vai colando o papel.

As margens transparentes que sobraram você pode colar na parte interna da capa, dobrando-as para dentro.

Passo 4

Agora precisamos refazer os furinho da capa. Com o auxílio de um furador, faça cada furinho no papel, de forma que a capa fique como nova! 

Passo 5

Depois que a capa estiver furadinha, é só pegar as outras páginas do caderno e montá-lo novamente, passando o arame pelas páginas. No final, é só dobrar a ponta do arame em espiral novamente e pronto! Você tem um caderno novinho, do jeito que o seu filho sempre sonhou. Temos certeza que as crianças vão amar!

Personalização com tecido e retalhos

Além de personalizar a capa do caderno com imagens, você pode colocar a criatividade em prática para criar capas ainda mais personalizadas. Se você tiver retalhos de tecido em casa, por exemplo, é só reuni-los para fazer um tipo de pachwork.

Diferentes tipos de tecidos
Diferentes tipos de tecidos

Você pode utilizar uma ou mais estampas e também diferentes tipos de tecidos, como os feitos de algodão, feltro ou até mesmo velcro (se você quiser inserir algum elemento diferente à capa).

Outra ideia legal é recortar as letras do nome do seu filho em tecido e colá-las na capa. Além de lindo, o material vai ficar bem identificado

Personalização com tinta

Para pintar a capa de um caderno você pode seguir os primeiro passos ensinados acima (retirando o arame do produto) e deixar a criatividade rolar! É só escolher as suas cores preferidas e a temática do caderno. Nessa hora, até as crianças podem ajudar, personalizando o seu próprio material.

Para que a tintura pegue bem, você pode primeiro pintar toda a capa de uma só cor, formando uma “tela em branco”. Depois é só transportar as suas habilidades artísticas para o papel. 

Capa de caderno em branco
Capa de caderno em branco

Criatividade para personalizar a capa do caderno

Além das opções acima, você pode ser ainda mais criativo na personalização da capa do seu caderno, utilizando recursos como miçangas, fitas, colagens, desenhos, mapas, jornais, eva, apliques em madeira e uma infinidade de outras opções.

Vale muito a pena aproveitar o que você tiver em casa e passar na Milium para comprar apenas os itens que estiverem faltando. Anota aí tudo o que você precisa e vá até a loja Milium mais próxima de você. Você vai encontrar vários modelos de cadernos, além de inúmeras opções e ideias para você personalizar a sua capa. Não deixe de conferir!

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!