Como instalar uma prateleira em casa

Como instalar uma prateleira em casa

Categoria: Faça você mesmo
Tempo de leitura: 5 minutos

Você está precisando de mais espaço para guardar livros, objetos decorativos, fotos ou lembranças de viagem? Que tal escolher um cantinho da casa para instalar uma prateleira?

Super prática e funcional, uma simples prateleira pode ajudar na organização da casa, além de deixar o seu ambiente muito mais divertido e cheio de personalidade. Confira como é fácil instalar uma prateleira em casa e aproveite para dar uma renovada no seu lar.

Material para montar uma prateleira.

Passo 1: escolha o local ideal para instalar uma prateleira

Pode ser que você tenha um cantinho da casa meio sem graça ou que você esteja precisando de mais espaço na cozinha ou na sala de estar. Seja qual for o seu critério, o primeiro passo para a instalação de uma prateleira deve ser a escolha do local ideal.

Local ideal para instalar uma prateleira

Além de pensar em um espaço no qual a prateleira fique esteticamente bem apresentada, você também deve se certificar de que ali não passa nenhum cano ou tubulação, para evitar acidentes na hora da instalação. 

Passo 2: altura e nivelamento da prateleira

Escolhido o local, você pode usar a trena para medir a altura da prateleira. Geralmente, elas são instaladas entre 1,65 e 1,75 metros, na altura do nível dos olhos. Se você estiver instalando mais de uma, certifique-se que o espaçamento entre uma prateleira e outra é alto o suficiente.

Assim que você definir a altura ideal, posicione a prateleira na parede e nivele-a, com o auxílio de um nível de bolha. Se a bolha estiver mais para um lado ou para o outro, quer dizer que a prateleira ainda está torta.

Passo 3: marcação para instalar uma prateleira

Nessa etapa você vai precisar da ajuda de alguém para não perder o nivelamento da peça. Ainda com a prateleira posicionada e nivelada, pegue os suportes e posicione-os embaixo dela. Eles devem ser colocados distantes um do outro, para que o peso sobre a prateleira possa ficar equilibrado. Dependendo do tamanho da sua prateleira, será necessário instalar até três suportes

Com um lápis, marque na parede onde serão colocados os parafusos (através dos furos do suporte). Faça a marcação de todos os furos e só então remova as peças de sua posição.

Passo 4: furando a parede e parafusando

Com as marcações feitas, fure a parede nos pontos indicados, utilizando a furadeira e uma broca de tamanho adequado. Insira as buchas em cada furo e, em seguida, posicione os suportes junto à parede, certificando-se que eles estão alinhados para a entrada dos parafusos. 

Agora insira os parafusos em cada bucha e verifique se o suporte ainda está alinhado. Se estiver, aperte cada parafuso até o fim, utilizando uma chave de fenda.

Passo 5: fixe as prateleiras

Depois de posicionados os suportes, coloque a prateleira sobre eles e certifique-se novamente do nivelamento (utilizando o nível de bolha). Para fixar as prateleiras ao suporte, você pode utilizar uma super cola ou parafusos. Ao optar por parafusá-las, é só fazer um furo de baixo pra cima e colocar os parafusos, apertando com a chave de fenda.

Passo 6: decoração

E prontinho! Agora é só decorar sua nova prateleira como preferir. Você pode expor seus livros preferidos, quadros, fotos, lembranças de viagens, louças, plantinhas e qualquer outro item que quiser.

Se você estiver precisando de qualquer ferramenta ou acessório para a instalar uma prateleira, é só passar na Milium. Se estiver procurando itens decorativos fofos e úteis para enfeitar sua prateleira nova, é só passar na Milium também. Temos de tudo para tornar a sua vida muito mais simples e divertida.

Gostou? Encontre uma Milium mais próxima a você!